Prefeitura de São José dos Campos Apresentou 'Projeto Observa' Para a Prefeitura de Salvador

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo uma notícia um pouco antiga, é verdade, mas de total desconhecimento meu e talvez até do próprio Prof. Rui Botelho. A notícia foi publicada dia (21/02) no site da “Prefeitura de São José dos Campos”, destacando que uma comitiva da Prefeitura de Salvador esteve em São José dos Campos para conhecer detalhes do Projeto Observa, (projeto criado para fazer monitoramento com imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações no território municipal), bem como outros projetos também ligados as atividades da empresa ‘Visiona Tecnologia Espacial S.A’.
 
Nota-se que pelo visto a Prefeitura de minha querida Salvador começa a olhar para os benefícios provenientes do uso da Tecnologia Espacial no monitoramento da capital baiana, o que é muito bom, além do que a presença da Alesssandra Hattori (Leka Hatorri) neste encontro nos passa um pouco mais de confiança em relação ao futuro desta iniciativa. Quiçá eu esteja certo.
 
Chamo atenção dos amigos leitores para uma das fotos abaixo onde se observa o presidente da VISIONA, o Sr. João Paulo Campos, apresentando a maquete do ‘Nanossatélite VCub-1’ que está sendo desenvolvido por esta empresa locada no Parque Tecnológico de São José do Campos-SP, e ao qual abordarei em breve em um artigo específico. Fiquem atentos!
 
Brazilian Space
 
Home - Notícias
 
São José Apresenta Projeto Observa Para a Prefeitura de Salvador
 
Por João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade 
Atualizado em 21/02/2022 - 13:35
Fonte: Site da Prefeitura de São José dos Campos - https://www.sjc.sp.gov.br 
 
Fotos: Claudio Vieira/PMSJC.
Apresentação desta segunda-feira (21) aconteceu na Visiona Tecnologia Espacial S.A, que fica no Parque Tecnológico.
 
Visitar São José dos Campos, conhecer o projeto Observa e levar na bagagem conhecimento técnico para melhorar a vida das pessoas na Bahia. Uma comitiva da Prefeitura de Salvador viajou 1.869 quilômetros para acompanhar de perto as soluções inovadoras desenvolvidas na cidade.
 
A Prefeitura de São José apresentou, na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Tecnológico, os detalhes do projeto Observa, criado para fazer monitoramento com imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações no território municipal.
 
São José é o primeiro município do país a utilizar, de forma inovadora, essa tecnologia para o controle ambiental.
 
O sistema começou a funcionar em julho de 2018, por meio de um contrato firmado com a Empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A. O projeto utiliza atualmente a constelação da Airbus.
 
A visita da comitiva ao Parque Tecnológico continua nesta terça-feira (22), quando outros projetos serão apresentados.
 
“É importante essa troca de experiências com São José dos Campos, que é reconhecidamente uma cidade de destaque tecnológico no Brasil. Viemos para aprender com a experiência de vocês”, afirmou a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes.
 

A visita também contou com a presença da representante da NASA Space em Salvador, Alesssandra Hattori.
 
Projeto Observa
 
A plataforma disponibiliza um banco de dados de imagens de altíssima resolução espacial, coletadas por satélites de alta performance, com área mínima de detecção de 25 metros quadrados.
 
Por meio de modernos sistemas de geoprocessamento, são fornecidos relatórios periódicos sobre alertas e detecção de mudanças do município. Após análise da equipe técnica pelas equipes da Prefeitura, as alterações procedentes são objeto de ação fiscal e outras providências.
 
O projeto Observa também tem um componente educativo no sentido de levar orientações aos proprietários rurais sobre os critérios ambientais no uso e ocupação do solo, licenciamento e regularização de obras. Para tanto, a Prefeitura tem realizado um atendimento mais próximo deles.
 
Segue abaixo mais algumas fotos desta visita da Prefeitura de Salvador:
 

Comentários