Segundo Anuncio da SpaceX, a Sua Espaçonave 'Starship' Foi Contratada Para Mais um Voo Tripulado no Programa Artemis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (30/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a NASA contratou a Starship para mais um voo tripulado do Programa Artemis. 
 
Bom leitor essa notícia é muita estranha para mim e se junta à informação anterior que eu tinha de que a NASA já teria trocado o SLS/Orion da tão aguardada Missão Artemis 3 (a mesma que levará humanos de volta a superfície da Lua em 2025) pelo uso desta Starship, numa jogada extremamente arriscada, onde ela trocaria a sua grande expertise de pouso em outros mundos pela nenhuma expertise da SpaceX, e colocando todas as suas fichas em uma espaçonave que sequer comprovou ainda que é uma espaçonave de verdade, pois sequer conseguiu chegar a este ambiente, quanto mais provar a sua eficiência.
 
E vale aqui ressaltar, caso os leitores não tenha percebido pela foto abaixo que, a tal espaçonave do Universo Flash Gordon em desenvolvimento pela SpaceX e que sequer voou ainda, não parece ser a mesma que aparece na foto que se segue, ou seja, que me desculpem os 'Muskeiros' de plantão, mas esse me parece um desastre pré-anunciado. É bom os americanos abrirem os olhos para as consequências que um erro como esse pode acarretar, não só na questão de uma possível perdas de vidas, mas também de grandes atrasos em seus planos, afinal eles não podem e não devem esquecer que os chineses estão em sua cola.
 
Porém amigos leitores do BS, quem sabe na noite de hoje, durante a realização da nossa sexta edição da coluna ‘Espaço Semanal’ (veja aqui), um dos maiores ‘Muskeiros’ defensores deste projeto que eu conheço, o Prof. Rui Botelho, possa trazer uma luz para toda essa história, não deixem de assistir.
 
Ciência e Espaço 
 
Starship Foi Contratada Para Mais um Voo Tripulado no Programa Artemis 
 
Por Rafael Arbulu
30/03/2022 - 15h47
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

A NASA contratou a SpaceX para conduzir mais um voo tripulado pela nave orbital Starship em direção à Lua como parte do Programa Artemis, de acordo com publicação feita pela empresa de Elon Musk no Twitter. A companhia também confirmou que a ação tem base em uma cláusula contratual que permite à agência espacial americana conduzir esse tipo de negociação. 
 
As informações mais aprofundadas do novo contrato ainda não foram divulgadas, então não se sabe muito no que tange à natureza do voo, ou mesmo sua data. Sabe-se apenas que se trata de uma missão tripulada demonstrativa – no sentido de que a Starship levará uma tripulação de astronautas para e de volta da Lua. A NASA já tem uma missão desse tipo prevista dentro do escopo do programa. 
 

Entre essas duas viagens, não está claro se há alguma diferença prática entre elas, mas um detalhe salta aos olhos: um calendário oficial publicado no site da NASA mostrou planos da agência para os próximos 10 anos em missões para a Lua e Marte, mas no que tange ao Artemis, ele menciona apenas duas demonstrações de voo com a Starship – uma missão tripulada e uma missão não tripulada. Ou seja, ela não contempla o novo contrato, mesmo esse calendário aparecendo depois do anúncio da SpaceX. 
 
Mais além, a NASA parece estar planejando um espaço de três anos entre o primeiro e o segundo voo tripulados – um em 2025 e o outro com possibilidade de ocorrer em 2028. Essa disparidade de tempo causou certa estranheza: durante todo o Programa Apollo, por exemplo, todas as missões tripuladas para a Lua – incluindo até mesmo uma viagem abortada circumlunar – ocorreram em menos de quatro anos. Esse espaço de três anos para apenas duas viagens tripuladas ainda não tem explicação. 
 
De qualquer forma, todas as estranhezas podem ser efeito de uma falta de coordenação de comunicação entre a NASA e a SpaceX, uma vez que o segundo voo tripulado da Starship não foi desmentido por ninguém. Ou então a agência e/ou a empresa estão calculando um possível adiamento das primeiras missões – um problema plausível, considerando os atrasos da NASA no desenvolvimento do Space Launch System (SLS), o mega foguete que vai estrear o Programa Artemis em meados de 2024. 
 
E não é como se a SpaceX já não tivesse problemas por conta própria: apesar de já ter alguns contratos assegurados, a nave orbital da empresa de Elon Musk ainda sequer realizou seu voo completo de teste. Muito disso é culpa da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que já adiou por pelo menos três vezes a inspeção para certificação ambiental da Starbase, a base onde está instalada a Starship. Sem essa permissão, a nave não sai do solo.

Comentários