China Disponibiliza Sua Estação Espacial Tiangong-3 Para Receber Missões Comerciais. Cadê o MRE/MCTI/AEB?

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (14/03) no site “Canaltech”, destacando que a China quer que a sua ‘Estação Espacial Tiangong-3’ receba Missões Comerciais. 
 
Fonte: CAST
Estação Espacial Tiangong-3.

Pois é amigos leitores, olhem aí. Pois então, tá na hora da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) através de um esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com Ministério das Relações Exteriores (MRE) articularem um acordo com chineses para que o Brasil e suas universidades e empresas tenham acesso a esta estação, e possam assim realizar missões de interesse científico e tecnológico abordo da mesma.
 
É claro que uma engenharia política como essa não é tão fácil de ser realizada devido à interferência política dos americanos, mais é um grande desafio para a diplomacia brasileira, e no que se refere à questão técnica, muito possível de ser articulada se houver competência dessa gente.
 
Afinal caros leitores, não podemos esquecer que por iniciativa própria a pequena startup espacial brasileira Airvantis, demonstrando sua grande competência, já mostrou como se faz pouco tempo atrás, e hoje disponibiliza para clientes brasileiros (empresas brasileiras ou a quem possa interessar) o uso do laboratório ‘Kibo’ japonês abordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), para que assim os mesmos possam realizar o desenvolvimento de produtos científicos e tecnológicos, como por exemplo, foi o caso recente do Laboratório Brasileiro CIMED (veja aqui), que pretende até o final desse ano, testar um experimento científico abordo deste laboratório japonês.
 
Portanto caro leitores, se a pequena Airvantis conseguiu sozinha articular com os japoneses um acordo como este, porque a diplomacia brasileira não poderia fazer o mesmo com os chineses, americanos ou quem quer que disponibilize uma estação espacial para isto? Afinal caros amigos, vale lembrar que, devido à falta de compromisso com os americanos, o Brasil perdeu o espaço que possuía abordo da ISS, situação não só vexatória para o país, mas que também tirou da ciência brasileira a única e melhor plataforma fixa de testes em ambiente de microgravidade que tínhamos a nossa disposição.
 
Home - Ciência - Espaço 
 
China Quer Que Estação Espacial Tiangong-3 Receba Missões Comerciais 
 
Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
14 de Março de 2022 às 18h00
Fonte: SpaceNews; Via: Futurism 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br  
 
A China espera abrir as portas da estação espacial Tiangong-3 para missões espaciais e atividades comerciais quando as instalações estiverem concluídas e em operação total. Os planos do país foram divulgados por Zhou Jianping, designer-chefe do programa espacial tripulado do país, que afirmou que a agência espacial chinesa espera incentivar ativamente que o setor privado se envolva em atividades espaciais de formas variadas. 
 
Zhou disse haver várias possibilidades para isso. “Esperamos que haja players espaciais comerciais competitivos e econômicos para atuar em diferentes áreas, incluindo aplicações e o desenvolvimento de recursos espaciais”, disse, em entrevista à emissora estatal China Central Television. A fala de Zhou representa a primeira confirmação de que a China realmente espera abrir a estação para players comerciais. 
 
(Imagem: Reprodução/China Manned Space Engineering Office) 
A China espera que cientistas de outros países façam uso da estação Tiangong-3.

O movimento ocorre após o programa espacial do país solicitar à indústria privada que trabalhe em busca de descobrir formas mais baratas de enviar cargas ao novo posto orbital. “O envolvimento comercial no espaço está na cabeça de todos, tanto 'em casa' quanto no exterior”, observou Zhou. “Isso mostra a importância crescente do setor espacial para o desenvolvimento econômico e científico”. 
 
Já pensando no potencial científico que a comercialização da estação Tiangong-3 poderá oferecer, a China não planeja somente trabalhar com laboratórios do país, mas também com cientistas e organizações internacionais. “A CMSA afirmou várias que estamos promovendo ativamente a abertura para o laboratório espacial da China, e está aberto tanto para cientistas e engenheiros locais quanto para estrangeiros”, disse. 
 
A estação Tiangong-3 deverá ser concluída neste ano, se tudo correr conforme planejado pela China. Mais seis lançamentos estão programados para incluir dois módulos científicos ao Tianhe, o módulo central da estação. Além disso, há planos também para duas missões cargueiras e tripuladas com destino ao posto orbital. O esperado é que a estação opere na órbita baixa da Terra por pelo menos 10 anos, e é esperado que a Tiangong-3 abrigue também astronautas de outros países.

Comentários

  1. hoje , graças ao governo Chinês , a China está de parabéns , sucesso completo !

    um governo zeloso e trabalhador , desejo muito progresso a China

    o Brasil é membro dos BRICS , todos os países do Brics deveriam se associar a Estação Espacial Tiangong-3

    estou aqui orando para que tudo funcione e tenha muito progresso , salve a China

    ResponderExcluir

Postar um comentário