Sucesso no Pré-Teste da Missão do Nanosatélite Aldebaran-I da UFMA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (08/04) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a equipe de desenvolvimento do nanossatélite ‘Aldebaran I’ alcançou sucesso no pré-teste desta missão espacial, missão esta que está sendo desenvolvida por alunos do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a AEB e outras instituições.
 
Pois é amigos leitores, apesar de ter iniciado seu projeto posteriormente ao da equipe do nanossatélite ‘SACODE’ da Universidade Federal do Ceará (UFC), a equipe da UFMA parece está mais próxima de colocar no espaço o ‘Primeiro Satélite Nordestino’, Será? Quem realmente vencerá essa saudável e histórica corrida espacial?
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Notícias 
 
Sucesso no Pré-Teste da Missão Aldebaran-I! 
 
O próximo teste será feito em um barco de pesca em alto mar
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 08/04/2022 - 18h55 
 

Foi realizado experimento, nesta quinta (07), para validar o sistema de localização que será embarcado no satélite Aldebaran-I. Um sistema de recepção e transmissão foi colocado  no Farol do Araçagy (ponto mais alto da cidade de Raposa) e outro sistema de transmissão em barco de turismo realizando um percurso de 3 horas.
 
“O Programa Espacial visa, fundamentalmente, a entregar serviços para a sociedade. Conseguir aliar esse objetivo com os de desenvolvimento de competências, é motivo de satisfação e orgulho para a AEB. Parabéns à UFMA e entidades coligadas!”, disse o presidente da AEB, Carlos Moura.
 
“É um exemplo perfeito de investimento na universidade com aplicação prática”, disse o Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Paulo Barros.
 
“Durante esse trajeto observamos via aplicativo e, em tempo real, a localização do barco onde estávamos, qualificando, portanto, este experimento. O próximo teste será feito em um barco de pesca em alto mar. Vamos em frente!”, disse o coordenador geral do projeto Carlos Brito.
 
O Aldebaran-I é  parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras instituições, como a Fundação Sousândrade, e foi construído por alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA .
 
O nanossatélite, desenvolvido pela UFMA, além de possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na instituição, tem diversas funções sociais, como a de retransmitir sinais para auxiliar no resgate de pescadores e embarcações na região do município de Raposa-MA. 
 

Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários