Atenção: A 'Primeira Missão Com Tripulação Totalmente Privada' Vai ao Espaço Daqui a Pouco. Fiquem Atentos!

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (08/04) no site “CNN Brasil”, informando a Primeira Primeira Missão com Tripulação Totalmente Privada vai ao espaço hoje (sexta-feira), daqui a pouco. Portanto Fiquem atentos!
 
Acompanhe ao vivo abaixo o lançamento dessa missão:


Brazilian Space 
 
Tecnologia 
 
Primeira Missão Totalmente Privada Com Tripulação Vai ao Espaço Nesta Sexta (8) 
 
Ax-1 levará para a Estação Espacial Internacional um ex-astronauta da Nasa e três tripulantes civis
 
Por Ingrid Oliveira da CNN Brasil 
Com informações da Reuters 
08/04/2022 às 04:30
 
Divulgação / Axiom Space
Ax-1 Crew (da esquerda para a direita) Larry Connor, Mark Pathy, Michael López-Alegría e Eytan Stibbe.

Está previsto para esta sexta-feira (8) o lançamento da primeira missão totalmente privada para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A operação terá quatro tripulantes.
 
A missão Axiom Space 1 (Ax-1), programada para decolar às 12h17 (horário de Brasília), representa tanto a culminação dos esforços da NASA para promover um mercado comercial na órbita baixa da Terra quanto o início de uma nova era de exploração espacial que permite que mais pessoas voem em mais tipos de missões, segundo a NASA.
 
“A Ax-1 é mais uma prova do que se tornou cada vez mais claro: esta é a era de ouro dos voos espaciais comerciais”, disse o administrador da NASA Bill Nelson.
 
“A parceria da NASA com a indústria por meio de programas de carga e tripulação comercial — e agora destinos comerciais — tem sido essencial para o desenvolvimento contínuo de um próspero setor espacial comercial”, ressaltou. 
 
Quem São os Viajantes 
 
Os membros da tripulação do Ax-1 são: o ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría, o empreendedor Larry Connor, o canadense Mark Pathy e o ex-piloto de caça israelense Eytan Stibbe.
 
A tripulação voará para a estação espacial a bordo do SpaceX Dragon Endeavour em um foguete Falcon 9, da SpaceX, em voo do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
 
López-Alegría, que nasceu na Espanha, cresceu na Califórnia e passou 20 anos como astronauta da NASA, servirá como comandante da missão. Connor, de Dayton, Ohio, servirá como piloto. Pathy, do Canadá, e Stibbe, de Israel, serão especialistas em missões. 
 
Responsabilidades 
 
Na parceria, a responsabilidade da NASA são as operações integradas da missão, que começam durante a aproximação da espaçonave à ISS e continuam durante os oito dias da tripulação a bordo do laboratório em órbita conduzindo atividades científicas, educacionais e comerciais.
 
“A estação espacial é um lugar incrível com capacidade incrível, e estamos satisfeitos em ver o interesse desta tripulação em conduzir sua própria ciência e divulgação durante sua estadia”, disse Joel Montalbano, gerente do Programa da Estação Espacial Internacional.
 
A Axiom Space, por sua vez, deve manter a autoridade da missão. “Esta missão privada é uma parte de nosso esforço geral”, explicou Angela Hart, gerente do programa de desenvolvimento comercial da órbita terrestre baixa (LEO) da NASA.
 
Ela disse também que está trabalhando com a indústria privada para desenvolver futuras estações comerciais em órbita com o objetivo de criar um ecossistema robusto de destinos para futuros viajantes espaciais. 
 
Primeira Missão Espacial Privada 
 
Esta não será a primeira vez que a estação espacial receberá visitas de civis. No entanto, a missão Ax-1 marcará a primeira equipe comercial de astronautas a usar a ISS para o propósito pretendido como um laboratório em órbita.
 
Os tripulantes levarão equipamentos e suprimentos para 26 estudos científicos e tecnológicos a serem realizados antes de saírem da órbita e retornarem à Terra dez dias após o lançamento.
 
Eles compartilharão o espaço de trabalho ao lado de sete tripulantes que já estão na ISS — três astronautas americanos, um alemão e três russos.
 
Os viajantes têm outra missão: eles trarão de volta amostras e hardware de três experimentos de biologia da NASA na ISS, para avaliação e pesquisa contínuas na Terra que permitirão futuras missões Artemis, da NASA, à Lua, de acordo com Montalbano.
 
A Axiom disse que contratou a SpaceX para realizar mais três missões em órbita nos próximos dois anos.
 
A NASA selecionou a Axiom em 2020 para projetar e desenvolver uma nova ala comercial para a estação espacial, que atualmente abrange o tamanho aproximado de um campo de futebol. 
 
Como Assistir ao Lançamento 
 
A cobertura ao vivo do lançamento do Ax-1 será um esforço conjunto com a Axiom, NASA e SpaceX. A cobertura seguirá a jornada da tripulação multinacional de quatro pessoas desde a acoplagem à decolagem e continuará até cerca de 15 minutos após o lançamento.
 
A Axiom e a SpaceX começarão a cobrir as atividades de pré-lançamento e lançamento ao vivo a partir das 8h50 (horário de Brasília), desta sexta-feira. A NASA deve se juntar à transmissão por volta das 11h15.

Comentários