Romênia Assina Acordo do Programa Artemis e Até Agora Nada do 'GT Artemis' Se Reunir

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/03) no site “Canaltech”, destacando que a Romênia tornou-se 16º País a assinar o Acordo de Cooperação do Programa Artemis. 
 
Pois é amigos leitores, mais um pais que se junta a este ‘Programa Artemis’ da NASA, e o mais curioso nessa lista de 16 países é que do grupo de países mais expressivos nas atividades espaciais do mundo que se esperava viessem também participar desta iniciativa, ou seja, Alemanha e França, ainda não assinaram o acordo.
 
Será que a ideia desses países lideres da ESA - Agência Espacial Europeia (é claro que antes da Guerra da Ucrânia) seria junta-se ao já anunciado esforço lunar conjunto da China com a Rússia? E se sim, será que essa ideia persistirá no pós guerra?
 
Notem também que países com feitos significativos no setor espacial do nível do Canadá, Japão, Israel e Itália já assinaram este acordo, bem como também países emergentes como a Austrália, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Luxemburgo, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros. Inclusive amigos dentre aqueles países que já assinaram este acordo, alguns deles são integrantes da ESA, como por exemplo, a Itália e Luxemburgo.
 
Notem também amigos leitores que entre os países já citados que estão fora do Acordo, outro importante emergente também não assinou o mesmo, ou seja, a Argentina. Porque será? Talvez por questões de ideologia política, não sei.
 
Porém o mais importante aqui para nós observamos nesta notícia é que as ações em torno deste acordo seguem firmes e se ampliando mundo afora, enquanto no Brasil o Ministro Risonho Marcos Pontes continua dormindo no berço da incompetência e da falta de atitude. Cadê o ‘GT Artemis’ ministro, quando mesmo esses 'comes e dormes' dessa Agência Espacial de Brinquedo e apoiadores irão trabalhar? Se mexam.
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Romênia é o 16º País a Assinar Acordo de Cooperação Com Programa Artemis 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
07 de Março de 2022 às 11h20
Fonte: NASA, Via Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA 

A Romênia se tornou o 16º país a assinar o Acordos Artemis, liderado pela NASA, comprometendo-se com as nações participantes para uma exploração pacífica da Lua e além. Enquanto a agência espacial se prepara para retornar à superfície lunar, ela espera que mais países embarquem nessa cooperação internacional. 
 
O documento foi assinado em 1º de março pelo presidente e CEO da agência espacial romena, Marius-Ioan Piso, durante um evento virtual sediado no Ministério das Relações Exteriores, em Bucareste — capital da Romênia. 
 
(Imagem: Reprodução/ASR) 
À esquerda, o encarregado de negócios dos EUA David Muniz e, à direita, o presidente da agência espacial romena, Marius-Ioan Piso.

O administrador da NASA, Bill Nelson, disse que agora, mais do que nunca, é importante que as nações trabalhem juntas, além das fronteiras internacionais. “para fortalecer as parcerias e garantir o uso do espaço sideral para fins pacíficos". 
 
A Acordos Artemis estabelece uma série de princípios que orientam a exploração pacífica e responsável da Lua e do espaço em si. Para Piso, a entrada da Romênia no Acordos vai inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores no país. 
 
Quem Faz Parte do Acordos Artemis 
 
Quando o Acordos Artemis foi lançado em 2020 pela NASA e pelo Departamento de Estado dos EUA, oito países já haviam assinado o documento: 
 
* Austrália; 
* Canadá; 
* Japão; 
* Luxemburgo; 
* Itália; 
* Reino Unido; 
* Emirados Árabes Unidos; 
* Estados Unidos. 
 
De lá para cá, mais oito nações passaram a fazer parte da cooperação internacional enquanto planejam maneiras de contribuir com a exploração da Lua: 
 
* Romênia; 
* Ucrânia; 
* Coreia do Sul; 
* Nova Zelândia; 
* Brasil; 
* Polônia; 
* México; 
* Israel. 
 
O principal objetivo do Acordos é criar um ambiente seguro e transparente para facilitar a exploração espacial, ao lado da ciência e das atividades comerciais, para o benefício de todo o planeta. A NASA espera que mais países assinem o documento nos próximos meses ou anos.
 
(Imagem: Reprodução/NASA) 
Com a participação de outros países, a NASA pretende retornar com a humanidade à Lua em 2026.
 
O Programa Artemis pretende retornar com a humanidade à Lua em 2026 e tem como meta estabelecer a presença humana de maneira contínua por lá. O programa incluiu a estação lunar Gateway e um pouso tripulado no polo sul lunar. 
 
Antes disso, uma série de outras missões precisam ser realizadas para garantir o sucesso do retorno à Lua. A primeira delas, a Artemis I, destinada a um voo não tripulado ao redor da Lua, está prevista para ser lançada entre maio e junho desse ano.

Comentários