Meteoro Explode Duas Vezes Seguidas Semana Passada no Céu do Interior de São Paulo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (25/04) no site “Canaltech”, destacando que na quarta-feira passada Meteoro explodiu duas vezes seguidas no céu do interior de São Paulo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Meteoro Explode Duas Vezes Seguidas no Céu do Interior de São Paulo
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
25 de Abril de 2022 às 15h50
Fonte: Via Terra 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Clube de Astronomia Centauri/BRAMON

Um meteoro incomum iluminou os céus da cidade de Sorocaba, em São Paulo, na quarta-feira passada, explodindo duas vezes seguidas. As imagens, registradas pela câmera do Clube de Astronomia Centauri, revelam o bólido.
 
O fenômeno foi registrado por volta das 19h17 de 20 de abril, pelo físico Marco Antonio Centurion, à frente do clube que compõe a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). A estação fica próxima à casa de Centurion.
 
O meteoro cruzou o céu durante seis segundos, explodindo duas vezes seguidas, algo que impressionou o físico. "Não chega a ser um fenômeno raro, mas é bastante incomum e conseguimos um registro muito nítido", explicou Centurion.
 


A dupla explosão pode ter ocorrido por dois motivos. Primeiro, porque a rocha espacial seria densa e, segundo, porque ela teria um tamanho maior. Meteoros costumam ter o tamanho de uma moeda de 1 centavo e se desafazem totalmente na atmosfera.
 
Quando uma rocha espacial atinge a atmosfera, ela se choca em alta velocidade com os gases que a compõem. O atrito aquece o meteoro até ele explodir. "Provavelmente, a primeira camada explodiu e ainda restou massa, que também incandesceu e gerou a segunda explosão", ponderou Centurion.
 
No início desse ano, uma explosão parecida foi registrada no Rio Grande do Sul. Embora desde 2020 a BRAMON tenha registrado diversos meteoros, é a primeira vez que uma dupla explosão foi filmada em um ótimo ângulo. A estação do clube tem uma câmera apontada para o nordeste e outra para oeste.
 
Agora, as imagens serão analisadas e comparadas com outros registros da mesma explosão. Assim, será possível “triangular” a travessia do meteoro e descobrir sua trajetória. O Clube Centauri faz parte do programa Space Place, da NASA, reconhecido por seu trabalho de monitoramento de meteoros.

Comentários