China Planeja Lançar Seu 1º Telescópio Espacial Até 2024. Enquanto Isso, Pesquisadores do INPE Sonham Com o GSST

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (15/03) no site “Canaltech”, destacando que a China pretende lançar o seu 1º Telescópio Espacial até 2024. 
 
Fonte: CSNA

É amigos leitores e leitoras do BS, olhem aí, mais uma notícia significante dos chineses demonstrando mais uma vez ao mundo que não estão pra brincadeira no espaço, como por exemplo (com as devidas proporções, é claro), estar certa ‘Republica das Bananas’ sul-americana. 
 
Falando nesta coisa de Telescópio Espacial, apesar da piada descompromissada que se transformou nos últimos 20 anos as atividades espaciais governamentais desta ‘Republica das Bananas’, seus pesquisadores e cientistas continuaram sonhando em realizar grandes projetos espaciais, como por exemplo, vinha ocorrendo (até onde sei) com um grupo de pesquisadores da área de astrofísica do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)’, grupo esse que estavam empenhados justamente em dotar o Brasil de, pasmem, um Telescópio Espacial Solar. 
 
O projeto em questão era denominado de ‘Telescópio Solar Espacial Galileo / Galileo Solar Space Telescope (GSST)’, missão esta que tinha como objetivo fornecer medidas do campo magnético na superfície solar e nas camadas mais baixas de sua atmosfera, dentro de um esforço internacional para entender a evolução da Heliosfera, é mole? 
 

Pois então, para tanto, este grupo do INPE realizou de 16 a 18 de março de 2020 em São José dos Campos-SP, o ‘I Workshop do Telescópio Solar Espacial Galileo’, evento este que teve como objetivo principal preparar uma análise formal desta Missão GSST, incluindo a possibilidade de realização técnica e programática dos conceitos candidatos (Fase 0/A) a serem concluídas de maio/2020 a Novembro/2020. 
 
E assim amigos leitores segue o Programa Espacial Brasileiro governamental, o governo propagando fantasias, os pesquisadores e cientistas sonhando e o povo pagando a conta. Espero sinceramente neste caso específico está errado, vou ficar na torcida. 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
China Quer Lançar Seu 1º Telescópio Espacial Até 2024 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
15 de Março de 2022 às 11h30
Fonte: Via Sina Finance 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
A China quer lançar seu primeiro telescópio espacial entre 2023 e 2024. Chamado Sky Survey Module, o telescópio observará e analisará os mecanismos envolvidos na expansão do universo, entre outras estruturas celestes, enquanto mapeia as regiões do céu profundo, em alta resolução, por 10 anos. 
 
A óptica adaptativa permite corrigir os efeitos da turbulência atmosférica nas observações dos telescópios terrestres, obtendo uma boa imagem com a compensação em tempo real. Mas a atmosfera absorve a luz no infravermelho e em alguns outros comprimentos de onda. Por essa razão, um telescópio espacial, posicionado na órbita da Terra, garante uma observação sem a interferência da camada atmosférica. 
 
(Imagem: Reprodução/China Manned Space Engineering Office) 
O Sky Survey foi inicialmente projetado para estar acoplado à estação espacial chinesa, a Tiangong-3.

Em 2010, quando o projeto da estação espacial chinesa Tiangong-3 foi aprovado, o objetivo era instalar um módulo óptico de 2 m de diâmetro no Módulo Experimental II da unidade orbital. No entanto, um telescópio acoplado à estação limitaria bastante o tempo e áreas de observação do Sky Survey, que só poderia observar cerca de metade do tempo de observatórios de outros países. 
 
Então, em 2015, a equipe envolvida no conceito do telescópio propôs a construção de uma telescópio espacial independente. O Sky Survey, então, operará "dividindo" a órbita com a estação espacial chinesa, sem que um atrapalhe o outro — e essa dinâmica também facilitará bastante qualquer trabalho de manutenção. 
 
Conceito do Telescópio Sky Survey 
 
O Sky Survey se concentrará em levantamentos de alta resolução angular e espectrais. Segundo o chefe do projeto no programa espacial da China, Zhou Jianping, seu desempenho será o melhor entre todos os telescópios espaciais já lançados. 
 
(Imagem: Reprodução/NASA) 
O Sky Survey terá um campo de visão cerca de 300 vezes superior ao do telescópio espacial Hubble.
 
O módulo óptico abriga um telescópio com 2 metros de abertura, um pouco menor do que os 2,4 metros do Hubble, mas maior do que os 1,2 metros do Euclid. O Sky Survey observará o céu em diversos comprimentos de onda, incluindo a luz visível, infravermelho e ultravioleta. 
 
O Sky Survey é desenvolvido com um campo de visão efetivo de 1,1 graus quadrados — quase 300 vezes o campo de visão efetivo do Hubble. Ele também foi projetado para uma alta precisão e estabilidade na plataforma, superando o recém-lançado James Webb em termos de estabilidade. 
 
Além disso, o módulo contém um espelho dobrável adicional para alternar em diferentes cargas ópticas, foco e estabilidade da imagem. Ele também será o primeiro telescópio espacial da China a usar a óptica adaptativa, com a incrível autonomia de se acoplar à estação espacial para eventuais reparos. 
 
Conjunto de Ferramentas 
 
O módulo abrigará cinco equipamentos: câmera de pesquisa, espectrômetro de campo de visão integrado, gerador de imagens multicanal, o Exoplanet Imaging Coronagraph e o Receptor Terahertz. Vale destacar que o Exoplanet Imaging aumentará a capacidade de o Sky Survey detectar e estudar exoplanetas. 
 
(Imagem: Reprodução/CNSA) 
Conceito artístico do Sky Survey.

Com toda essa estrutura, a China espera tornar o Sky Survey seu principal equipamento de observação espacial pelos próximos 10 anos. Ele estudará os efeitos das lentes gravitacionais e também pesquisará sobre matéria e energia escuras. 
 
O Sky Survey não apenas preencherá a atual lacuna dos grandes telescópios chineses, como superará qualquer desempenho de trabalhos anteriores, com a melhor qualidade possível para um telescópio espacial. Espera-se que ele observe, analise e revele o mecanismo da expansão acelerada do universo.

Comentários