LABESEE da UFMA Segue Firme Com as Atividades de Desenvolvimento da 'Missão Aldebaran I'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois é, o BS tem trazido para vocês, desde o inicio desse ano, algumas informações pontuais sobre o andamento de alguns projetos de nanossatelites em curso no Brasil, como por exemplo, o NanoMirax e o Sport, afinal o nosso trabalho é manter nossos leitores bem informados sobre o que está ocorrendo nas atividades espaciais brasileiras.
 
Apesar disso amigos, temos falando muito pouco sobre uma missão em curso ainda pouco conhecida pela Sociedade Brasileira, mas que em prevê em breve a colocação do Primeiro Satélite Maranhense no Espaço. Esclarecendo melhor essa história, tudo começou em agosto de 2020, quando da assinatura de um 'Termo de Execução Descentralizada (TED)', entre a 'Agência Espacial Brasileira (AEB)' e a 'Universidade Federal do Maranhão (UFMA)', termo este que garantiu a capacitação técnica e o desenvolvimento da missão deste primeiro nanossatélite (cubesat) maranhense.
 
O projeto que tem na sua coordenação os professores Carlos Brito (Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica e coordenador do 'Curso de Engenharia Aeroespacial' desta universidade) Luís Cláudio (Doutor em Engenharia Elétrica e professor do 'Curso de Engenharia da Computação' desta universidade) e José Braga (Doutor em Ciências da Computação e professor do 'Curso de Engenharia Elétrica' desta universidade), tem como finalidade principal ser utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar no salvamento de pescadores e embarcações na região costeira do Estado do Maranhão.
 
Denominado de 'Missão Aldebaran I', este pequeno cubesat '1 U' está sendo desenvolvido por alunos da UFMA no 'Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE)', e além de contar com o apoio da da AEB, conta também com o apoio de outras instituições, como a 'Fundação Sousândrade', e até onde sabemos, tem como previsão ser lançado ao espaço ainda este ano.
 
Pois então, as ultimas notícias sobre o andamento do projeto, foram postadas na página da missão no 'Instagram' nos dias 13 e 15 de março. Na primeira postagem, a equipe do projeto apresentou a foto do computador de bordo do Aldebaran-I, computador este que é conhecido como OBDH (On-Board Data Handling), sendo o mesmo responsável por gerenciar as atividades no satélite durante o vôo, assim como também receber telecomandos a partir da estação base, que por sua vez, ficará nas instalações da UFMA.
 
O 'OBDH (On-Board Data Handling)' da Missão Aldebaran I'.
 
Segundo ainda o que foi informado pela nota, este equipamento possui uma programação toda feita em Linguagem C, que envolve todas as atividades a serem realizadas, gerenciadas pelo SO FreeRTOS e usa o processador MSP430F6659, da Texas Instruments. A placa que foi desenvolvida no padrão PC/104, com grande uso na indústria, possui um barramento para alimentação e comunicação com os demais subsistemas.
 
O minicurso "Introdução à Tecnologia LoRa em Sistemas Embarcados Espaciais", realizado nas instalações do LABESEE.

Já na segunda nota, foi postado que um minicurso denominado "Introdução à Tecnologia LoRa em Sistemas Embarcados Espaciais", foi oferecido nas instalações do LABESEE como parte da preparação para 'Missão de Qualificação do Localizador da Missão Aldebaran', que será acoplado em uma embarcação pesqueira e cujos sinais serão captados por uma estação, com localização no Farol do Araçagy, visando com isso simular a operação do nanosátelite Aldebaran-I.
 
Avante Aldebaran I

Comentários