Segundo a Presidente da SpaceX, a Sua Empresa Não Irá Construir Novas Espaçonaves Cew Dragon

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (28/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que segundo foi anunciado a Agência Reuters pela presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, a empresa não vai mais construir novas naves Crew Dragon. 
 
Bom amigos leitores e leitoras, essa pode parecer uma decisão errada da SpaceX, porém a mesma pode estar sendo usada como estratégia para pressionar  a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA a realizar logo a avaliação ambiental da ‘Starbase’ (instalação da SpaceX em Boca Chica, no Texas), afinal esta avaliação já foi adiada por diversas vezes, e enquanto isso não ocorrer, a tal espaçonave ‘Starship’ do universo Flash Gordon não terá como realizar o seu tão sonhado voo de estreia. 
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço 
 
SpaceX Não Vai Mais Construir Novas Naves Crew Dragon, Diz Presidente da Empresa 
 
Por Rafael Arbulu
28/03/2022 - 17h41
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Na última quinta-feira, a SpaceX anunciou a nave Crew Dragon “Freedom”, a mais recente das naves cargueiras da empresa do Texas a ser produzida. Bem, de acordo com a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, a nave não será só “a mais nova” como também será “a última”. 
 
A afirmação vem de uma entrevista concedida por Shotwell à agência de notícias Reuters, onde a executiva afirma que a companhia “está finalizando a nossa última (cápsula), mas ainda vamos continuar fabricando os componentes, pois estaremos nos renovando”. 
 
(Imagem: SpaceX/Divulgação) 
As naves Crew Dragon são responsáveis por entregas de carga e tripulação da NASA à ISS, entre outras missões privadas: presidente da SpaceX anunciou que nave recente, apelidada “Freedom”, será a última fabricada.

A nave Crew Dragon rapidamente se tornou um dos principais veículos espaciais da SpaceX, junto o foguete Falcon 9: a NASA a contrata para conduzir as missões comerciais de entrega de carga e tripulação à Estação Espacial Internacional (ISS) e, além disso, empresas privadas já conduziram missões particulares por ela. 
 
Isso pinta um cenário interessante: ao todo, a SpaceX conta com quatro naves Crew Dragon em seu plantel de veículos. A qualquer hora, contudo, ela pode se ver temporariamente sem uma delas, tendo em vista que viagens à ISS, por exemplo, tendem a manter os veículos acoplados à estação pela duração de missões – que normalmente atravessam meses. 
 
Assim sendo, a empresa fundada por Elon Musk se vê em uma situação acalorada: manter-se firme em seus prazos e respostas à NASA, mas também a um número cada vez maior de contratos feitos por empresas privadas que interessem viajar ou levar artefatos ao espaço. 
 
“Existem problemas de ciclos de vida, onde assim que você começar a usar [a mesma nave] pela terceira, quarta, quinta vez, você começa a identificar diferentes coisas”, disse à Reuters o ex-astronauta da NASA, ex-funcionário e atual consultor da SpaceX, Garrett Reisman. “A SpaceX é muito boa em identificar esses problemas rapidamente e agir em cima para consertá-los”. 
 
Por outro lado, as declarações de Shotwell posicionam uma pressão maior para que a SpaceX faça logo a estreia da nave de classe orbital Starship, que é capaz de conduzir viagens que a Crew Dragon sequer sonharia ser capaz. O problema é que essa estreia não depende apenas da SpaceX, certo? 
 
“A Starship, se cumprir os objetivos pelos quais foi construída, facilmente poderia substituir tudo o que fazem o Falcon 9, o foguete Falcon Heavy e a nave Crew Dragon”, disse Reisman.

Comentários