Elon Musk Anuncia Que o '1º Teste de Voo Orbital' da Espaçonave 'Starship' Deverá Ocorrer em Maio Próximo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (22/03) no site “Canaltech”, destacando que segundo o Sr. Elon Musk, o 1º teste de voo orbital da espaçonave Starship  da SpaceX deve acontecer em maio próximo. 
 
Pois é amigos leitores e leitoras do BS, acordei essa manhã sendo surpreendido por essa notícia que muito provavelmente deve ter levado aos Muskeiros de Plantão, e entre eles o Prof. Rui Botelho, ao completo 'Êxtase', e pra não ser um estraga prazer, 'um chato de galocha', vou ficar aqui na torcida para que finalmente a SpaceX consiga lançar com sucesso este tanque de água estilizado do Universo Flash Gordon. 
 
Quiçá toda esta iniciativa fantasiosa do megalomaníaco Elon Musk venha resultar em algum beneficio a tecnologia espacial humana, como ocorreu em outros projetos bem sucedidos de sua empresa, e até acredito que sim, como por exemplo, os motores raptor e próprio mega-foguete Super Heavy, portanto vamos aguardar os acontecimentos. 
 
Enquanto isso, de volta ao mundo real, estamos aqui na expectativa cada vez maior do lançamento do SLS/Orion da Missão Artemis I, que como já sabemos, deve ocorrer em abril ou até mesmo em maio deste ano. 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
1º Teste de Voo Orbital do Foguete Starship Deve Acontecer em Maio 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
22 de Março de 2022 às 15h57
Fonte: Via Space.com (1, 2
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: SpaceX 

O primeiro teste de voo orbital do foguete Starship, da SpaceX, deve acontecer em maio desse ano. Junto ao mais novo booster da empresa, chamado Super Heavy, o Starship forma o sistema de lançamento mais alto do mundo, cujo objetivo é enviar humanos para a Lua, Marte e além. 
 
Enquanto o Starship funciona como um foguete acoplado a uma parte tripulável com seis motores Raptor, ele será impulsionado pelo Super Heavy, que terá 33 desse mesmo motor — o mais novo da SpaceX. Se tudo ocorrer conforme o programado, o primeiro teste orbital do sistema acontecerá em maio desse ano. 
 
 
Em resposta a uma publicação no Twitter, Elon Musk, CEO da empresa, disse que em abril 39 motores Raptor estarão em condições de voo, levando mais de um mês para integrar todo o sistema, tendo como alvo para o lançamento teste o mês de maio. 
 
A SpaceX já realizou diversos lançamentos de testes com a Starship, mas todos não passavam de protótipos com, no máximo, três motores, alcançando até 10 km de altitude. O novo voo, além de marcar o primeiro lançamento com o Super Heavy, será a primeira vez que o Starship decolará com seis motores e atingirá a órbita da Terra. 
 
Após o lançamento, o Super Heavy cairá sobre o Golfo do México, enquanto o Starship seguirá ao espaço para orbitar a Terra pelo menos uma vez, antes de mergulhar em direção ao Oceano Pacífico. 
 
Meta de Lançamento do Starship 
 
O lançamento do primeiro teste orbital do poderoso sistema ainda depende de uma aprovação rotineira da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA. A avaliação é realizada na Starbase, instalação da SpaceX localizada no sul do Texas, e deve terminar em 28 de março. 
 

Não é a primeira vez que esses poderosos foguetes são montados. O mais recente empilhamento foi no início desse ano, quando a SpaceX testou as garras que segurarão o Starship quando ele pousar após o teste, além de verificar outros ajustes e procedimentos envolvidos no lançamento. 
 
O Starship foi selecionado pela NASA para levar seus astronautas à Lua através do Programa Artemis, mas isso não deve acontecer antes de 2026. O foguete também será usado na Polaris Dawn, a primeira missão espacial privada que realizará uma caminhada espacial, liderada por Jared Isaacman — que financiou a Inspiration4 no ano passado, esta que foi a primeira missão espacial 100% composta por civis, sem nenhum astronauta profissional a bordo. 
 
Além disso, o Starship será usado na missão dearMoon, financiada pelo bilionário Yusaku Maezawa, programada para levar até nove pessoas para uma viagem ao redor da Lua no próximo ano.

Comentários

  1. Esse tipo de anuncio tem três objetivos. O primeiro é manter a hype do Starship na mídia, o segundo é botar um pouco de pressão na FAA (que últimamente tem freado os arroubos impetuosos da SpaceX) e o terceiro é botar a culpa na FAA, caso haja atrasos ou contratempos.

    O Muks, de besta, não tem nada.

    Ainda que eu ache que pouco mais de 2 meses é um prazo muito curto para um voo desse porte e dessa complexidade. Um coisa é testar e destruir alguns (14) SN Starship em um voo (praticamente) sem deslocamento horizontal no "quintal de casa", um ambiente (de certa forma) controlado. Outra coisa é voar um conjunto SN Starship + Superheavy em um voo suborbital que gerar riscos de grande impacto e alta probabilidade, "fora do seu quintal".

    Vamos aguardar para ver como isso se desenrola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário