Boeing Tentará Lançar a Sua Espaçonave 'Starliner' Mais Uma Vez em Maio Deste Ano

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (15/04) no site “Canaltech”, destacando que a Boeing tentará lançar a sua espaçonave ‘Starliner’ mais uma vez em maio deste ano. 
 
Pois então, tomara mesmo amigos leitores que seja bem sucedido desta vez o lançamento da ‘Starline’. Afinal se assim for à humanidade terá mais uma espaçonave tripulada operacional para a órbita baixa da Terra, se juntando assim a velha e eficiente Soyuz’ russa, Shenzhou’ chinesa e é claro, a espetacular ‘Dragon Crew’ da SpaceX. 
 
Avante Starliner
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Boeing Tentará Lançar Nave Starliner Mais Uma Vez em Maio Deste Ano 
 
Por Por Wyllian Torres 
Editado por Patrícia Gnipper 
15 de Abril de 2022 às 15h45
Fonte: Boeing 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: BoeingSpace/Twitter

A Boeing finalmente anunciou uma data para lançar a Orbital Flight Test (OFT-2), missão de teste com a sua nave Starliner, agora prevista para decolar em 19 de maio. O voo lançará a nave não tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS) antes de ser usada para enviar astronautas como parte do Commercial Crew Program, da NASA, que já conta com a SpaceX no transporte de astronautas norte-americanos à órbita da Terra.
 
O anúncio foi feito pela Boeing na quinta-feira (14) e, segundo a empresa, a OFT-2 está prevista para ser lançada no dia 19 de maio, por volta das 19h54 (horário de Brasília), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. 
 
(Imagem: Reprodução/Boeing) 
A nave Starliner fará uma viagem não tripulada para a ISS.

Como bem indica o nome da missão, a OFT-2 será a segunda tentativa de lançamento da nave Starliner. Em dezembro de 2019, no primeiro teste, a nave conseguiu chegar ao espaço, mas uma falha em seu sistema não a permitiu alcançar a órbita programada. Mesmo assim, a Starliner voltou em segurança para a superfície, recuperada no Campo de Teste de Mísseis de White Sands, no Novo México. 
 
Em julho de 2021, a Boeing tentou lançar a missão OFT-2. No entanto, a nave apresentou um problema na válvula do sistema de propulsão, o que levou à suspensão da atividade. Desde então, a empresa iniciou uma investigação aprofundada para descobrir o motivo da falha. No final do ano passado, a Boeing anunciou que substituiria o módulo de serviço para o OFT-2 e, então, faltaria apenas um espaço para receber a nave na ISS. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Kim Shiflett) 
Nave Starliner acoplada no topo do foguete Atlas V.

Nos últimos meses, a ISS tem recebido diversas missões seguidas, entre operações de reabastecimento da unidade orbital, bem como a primeira missão totalmente privada para lá, a Ax-1, lançada no último dia 8 de abril. Só agora surgiu um espaço para lançar a Starliner rumo a estação. 
 
A nave será lançada por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), a partir do bloco SLC-41 da ULA na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. No dia 3 de maio, NASA e Boeing realizarão uma conferência para detalhar a missão.

Comentários