A Província Argentina de 'Misiones' Apresentou o 'Projeto FANSAT', Fruto de Um Consórcio Público-Privado

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (22/02) no “Blog Argentina em el Espacio” destacando que a Província de Misiones, na Argentina, apresentou o ‘Projeto FANSAT’, projeto este que é fruto de um do consórcio público-privado entre a ‘Fábrica Argentina de NanoSensores IOT (FANIOT)’ e a 'Universidade Nacional de Misiones (UNM)' com vista ao desenvolvimento de nanossatélites com tecnologia IOT. 
 

Pois então caros leitores, apesar dos problemas econômicos que a Argentina está passando, uma nova província do país platino se juntou à corrida espacial. Trata-se desta ‘Província de Misiones’, que fica localizada ao norte do país, na fronteira com Paraguai e o Brasil, e que com esta iniciativa anunciou a criação de uma constelação de dois nanossatélites do tipo cubsat 2U, somados a um centro de recepção e comando de dados a ser construída e colocada em serviço ainda durante 2022.
 

Desta forma caros leitores, Misiones torna-se a quarta província argentina a projetar, desenvolver e executar projetos tecnológicos voltados as atividades espaciais, repetindo assim o exemplo das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Río Negro, e todas elas por instituições públicas como privadas. 
 
O BS aproveita para agradecer ao nosso amigo e leitor argentino Martin Marteletti pelo envio desta notícia. 
 
Brazilian Space 
 
A Província de Misiones Apresentou o Projeto FANSAT 
 
CONTA COM FINANCIAMENTO DO ESTADO 
 
É um programa do consórcio público-privado FANIOT e da Universidade Nacional de Misiones (UNM) com vista ao desenvolvimento de nanossatélites com tecnologia IOT. 
 
Por Blog Argentina em el Espacio 
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 
 

Eles apresentaram o plano de trabalho para 2022, que inclui o desenvolvimento de uma antena para monitoramento e controle de nanossatélites, a construção de um nanossatélite tipo cubesat 2U e seu lançamento em órbita antes do final do ano. 
 
O projeto foi apresentado ontem na sede da Fábrica Argentina de NanoSensores IOT (FANIOT), localizada na província de Misiones, pelos diretores do consórcio junto com as autoridades provinciais e a Universidade Nacional de Misiones. 
 

O primeiro cubesat será um demonstrador tecnológico cuja missão será receber e enviar dados de sensores na Terra com sistemas IOT embarcados, com cobertura em todo o território argentino, com aplicações nos segmentos industrial e educacional. 
 
Em dezembro de 2021, a iniciativa recebeu financiamento por meio de Contribuição Não Reembolsável (ANR) do Conselho Federal de Ciência e Tecnologia (COFECyT), enquanto espera receber uma segunda rodada de financiamento de Fontar, dependente da Agência Nacional de Promoção de Ciência e Tecnologia.Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Comentários