Ministro Marcos Pontes, Cadê o Tal GT Artemis?

Olá leitores! Olá Leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então amigos, em 29/12 do ano passado participei de uma live denominada 'RETROSPECTIVA 2021 / EXPECTATIVA 2022 - Comemoração aos 10.000 inscritos no canal' ao lado do Prof. Rui Botelho e do Junior Miranda (Homem do Espaço) no Canal BRAZILIAN SPACE TV (reveja aqui), quando em dado momento da live apontei como um ponto muito positivo de 2021 a assinatura pelo Brasil do 'Acordo do Programa Artemis', assinatura esta que ocorreu em 15 de junho de 2021 e foi anunciada pelo Prof. Rui Botelho com destaque  no BS no mesmo dia (reveja aqui).
 
Recordo amigos leitores que em maio de 2020 (pouco antes de deixar o BS) quando postei uma notícia de que a NASA estava abrindo o 'Programa Artemis' para outras nações participarem (reveja aqui), cheguei a cobrar essa participação e fui além, fazendo o seguinte comentário na época:
 
"Pois é leitor, tá aí a notícia como prova de que a história se repete. Pois então, para aqueles que não sabem, a NASA também fez semelhante convite a outras nações na década de 60 para participarem dos esforços de desenvolvimento de conhecimento e tecnologias ligados ao Programa Apollo e a geração pioneira do PEB participou com competência deste esforço. Quem sabe um dia a nossa ativista do PEB, Miriam Rezende, possa contar essa história em um de seus livros, né verdade? Mas fica a pergunta leitor, poderíamos hoje participar de alguma forma desta importante missão que mudará o futuro da humanidade ainda nesta década? Eu não diria só que sim leitor, bem como também deveríamos, sendo um tremendo erro estratégico ficarmos fora disto. E o leitor mais antenado poderia perguntar, mas como seria isso Duda, o nosso PEB é uma piada, não tem compromisso com nada. Verdade amigo leitor, e certamente não seria através dessas empresas brasileiras ligadas ao Old Space ou as ilhas estrangeiras implantadas no país que se beneficiam criminalmente do status oficial de empresa brasileira quando não são, pois que certamente os americanos sabem os riscos que estariam correndo como essas empresas ineficientes, incompetentes e em alguns casos ligadas a nações hostis, mas sim através das pequenas empresas brasileiras ligadas ao New Space, as startups espaciais, estas sim leitor poderiam colaborar desenvolvendo através de contratos e prazos bem elaborados tecnologias e até métodos que fossem úteis ao Programa Artemis. Entretanto amigo leitor para que isso pudesse acontecer teria de contar com a interferência política do Governo Bolsonaro, já que o Programa Artemis é uma iniciativa do Governo dos EUA, e neste caso tem a questão política envolvida. Entretanto, o Governo Bolsonaro, já provou por A + B, através da falta de uma ação política efetiva de que o PEB não é prioridade de seu governo como deveria e está definida na Estratégia Nacional de Defesa (END), isto desde que foi criada e jamais respeitada por nenhum desses governos populistas de merda. Isto leitor fica também claro na ineficiência do ministro Marcos Pontes (por uma razão ou outra não justificável e inaceitável) na condução da atividades espaciais do país, situação está que de minha parte foi uma tremenda decepção, já que depois de quase um ano e meio de governo se esperava muito dele e ele não realizou absolutamente nada de relevante neste setor, mesmo tendo competência pra tanto e tendo os anseios da Comunidade Espacial em 'mãos' expressadas nas 24 sugestões da histórica CARTA DE FOZ DO IGUAÇU. O que aconteceu? Teorias podem ser levantadas e algumas certezas apresentadas, mas a verdade é que o que vale no final das contas é o resultado e ele infelizmente é pífio."
 
Assim sendo amigos e amigas do BS, mesmo tremendamente decepcionado com o desempenho do risonho Ministro Marcos Pontes, quando tomei ciência da assinatura deste acordo, comemorei entusiasticamente, apesar de achar que a incompetência de sua gestão e da do seu fraco escudeiro Carlos Moura a frente da Agência Espacial de Brinquedo (AEB), poderiam ser um grande empecilho assim como ocorreu em gestões anteriores, sendo o maior exemplo disto, a vergonhosa participação do Brasil no âmbito do Projeto da Estação Espacial Internacional, então lembrados?
 
Notem vocês que levou mais de um ano desde que a NASA abriu o Programa Artemis para que o Brasil se mobilizasse e viesse a se juntar a esta iniciativa, e quase seis meses (03/12/2021) para que este ministro risonho e moroso viesse publicar a Portaria nº 5.371 do MCTI (veja aqui) que criou o Grupo de Trabalho Artemis (GT Artemis), grupo este que tem por finalidade assessorar e auxiliar a participação do MCTI e suas entidades vinculadas neste  'Acordo Ártemis'.
 
Pois então amigos leitores, em 10/01/2022 o MCTI publicou a Portaria nº 5.506, designando assim os membros para compor este 'Grupo de Trabalho Ártemis (veja aqui). Porém acontece que já estamos chegando no mês de março e até o momento este 'GT Artemis' sequer fez uma reunião, apesar do ministro risonho estar divulgando um tal projeto de 'Rover Lunar' no âmbito deste projeto.
 
Amigos, o Programa Artemis é um programa da NASA com a participação (até onde eu sei) de onze nações do mundo, e que está em pleno curso com ações dinâmicas e projetos sendo desenvolvidos para atender a prazos muitos dos quais bastante curtos, e o Brasil não pode ficar esperando a 'banda passar' se quiser ser eficiente e mostrar a NASA que está mesmo comprometido com esta iniciativa.
 
Agora mesmo, tomei conhecimento de que além desse tal projeto do 'Rover Lunar' que na verdade ninguém sabe como será realizado, né ministro, rsrsrsrsrs, a Comunidade Espacial do país tem pelo menos mais dois projetos extremamente sérios que certamente atrairão o interesse da NASA, mas que pelo processo normal ainda precisam ser apresentados a este 'GT Artemis', grupo este que ainda se encontra hibernando em berço esplêndido, mas que já devia estar trabalhando e fazendo a diferença. Acordem!

Comentários