Segundo Nota da AEB, o Presidente da Agência Foi a Washigton Discutir o Programa Artemis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (31/03) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que o presidente da nossa pífia Agencia Espacial, o fraco Sr. Carlos Moura, esteve reunido na Embaixada do Brasil em Washington (DC) com a representante da NASA, a Sra. Pamela Melroy e o embaixador brasileiro Nestor Forster Jr, para assim, segundo a nota, participar de umas das primeiras reuniões de alto nível com o objetivo de discutir os primeiros passos do Programa Artemis no Brasil.
 
Ora leitores do BS, como se sabe, não se deve levar ao pé da letra o que é publicado por esta Coordenação de Comunicação Social da AEB, e diante disto é melhor ter muita cautela com essa nota. 
 
O mais provável é que o presidente da AEB tenha ido a Washington fazer uma visita de cortesia política e para passear, se valendo das atividades de lançamento do Satélite AlfaCrux, que como sabemos, deve ser lançado de Cabo Canaveral daqui mais alguns instantes. 
 
Afinal, como foi publicado no BS em nota anterior, a entidade responsável para assessorar e auxiliar a participação do ‘Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)’ e de suas entidades vinculadas neste ‘Acordo Ártemis’ com a NASA, seria o ‘Grupo Artemis (GT Artemis)’, criado através de uma Portaria do MCTI, de nº 5.371, datada de 03/12/2021 (veja aqui), grupo este que vale lembrar que até hoje sequer fez uma reunião. 
 
Portanto, quando essa nota da AEB diz: “Após a inserção do Brasil no Acordo Artemis, uma comissão formada na Agência Espacial Brasileira (AEB), foi encarregada de estabelecer a conjuntura da participação brasileira no referido acordo e quais seriam as contribuições brasileiras para a realização do projeto” (como alias eu concordo deveria ser desde o início), das duas uma, ou as regras do jogo mudaram diante na inatividade desse Grupo criado pelo MCTI, ou mais uma vez a Coordenação de Comunicação Social da AEB esta vendendo fantasia para justificar o injustificável.
 

Assuntos - Notícias 
 
Encontro Sobre o Projeto Artemis com a NASA 
 
Estiveram presentes na reunião a representante da agência americana Pamela Melroy e o embaixador brasileiro Nestor Forster Jr
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 31/03/2022 - 23h44
Atualizado em 31/03/2022 - 23h46
 

O Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reuniu-se com a NASA, na Embaixada do Brasil em Washington (DC). Estiveram presentes na reunião, a representante da agência americana Pamela Melroy e o embaixador brasileiro Nestor Forster Jr.
 
Após a inserção do Brasil no Acordo Artemis, uma comissão formada na Agência Espacial Brasileira (AEB), foi encarregada de estabelecer a conjuntura da participação brasileira no referido acordo e quais seriam as contribuições brasileiras para a realização do projeto. O encontro da comitiva brasileira com os representantes da NASA é uma das primeiras reuniões de alto nível com o objetivo de discutir os primeiros passos do Programa Artemis no Brasil. Durante a reunião objetiva-se discutir o escopo da participação brasileira, procurando delimitar a área mais técnica de sua cooperação.
 
O Programa Artemis é um projeto desenvolvido pela NASA, que tem como objetivo o envio da primeira mulher e pessoa negra para Lua até o ano de 2024. Em 15 de junho de 2021, o Brasil tornou-se o 12º país a assinar o Acordo Artemis e o primeiro na América do Sul.
 
Assim, Brasil e Estados Unidos concordaram em cooperar no âmbito da exploração Lunar, considerando possíveis contribuições brasileiras ao projeto. O Brasil adentra ao acordo buscando colaborar com os demais Estados signatários em busca da concretização do objetivo estabelecido pela NASA, que é intensificar a exploração espacial lunar até o final do século 21.
 
Diante da assinatura do Acordo em 2021, o Programa Artemis passa a fazer parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), para o período 2022-2031. A iniciativa do projeto Artemis vai ajudar a concretizar objetivos pré-estabelecidos pelo PNAE, como a promoção desenvolvimento técnico e científico no setor espacial e a consolidação, em todos os setores da sociedade brasileira, da compreensão dos potenciais benefícios diretos e indiretos, da exploração do setor espacial para o Brasil. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. O programa está ameaçado de ser cancelado pelos seus custos exorbitantes até para quem pode imprimir dólares. A AEB participar deste programa em quê?

    ResponderExcluir

Postar um comentário