A Startup Baiana 'Alya Nanosatellites' Participa de Evento Internacional no Rio de Janeiro Sobre Inovação Baseada na Observação da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Vocês estão lembrados da startup espacial baiana 'Alya Nanosatellites Constelation E. O.', membra fundadora da 'Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)' (clique aqui) e que recentemente foi abordada em um artigo postado aqui no BS (reveja aqui)?
 
Pois então, a sua CEO, a jovem 'Aila Raquel Cruz', esteve a convite em companhia do Sr. Paulo Pietrobon (conselheiro da Ayla, ex-presidente da ABAS - Associação Baiana de Startups e CEO das startups HELIX e RECICLI), de 29 a 30 de março ultimo, participando na cidade do Rio de Janeiro-RJ, do evento internacional Eureka Network meets Atlantico (Eureka Network conhece o Altântico - clique aqui), evento este promovido pelo escritório de Portugal da 'Eureka Networks', que teve na sua organização e condução competente os senhores João Bentes de Jesus (Consultor Estratégico) e Emir Sirage (NPC Chair).
 
Eureka Portugal - Time da Presidência para o evento.
 
Este terceiro evento “Eureka Network encontra o Atlântico” se concentrou em como a inovação baseada na Observação da Terra (EO) pode ser disruptiva no atual 'status quo' da Economia Azul.
 
Organizado pela presidência portuguesa da Rede Eureka, em pareceria do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Associação Nacional Brasileira de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), este evento teve como foco a promoção de entidades que não estão apenas trazendo inovação disruptiva, mas também de forma sustentável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, o evento contribuiu para fomentar o debate sobre fontes de financiamento e oportunidades de financiamento multilateral para colaboração entre PMEs da Europa e do Brasil.
 
Para fomentar o debate e o desenvolvimento de soluções inovadoras de EO, este evento promoveu uma ação no âmbito do Programa Quadro – Iniciativa Copernicus User Uptake para ligar Startups e PMEs europeias e brasileiras para trabalhar em produtos e serviços baseados em Copernicus. Por meio dessa ação, foi realizado o pitching Business to Business (B2B). Isso envolveu PMEs europeias e brasileiras que estão trabalhando em produtos Copernicus e que manifestaram conhecimento dos mercados europeu e brasileiro. Estas PME demonstraram interesse em fomentar o crescimento para participar neste evento, permitindo o diálogo com as suas congêneres e criando mais oportunidades de colaboração e desenvolvimento mútuo.
 
Pensando nisto, foi realizado durante o evento uma mesa redonda denominada 'Eureka Cooperação com o Brasil' (veja abaixo) que foi moderado pelo secretario da organização, o 'Sr. Jorge Liz', com a participação do presidente a Eureka, o 'Sr. Miguel Bello Mora', e de alguns representantes de organizações brasileiras e europeias, ao final resultando na assinatura de uma Declaração de Intenções Entre Financiadoras Brasileiras e a Eureka Networks.
 

Vale salientar que a 'Eureka Networks' é a maior rede pública mundial de cooperação internacional em P&D e inovação, presente em mais de 45 países. Desde 1985, financiou e apoiou a P&D e a inovação de milhares de produtos, processos ou serviços comercializados inovadores que impactaram positivamente o crescimento econômico e a vida das pessoas.
 
Complementando, segundo a Eureka Networks, essa rede mundial lhe dá a liberdade de criar seu consórcio ideal e decidir o foco tecnológico de seus projetos internacionais de P&D. Os programas são flexíveis e abertos a startups, PMEs, grandes empresas, organizações de pesquisa e universidades.
 
Segue abaixo algumas fotos da participação da CEO da Alya Nanosatellites, 'Aila Raquel Cruz', durante este evento internacional no Rio de Janeiro-RJ.
 
A CEO da Ayla Nanosatellites, 'Aila Raquel' com o 'Sr. Paulo Pietrobon'.
 
A CEO da Ayla com o 'Sr. Vicente Ferreira', diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
A CEO da Ayla com o Sr. Paulo Ferrão, HLR da Eureka e o Sr. Miguel Belo Mora, CEO do Atlantic Internacional Research Centre (AIR Centre), fundador da empresa espacial espanhola DEIMOS e Chairman da Eureka
 
A CEO da Ayla com o 'Sr. Miguel Belo Mora'.

Comentários