SpaceBR Show 2021 - Painel 'Projetos e Programas no Brasil'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, como já apresentamos em matéria recente (reveja aqui) entre os dias 8 a 12 de novembro de 2021 foi realizado, via online, a primeira edição de um evento denominado 'SpaceBR Show', evento este que contou com mais de 60 palestrantes do Setor Espacial no Brasil e no Mundo, e que terá a sua segunda edição sendo realizada (desta vez presencialmente) de 17 a 19 de maio no 'Centro de Convenções Frei Caneca' localizado na capital paulista. Saiba mais sobre este novo evento pelo site do mesmo: www.spacebrshow.com.
 

Pois é caros leitores, segundo a nota divulgada pelo organizadores, o evento do ano passado teve tradução simultânea e discutiu temas estruturantes, como o Programa Espacial Brasileiro, as oportunidades nacionais e globais do New Space, a formação de profissionais e a cadeia produtiva do setor, dando destaque ao potencial da indústria brasileira.
 
Idealizado e organizado pela MundoGEO, este evento teve apoio estratégico da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) e contou com o patrocínio das empresas 'Visiona', 'Maxar', 'Globalgeo' e 'Head Aerospace', além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do ministro risonho, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), dentre outras instituições.
 
Pois então caros amigos, acontece que dentre os 15 painéis com debates neste evento do ano passado, encontrei entre eles um que despertou a minha atenção, pois além de abordar o Projeto do Satélite Amazônia-1, também abordou de forma geral o andamento dos Projetos do Foguete VS-50 e do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM). Tratou-se do painel denominado 'Projetos e Programas no Brasil', apresentado que foi pelo 'Dr. Adenilson Roberto da Silva', chefe da 'Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  (INPE)' e responsável pelos projetos da 'Plataforma-Multimissão (PMM)' e do 'Satélite Amazônia-1', bem como também pelo 'Major Rodrigo César Rocha Lacerda' do 'Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)' do 'Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)' e coordenador dos projetos desses dois foguetes.
 

Assim sendo amigos leitores, para aqueles que ainda não viram (notem que o vídeo postado recentemente tem ainda poucas visualizações no youtube) segue acima na integra este interessante painel. 

Comentários