Startup Americana Cria Rover Para Transportar Cargas e Pessoas na Lua. Enquanto Isso no Brasil Continua as Fantasias do Ministro Falastrão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (11/03) no site “Canaltech”, destacando que uma startup americana denominada de ‘Venturi Astrolab’ criou um ‘rover’ para transportar carga e pessoas na superfície da Lua e, talvez no futuro de Marte, e espera construir uma frota completa do veículo ao longo dos próximos 10 anos, para assim ajudar a NASA e empresas comerciais a estabelecerem a presença de longo prazo na Lua. 
 
Pois é amigos leitores, sensacional, vejam aí o potencial das Startups quando o universo onde elas operam colabora para que elas consigam rapidamente apresentar resultados como este. 
 
Enquanto isso, na ‘Republica das Bananas’ o ministro risonho e falastrão sequer consegue reunir seus subordinados para fazer o que são designados para realizar, e com isso esta 'piada' chamada PEB continua no mesmo lugar, e sem qualquer perspectivas de avançar, só mesmo na cabeça e nas fantasias deste ministro falastrão. Lamentável! 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Startup Cria Rover Para Transportar Carga e Pessoas na Lua e, Talvez, em Marte 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
11 de Março de 2022 às 16h26
Fonte: The Verge; Via: SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Venturi Astrolab

O rover FLEX é o novo veículo interplanetário da startup Venturi Astrolab, criado para transportar cargas e até pessoas pela superfície da Lua — e talvez até em Marte, no futuro. A empresa revelou o rover nesta quinta-feira (10), e afirma que espera construir uma frota completa do veículo ao longo dos próximos 10 anos, para ajudar a NASA e empresas comerciais a estabelecerem a presença de longo prazo na Lua. 
 
O nome FLEX é, na verdade, a abreviação de “Flexible Logistics and Exploration”, expressão que descreve bem o funcionamento do veículo: ele foi projetado para poder se agachar e erguer cargas na superfície lunar, levando-as sob sua “barriga” para, depois, deixá-las na localização desejada. Além disso, o FLEX foi pensado com design modular, que permite modificações, e é semi-autônomo, podendo ser controlado remotamente. 
 
(Imagem: Reprodução/Astrolab) 
Protótipo do rover lunar FLEX, da Astrolab.

A ideia da Astrolab é utilizar o FLEX para capitalizar os novos esforços em todo o mundo para enviar novos humanos à Lua, tal como a dedicação que a NASA vem empregando no programa Artemis, que deverá levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície do nosso satélite natural. “Empresas como a SpaceX e a Blue Origin estão resolvendo o problema de transporte de longa distância, e nós queremos resolver o problema de transporte local — e estabelecer o padrão para a logística lunar”, disse Jaret Matthews, CEO da empresa. 
 
No momento, a Astrolab já construiu um protótipo do FLEX em escala real, que foi testado em um deserto na Califórnia para coletar e entregar cargas úteis, além de configurar um painel solar vertical. Chris Hadfield, ex-astronauta e membro do conselho da empresa, deu uma volta no rover e trouxe suas considerações sobre o projeto. Futuramente, a empresa espera que o FLEX possa ser utilizado para carregar a maior quantidade possível de cargas úteis. 
 
Usos Futuros do Rover 
 
O FLEX foi projetado para carregar até 1.500 kg de cargas, posicionadas acima ou abaixo de sua estrutura principal, com foco na flexibilidade. “Estamos trabalhando no FLEX para torná-lo o rover mais versátil já criado, e a inovação principal é o fato de que temos essa capacidade de cargas úteis modulares”, explicou Matthews. Segundo ele, a Astrolab vem trabalhando no veículo pensando no projeto Lunar Terrain Vehicle (LTV), da NASA. 
 
No ano passado, a agência espacial publicou duas solicitações de informações da indústria sobre requisitos do veículo. Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração na sede da NASA, afirmou durante a conferência Lunar and Planetary Sciences Conference que esperava que a NASA fosse publicar um pedido de propostas para um LTV ao longo dos próximos meses — e é aí que entra o FLEX. 
 

Pensando na competição, a empresa vem trabalhando no veículo para garantir que esteja dentro dos requisitos exigidos pela NASA, como a capacidade de operar durante oito horas de caminhada lunar, funcionar no polo sul lunar mesmo durante as noites e operar por mais de 10 anos. Até o momento, Matthew se mostrou otimista com o andamento do projeto. Segundo ele, muito disso se deve ao desenvolvimento rápido e objetivo adotado pela empresa, de "projetar, construir, quebrar, repetir". 
 
Quando estiver pronto, o rover deverá ser compatível com lançamentos em diferentes tipos de foguetes e módulos de pouso, e Matthew acredita ser possível que o FLEX seja levado à Lua até mesmo antes do pouso tripulado da missão Artemis 3, que não deverá acontecer antes de 2026. “Eu iria amar se o FLEX fosse o primeiro rover dirigido por astronautas desde a era Apollo”, sugeriu. “Estamos indo o mais rápido possível, e acho que estaremos prontos na primeira oportunidade”, finalizou.

Comentários

  1. A única realização palpável desse ministério foi a assinatura do Acordo de Salvaguardas com os EUA que, supostamente, abriria todas as portas e transformaria todo o panorama da tecnologia e da indústria espacial no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Depois e ler uma má notícia sobre o programa da Marinha, o Prosub, me lembrei do finado VLS e resolvi vir aqui.
    Sobre o assunto: Bananil como sempre só observa enquanto as nações progridem. Nosso futuro continua a ser como vendedores de bananas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário