Startups Espaciais BR - Expectativas Para 2022 e Além - Parte 3

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, passei um bom tempo pensando e esperando o momento certo para poder escrever a terceira parte do artigo 'Startups Espaciais BR - Expectativas Para 2022 e Além' (reveja aqui a primeira parte e a segunda parte). Afinal amigos, precisava pesquisar mais afundo sobre a única empresa que abordarei neste artigo, pois já estava em debito com a sua jovem CEO e não queria correr o risco de cometer mais outro gafe. 
 
Diante disto amigos leitores do BS, abordarei nesta terceira parte do artigo outra daquelas pequenas empresas que vem realizando um grande trabalho no setor espacial brasileiro. Refiro-me a startup baiana 'Alya Nanosatellites Constelation E. O.', empresa esta pioneira no setor espacial brasileiro, não apenas por suas áreas de atuação, mas também por sua dinâmica liderança feminina na pessoa da sua CEO, a jovem 'Aila Raquel Cruz'.
 
 
Aila Raquel Cruz
Segunda a sua CEO, o objetivo da empresa é de capacitar a economia brasileira fornecendo bens de imagem hiperespectral e serviços de estações terrestres visando assim auxiliar no desenvolvimento das indústrias de commodities e apoiar as ações de proteção e gestão ambiental. 
 
"A visão central da Alya é a criação de uma rede global de parcerias para o desenvolvimento mútuo e sustentável com a utilização de sistemas espaciais compartilhados, gerando impactos na qualidade de vida das comunidades, no desenvolvimento das suas economias e na geração de empregos, como forma de combate e erradicação da pobreza", complementa a jovem empreendedora. 
 
O projeto visa assim produzir dados hiperspectrais de satélites confiáveis e acessíveis para  auxílio ao monitoramento ambiental, da agricultura, da exploração mineral e do petróleo e gás, bem como do monitoramento dos sistemas de geração de energia limpa, medições de carbono e detecção e acompanhamento de desastres naturais, como inundações e incêndios. 
 
ALYA NO BRASIL 
 
Com sede no belo bairro de 'Caminho das Arvores' da capital baiana, a Alya possui uma fazenda experimental na região do semi árido baiano, mais precisamente na região de Tucano, onde desenvolverá as atividades de calibração dos sensores em órbita, gerando dados confiáveis de satélites, e fará a simulação de áreas para produção de parâmetros de vegetação, solo, água e carbono, com produção de algoritmos que auxiliarão os sistemas de inteligência artificial de sensores em órbita a reconhecer parâmetros idênticos, criando alertas e possibilitando monitoramento eficiente. 
 
Já em outra localização estratégica no Brasil, mais precisamente no Parque Tecnológico de Sorocaba-SP, a empresa pretende construir uma das primeiras estações terrestres comerciais no país, para assim manter o controle e manejo das atividades da constelação de satélites que pretende desenvolver, bem como de qualquer outro satélite na rota do nosso território, provendo assim serviços de rastreio, monitoramento ou transferência de dados através de sua estação. 
 
"As estações terrestres da ‘Alya Nanosatellites’ serão responsáveis pelas operações seguras de todos os satélites da empresa e pela telemetria de foguetes lançados do território brasileiro e entorno. O comando de naves espaciais nas estações da empresa será altamente automatizado. Cada sistema de satélite usará um sistema de planejamento de missão, em conjunto com um sistema de dinâmica de voo, para produzir uma programação semanal automatizada. Essa programação será usada para enviar procedimentos automatizados tanto para a espaçonave quanto para as instalações terrestres", disse 'Aila Raquel Cruz'. 
 
Com o apoio do Centro Espacial ITA (CEI), através de um acordo de entendimento entre a ‘Alya Nanosatellites’ e o DCTA, e de outras empresas parceiras, essa startup baiana já está montando a sua primeira sala de treinamento de controladores de satélites de missões de baixa órbita terrestre, no Parque Tecnológico de Sorocaba-SP.
 
"Vamos instalar antenas para o treino e capacitação de engenheiros em diversas áreas, tanto de monitoramento, quanto de manutenção do sistema, e armazenamento e distribuição de dados, bem como vamos testar os sistemas de automação entre antenas em diversas localidades no Brasil e treinar o planejamento e o monitoramento das atividades autônomas. As nossas estações vão fornecer o monitoramento e controle necessários de todos os satélites operacionais e da infraestrutura terrestre associada e garantir a comunicação contínua e a aquisição de dados dos satélites por meio de uma rede de estações terrestres primárias e de backup distribuídas por diferentes localizações no Brasil. Equipes de controladores de satélites e segmentos terrestres trabalharão 24 horas por dia, apoiadas por equipes de operadores de plantão e engenheiros de manutenção", complementa a jovem empresária. 
 
Aida segundo a CEO da empresa, cada missão de satélite terá um centro de controle de backup para garantir a segurança da espaçonave em caso de ocorrer um grande problema com o Centro de Controle da Alya, ou qualquer perda de comunicação, por isso a empresa usará sistemas de rádio e energia independente nesses casos. Portanto, a empresa realizará esse procedimento regularmente para assim garantir a prontidão operacional. 
 
