Segundo Anuncio Feito Pela Vice-Presidente ‘Kamala Harris’, os EUA Se Compromete em Banir Testes de 'Mísseis Antissatélites'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (19/04) no site “Canaltech”, destacando que, segundo anunciou feito pela vice-presidente ‘Kamala Harris’ os EUA se compromete em banir testes de Misseis Antissatélites. 
 
Pois é amigos leitores, este é mais um assunto para ser abordado com competência pelo Prof. Rui Botelho na nossa coluna ‘Espaço Semanal’ nesta quinta-feira (21/04). Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
EUA Se Comprometem a Banir Testes de Mísseis Antissatélites 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Rafael Rigues
19 de Abril de 2022 às 20h40
Fonte: Via: SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA 

Os Estados Unidos vão banir testes de mísseis antissatélite de ascensão direta (ASAT), capazes de destruir satélites em órbita e criar uma nuvem de detritos perigosos no espaço. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (18) pela vice-presidente Kamala Harris. Segundo ela, o compromisso deverá representar uma “nova norma internacional para o comportamento responsável no espaço”. 
 
O anúncio aconteceu nas instalações da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Em sua fala, Harris destacou que estes testes são perigosos, e que o país não irá conduzi-los. O banimento também uma forma de iniciar um esforço internacional para a adoção de outras iniciativas do tipo. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Os detritos espaciais criados por mísseis antissatélites são capazes de ameaçar naves e satélites por anos.

Segundo ela, o fim de testes ASAT deve ser parte integrante de um entendimento compartilhado do que constitui as atividades espaciais seguras e responsáveis, já que, além de colocar em risco a exploração do espaço e atividades econômicas, estes testes ainda aumentam os perigosos de conflitos armados. “Sem normas claras, encaramos um risco desnecessário no espaço”, alertou.
 
Harris recordou o teste de míssil antissatélite realizado pela China, em 2007, e pela Rússia, no ano passado, ressaltando que estas foram “algumas das ameaças de maior pressão à segurança e sustentabilidade do espaço”. De acordo com ela, os testes foram voltados para o desenvolvimento de armas antissatélites, que seriam usadas para negar aos Estados Unidos a habilidade de usar recursos espaciais. 
 
Riscos dos Testes de Mísseis Antissatélites 
 
Na ocasião, o teste da Rússia destruiu um satélite próprio na órbita baixa da Terra. O procedimento foi amplamente criticado pela comunidade internacional, que o descreveu como “perigoso” e “irresponsável”. O teste resultou na criação de uma nuvem de milhares de detritos, capazes de colocar em risco tanto satélites em órbita quanto veículos espaciais tripulados. De acordo com a vice-presidente, ainda há 2.800 detritos do teste da China.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
No ano passado, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional precisaram se abrigar em suas naves devido ao risco dos detritos do teste russo.

Para especialistas, o anúncio é um passo importante para manter a segurança e sustentabilidade do espaço. “Este anúncio é sobre tentar estabelecer normas internacionais para o comportamento responsável no espaço, e encorajar outros países a participar”, observou Robin Dickey, especialista em políticas espaciais na Aerospace Corp.
 
Contudo, o deputado Douglas Lamborn recebeu a novidade com cautela. “Esta decisão cria mais oportunidades para a China e a Rússia manterem nossos ativos no espaço em risco, enquanto continuam colocando em campo tecnologias ASAT e criam detritos espaciais perigosos”, destacou.

Comentários