Operação TEXUS 56

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA 
 
Operação:  Texus-56 
Foguete: VSB-30 
Número do vôo do foguete: 30 
Data de lançamento: 15 de novembro de 2019 
Horário: às 11h35min hora local - 09.35 UTC 
Apogeu do vôo: 256 Km 
Tempo de voo: Não divulgado 
Tempo de Microgravidade: Aproximadamente 6 minutos 
Massa da Carga Útil: Não divulgada 
Local: Esrange Space Center (ESC) - Kiruna (Suécia) 
Objetivo: Transportar cinco experimentos científicos e tecnológicos de diversos países para serem experimentados em ambiente de microgravidade. 
Resultado: Sucesso Total 
 
Carga Útil Embarcada 
 
- Experimento 'E4T' (Ethernet for TEXUS) - Experimento tecnológico conjunto da Airbus e da OHB para melhorar a comunicação de dados do TEXUS, a bordo e com a Terra, usando tecnologias comerciais de processamento de dados da “indústria 4.0”.
 
- Experimento 'InSituKris' - Experimento da 'Universidade de Freiburg' que  realizou observações in situ de partículas de fase estranha em líquidos e sua interação com a frente de cristalização. Esta pesquisa serviu para melhorar a produção e o desempenho das células solares modernas. 
 
- Experimento 'ICAPS' - Experimento da 'Université Libre de Bruxelles' e da 'TU Braunschweig' que simulou as fases iniciais da formação de protoplanetas, com a investigação de interações entre as menores partículas cósmicas e sua aglomeração. 
 
- Experimento 'PERWAVES' - Experimento da 'McGill University' em Montreal, Canadá, que envolveu a investigação de processos conhecidos como 'queimaduras discretas' de combustíveis sólidos. Neste caso, o experimento investigou o processo de combustão do pó metálico e como a eficiência dos processos de combustão pode ser significativamente melhorada. Os processos de combustão podem ser observados melhor na microgravidade do que na Terra. 
 
- Experimento AEGIS - A cereja do bolo desta missão, este pequeno experimento de estudantes, do 'Sint Pieters College,' na Bélgica, teve como objetivo medir raios-X e raios gama em espaço baixo até 260 km de altitude. Assim, o TEXUS 56 também esteve envolvido na formação de jovens cientistas. 
 
Instituições Envolvidas:
 
ESA - Agência Espacial Europeia 
DLR - Centro Aeroespacial Alemão 
DLR MORADA - Base Móvel de Mísseis do DLR 
SSC - Swedish Space Corporation (Suécia) 
ADS - Airbus Defence & Space (European) 
OBH - OBH-System (former EADS Astrium and Kayser Threde) 
UF - University of Freiburg (Alemanha) 
ULB - Université Libre de Bruxelles (Bélgica) 
TU Braunschweig - Technical University of Braunschweig (Alemanha) 
MU - McGill University (Canadá) 
SPC - Sint Pieters College (Bélgica) 
 
Instituições Indiretamente Envolvidas 
 
AEB - Agência Espacial Brasileira 
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço 
DCTA - Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial 
 
VSB-30 é Lançado com Sucesso na Europa 
 
Em 15 de novembro de 2019, um foguete brasileiro VSB-30 da “Operação TEXUS 56” foi lançado com sucesso do Centro Espacial de Esrange (ESC), em Kiruna, na Suécia, às 11:35 hora local (09:35 UTC).
 
Este foguete VSB-30 fez o seu trigésimo lançamento bem sucedido da sua história transportando desta vez cinco experimentos científicos de instituições alemães, Belgas e canadenses, alcançando a altitude de 256 km e ficou aproximadamente seis minutos em ambiente de microgravidade. 
 
Dos cinco experimentos a bordo, três deles eram os principais, foram financiados pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), e tinham como objetivo investigar como os planetas nascem, como otimizar a utilização de metais como combustíveis e como melhorar a qualidade dos cristais semicondutores. 
 
O Programa TEXUS de foguetes tem o objetivo principal de investigar as propriedades e o comportamento de materiais, produtos químicos e substâncias biológicas em um ambiente de microgravidade oferecendo aos pesquisadores envolvidos cerca de seis minutos de microgravidade. 
 
Além do emocionante momento de lançamento, as campanhas de lançamento de foguetes incluem muitas etapas antes e depois da contagem regressiva final, como preparação dos experimentos para o voo, verificações de segurança, planejamento da operação de recuperação e muito mais. 
 
Após um dia intenso, a equipe do projeto se reuniu para uma reunião pós-voo. ”Concluímos que o lançamento foi muito bem-sucedido e que todas as equipes obtiveram dados gratificantes”, disse David Hagsved, gerente de projetos da Esrange. 
 
”Trabalhar com lançamento significa que a base entra em 'modo campanha' e que estamos 100% focados. É muito trabalho duro, bastante intenso, mas também muito gratificante”, finalizou David Hagsved. 
 
VÍDEOS:
 


FOTOS:

Comentários