"Estamos criteriosamente cuidando de todos os fatores relacionadas a segurança dos dados que circularão nas estações da Alya, através da criação de um protocolo rígido que envolve diversos aspectos relevantes para o sucesso do nosso objetivo, como: nuvem privada, blockchain, manutenção do sigilo em acordos jurídicos seguros e segurança cibernética garantida pela parceria com empresas de alta qualidade internacional no assunto, bem como consultoria de especialista com grande experiência em agência internacional de investigações cibernéticas", afirmou a CEO da Alya. 
 
Desta forma, esta startup baiana pretende gerar por volta de 30 empregos diretos, e diversas oportunidades de capacitação, em diversas especialidades de engenharia, além de oportunizar algumas experiências internacionais aos funcionários da empresa através de suas parcerias globais. 
 
ALYA NA FRANÇA
 
A Alya também está sendo incorporada na Europa, como forma de globalização das suas atividades e da estratégia de reunir competências com experiências prévias, em mais de uma dezena de parcerias comerciais, agregando muito valor e confiabilidade as suas atividades espaciais com nanosatelites de observação da terra, desenvolvendo sistemas de missões compartilhadas.Para tanto, ‘Alya Nanosatellites’ e um grupo de empresas especializadas em geociências e gestão de crises desenvolverão um projeto piloto na área das inundações considerando uma região no sul da França. 
 
"Iremos criar produtos cartográficos de áreas vulneráveis às inundações, produzindo mapas 2D com alta resolução. Serão Utilizadas imagens hiperespectrais fornecidas pela ‘Alya Nanosatellites’, combinadas com outros satélites de imagem multiespectrais e de alta resolução, além dos dados vetoriais disponíveis. Serão exploradas diferentes ferramentas de geoprocessamento para análise de dados, como (processo de hierarquia analítica - AHP) e ferramentas de aprendizado de máquina. O objetivo é que estes métodos combinados de ferramentas AHP e ML produzam novos conhecimentos a partir dos dados e ajudem a definir melhor as áreas potenciais de inundação. Além dos produtos 2D, queremos construir modelos 3D que representem melhor as situações de inundação 3D. As representações 3D (complementando os mapas bidimensionais tradicionais) serão a nova fronteira em representação cartográfica nos próximos anos, inclusive oferecendo aos cidadãos esta alternativa, já que alguns serviços geológicos nacionais já estão começando a mostrá-la aos usuários" completou a CEO. 
 
A partir de 2023, a ‘Alya Nanosatellites’ pretende oferecer aos seus clientes a possibilidade de representação imersiva (realidade virtual) para uma sala de reuniões ou salas de emergência onde uma equipe técnica/gerencial possa observar uma situação específica. Esta sala de decisão incluirá um projetor 3D, tela plana, software com propriedades estereoscópicas e óculos especiais. Treinaremos a IA para tomar decisões imediatas durante a crise, desde alertar as instituições competentes para resolver os problemas até avaliar a economia de recursos em decisões mais eficientes. 
 
Ainda segundo a CEO, a sua empresa está tomando medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável durante os próximos 09 anos, causando impactos em pelo menos 15 dos 17 SDGs. “Impulsionados pela integração do crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental, estamos desenvolvendo uma empresa espacial que se alia a outras empresas especializadas em analisar, instrumentar e gerenciar soluções reais para grandes problemas pelo bem da humanidade", finalizou a CEO da Alya. 
 
Finalizando amigos leitores vale ressaltar que de 2019 a 2021 a CEO da empresa tem participado como ‘spaker’ de diversos importantes eventos nacionais e internacionais do setor espacial, culminando posteriormente em um convite da coordenação do Curso de Pós Graduação do Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), para assim ministrar aula no módulo de Novos Atores do Direito Espacial do curso deles. Segue abaixo a lista desses eventos: 
 
* Space Specialists – UK 2019 
 
* Uninova Liboa – Palestra no Departamento de Ciências da Terra 2019 
 
* Hackaton NASA Apps 2019 -2020 
 
* Space Forum Luxemburgo 2020 
 
* Hackaton – Actin Space Algeria 2020 
 
* IE-Astropreneurship-Space 2020 
 
* Space Café – Brazil Torsten Kriening 2020 
 
* Satellites RUSSIA & CIS  Conference – Russia 2020 
 
* Flood summit – UK 2020 
 
* World Space Week – Angola 2020 
 
* NASA Talks – 2020 
 
* Space Global Connections – Global Growth – UK 2020 
 
* African Agri Expo 2020 - 2021 
 
* Space Mastery – Portugal 2020 - 2021 
 
* Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais Aeronáutica – Formatura de Capitães - 2021 
 
* SENAC – DF 2021 
 
* INOVA  - Instituto Tecnológico Aeronáutico 2021 
 
* Espaço Para Mulheres – Lugar de Igualdade e Diversidade - Brasil 2021 
 
* Space Security Forum – Genebra 2021 
 
* World Space Week 2021 
 
* Latin America Agri Expo 2021 
 
Vale ressaltar também leitor que a ‘Alya Nanosatellites’ é mais uma daquelas empresas ligadas a tal 'Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)' (https://sites.google.com/view/aliancaespacial), organização formada por pequenas, dinâmicas e eficientes empresas espaciais do país que estão na luta para mudar definitivamente a cara das atividades espaciais brasileiras, que infelizmente, após pouco mais de 60 anos, continua sendo uma velha senhora, obesa, preguiçosa, oportunista e incompetente.

Comentários