Planeta 9: Astrônomos ao Longo de Seis Anos Escaneiam 87% do Céu do Hemisfério Sul e Não Encontram Nada

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (17/03) no site “Canaltech”, destacando que astrônomos escanearam  87% do céu e não encontraram o tal Planeta 9.
 
Pois é caros amigos e amigas, a teórica existência deste tal Planeta 9, Planeta X, Planeta Nibiru (planeta dos deuses Anunnakis segundo a Mitologia Suméria) ou como vocês assim preferirem denomina-lo, na verdade constitui hoje um dos maiores mistérios da Astronomia Mundial e tem sido usado por diversos grupos astronômicos ao redor do mundo para tentar explicar as anomalias orbitais causadas em pequenos corpos do ‘Cinturão de Kuiper’, ou seja, além da órbita do Planeta Netuno. 
 
Porém pelo visto, se esse misterioso planeta realmente existe, nossa tecnologia é ainda incapaz de localiza-lo, ou então essas anomalias são causadas por algum fenômeno ainda desconhecido da nossa Astronomia, ou até, como defendem os teóricos dos Deuses Astronautas, os nossos Astrônomos estariam sendo impedidos de encontra-lo pelo uso de alguma tecnologia superior de camuflagem desenvolvida pelos supostos habitantes deste planeta, ou seja, os Anunnakis. 
 
Seja lá qual for o motivo, a Astronomia humana avança a passos largos, e quem sabe um dia, talvez até mais breve do que se imagina, a raça humana venha resolver mais este ministério do nosso Sistema Solar. 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Planeta 9: Astrônomos Escaneiam 87% do Céu e Não Encontram Nada 
 
Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
17 de Março de 2022 às 12h12
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: R. Hurt/Caltech 
 

O Planeta 9 não foi encontrado em um novo levantamento da região mais distante do Sistema Solar. No novo estudo, astrônomos escanearam quase 87% do céu com o telescópio Atacama Cosmology Telescope (ACT) em busca deste mundo teórico, que pode existir além da órbita de Netuno. Apesar de terem identificado vários candidatos, nenhum pôde ser confirmado e a busca se junta a outras anteriores, também sem resultados. 
 
O Sistema Solar é formado por oito planetas. Antes, Plutão era considerado um membro da nossa vizinhança, mas foi “rebaixado” a planeta-anão em 2006. Entretanto, dados recentes dos parâmetros orbitais de pequenos corpos além de Netuno parecem sugerir a existência de algum objeto massivo no Sistema Solar externo, que estaria influenciando-os gravitacionalmente. Assim, surgiu a ideia da presença de algum mundo por lá, que acabou conhecido como "Planeta 9" ou "Planeta X". 
 
(Imagem: Reprodução/Caltech/R. Hurt (IPAC) 
 
A existência do Planeta Nove pode explicar o porquê de alguns objetos transnetunianos parecerem aglomerados no espaço.

Este planeta controverso teria entre 5 e 10 massas terrestres, e orbitaria o Sol a uma distância de até 800 unidades astronômicas. Caso exista, seria extremamente difícil encontrá-lo com telescópios ópticos. Mesmo assim, diversos astrônomos seguem em busca dele — e, desta vez, a equipe de pesquisadores trabalhou com o telescópio Atacama Cosmology Telescope (ACT), no Chile, para procurá-lo em comprimentos de onda milimétricos. 
 
Devido à grande distância, telescópios ópticos identificariam pouquíssima luz. Além disso, procurar o planeta através de assinaturas de calor também não seria fácil, já que levantamentos da luz infravermelha, como aqueles executados pelo satélite Wide-field Infrared Explorer (WISE), não trouxeram resultados. Assim, o ACT foi escolhido porque, apesar de ter sido projetado para estudar a radiação cósmica de fundo, o telescópio tem resolução angular e sensibilidade relativamente altas, importantes para uma busca do tipo. 
 
A equipe escaneou cerca de 87% do céu do hemisfério sul ao longo de seis anos e, depois, processou as imagens com técnicas variadas. Como resultado, a busca trouxe cerca de 3.500 candidatos, mas nenhum pôde ser confirmado e não houve outras detecções estatisticamente significativas. Portanto, os cientistas excluíram, com 95% de certeza, a existência do Planeta 9 na região estudada — um resultado consistente com aquele de outras buscas que não tiveram sucesso, realizadas desde 2016. 
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astrophysical Journal.

Comentários