Asteroide Atingiu a Terra Nesta Sexta, 2 Horas Depois de Ser Descoberto

Olá leitores e leitoras!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (12/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que um pequeno asteroide atingiu a Terra esta sexta-feira, apenas 2 horas depois de ter sido descoberto.
 
Brazilian Space
 
Colunistas 
 
Asteroide Atingiu a Terra Nesta Sexta, 2 Horas Depois de Ser Descoberto 
 
Por Marcelo Zurita
Editado por Fábio Marton
12/03/2022 - 14h46
Atualizada em 12/03/2022 - 19h59
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Um pequeno asteroide atingiu a Terra na noite desta sexta feira, 11 de março. O asteroide foi descoberto ainda no espaço apenas duas horas antes do impacto. De toda forma, não há razões para maiores preocupações já que o asteroide caiu no mar e era pequeno demais para causar maiores danos. 
 
Segundo informações divulgadas pelo astrônomo Cristóvão Jacques no Canal AstroNEOS, o alerta de impacto foi lançado pelo americano Bill Gray, o mesmo astrônomo que previu o impacto de um foguete na Lua no início deste mês. 
 
Um email enviado por Gray nesta sexta(11), solicitava observações urgentes do objeto, que segundo seus cálculos, deveria atingir a Terra alguns minutos depois, às 18:23 (horário de Brasília). O local de impacto calculado foi no Mar da Noruega, ao norte da Islândia. 
 
Imagem: Bill Gray 
Local do impacto do asteroide de acordo com os cálculos de Bill Gray.

O asteroide foi descoberto por Krisztián Sárneczky a partir do Observatório de Piszkéstető na Húngria. Sárneczky foi o mesmo astrônomo que descobriu o primeiro cometa de 2022 em janeiro. Agora, ele também foi o descobridor do primeiro asteroide observado no espaço antes de impactar a Terra neste ano. 
 
A partir das observações de Sárneczky, Gray calculou que o objeto atingiria a Terra e enviou o alerta aos colegas astrônomos. Só que o asteroide já estava tão rápido que nas poucas imagens feitas antes do impacto, ele apareceu apenas como um rastro nas imagens. 
 
De toda forma, os dados serviram para melhorar a precisão da órbita e para estimar que o asteroide tinha entre 3 e 4 metros de diâmetro. Era grande o suficiente para ser detectado ainda no espaço, mas pequeno para causar algum dano, caso atingisse uma área povoada. 
 
A partir dos dados coletados, o Minor Planet Center oficializou a descoberta do asteroide em sua circular MPEC2022-E178. O asteroide foi chamado de 2022 EB5 e os cálculos de sua órbita confirmaram o impacto com a Terra no Mar da Noruega. 
 
E o asteroide de fato atingiu a Terra, e provavelmente bem próximo do local calculado por Gray. A confirmação do impacto veio através de um tweet do astrônomo Peter Brown. Segundo ele, o impacto do 2022 EB5 foi detectado pela rede internacional de sensores de infrassom, através das estações na Groelândia e na Noruega. 
 
Brown informa também que a energia do impacto foi equivalente a 2 mil toneladas de TNT, o que é compatível com o tamanho estimado para o 2022 EB5. O astrônomo amador Tony Dunn, publicou em sua conta no Twitter uma animação mostrando a trajetória final do asteroide e seu impacto com a Terra. 
 
 
O 2022 EB5 foi apenas o quinto asteroide descoberto no espaço antes de atingir a Terra. Antes dele, já haviam sido detectados o 2008 TC3, que atingiu o Sudão, o 2014 AA, que atingiu o Oceano Atlântico, o 2018 LA, que atingiu Botswana e o 2019 MO, que caiu no Mar do Caribe. Nenhum desses asteroides foi detectado com mais de 24 horas de antecedência ao impacto, mas felizmente, nenhum era grande o suficiente para causar maiores danos.

Comentários