Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) Inicia Atividades Operacionais

Olá leitores e leitoras! 
 
Segue abaixo uma notícia postada dia (11/03) no site oficial da ‘FAB’ destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) finalmente iniciou suas atividades Operacionais no ano de 2022. 
 
Pois então amigos leitores, mesmo que tenha sido apenas uma operação de lançamento desses foguetinhos SBAT-70 (acrônimo de Sistema Brasileiro Ar-Terra), foguetes estes de uma família fabricada pela Avibras desde a década de 80 do século passado, não deixa de ser positivo o retorno do CLBI a Atividades Operacionais.
 
Foguete SBAT-70 fabricado pela Avibras.

No entanto, apesar do CLBI ter entre as suas atribuições testar artefatos militares como este, é frustrante notar que este Centro de Lançamento não realiza uma missão espacial significativa há bastante tempo, e pior, notar que, talvez justamente por esta razão, a FAB com esta notícia parece buscar dar uma dimensão maior do que essa operação realmente merece. Enfim...

Brazilian Space 
 
LANÇAMENTO 
 
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) Inicia Atividades Operacionais 
 
A Operação Natal XLII tem como objetivo lançar, rastrear, registrar e tratar os dados de voo, a partir das instalações do CLBI, de cinco foguetes de treinamento SBAT-70 
 
Por Agência Força Aérea 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Publicada em: 11/03/2022 - 19:24 
Fonte: CLBI 
 

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou em Parnamirim (RN), no período de 21 a 25/02 a Operação Natal XLII, que tem como objetivo principal lançar, rastrear, registrar e tratar os dados de voo, a partir das instalações do CLBI, de cinco foguetes de treinamento SBAT-70. 
 
Durante a Operação, também foi possível formar, aprimorar e manter a capacitação técnica-operacional dos recursos humanos, além de certificar a confiabilidade dos meios operacionais para a execução da missão institucional do centro. “O elevado grau de dificuldade no rastreamento desse artefato - alta velocidade na saída da plataforma de lançamento, pouco tempo de queima do propelente e tamanho reduzido - permite a avaliação da capacidade dos meios de rastreio em um cenário mais complexo do que o encontrado nos lançamentos de veículos de sondagem e outros engenhos espaciais ensaiados nos Centros de Lançamento”, afirmou o Diretor do CLBI, Coronel Erivando Pereira Souza. 
 

Nesse exercício operacional, o emprego conjunto para o esclarecimento da área marítima das aeronaves P-95 e H-36, respectivamente, do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° GAV) - Esquadrão Netuno e do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão , acrescido das equipagens da Marinha do Brasil (MB) e dos Radares no esclarecimento da área do próprio CLBI, assegurou a confiabilidade no processo decisório durante as cronologias de lançamento, além da segurança na operação. 
 
O escopo do esclarecimento abrangeu 500 quilômetros quadrados de cobertura marítima, localizando, identificando e orientando as embarcações no polígono definido como área perigosa, ativado para a operação por meio de Aviso aos Navegantes emitido pela Marinha do Brasil. 
 

Outro destaque foi a coordenação integrada do CLBI com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Terceiro Distrito Naval e Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), entre elas BANT, 1º/8º GAV, GSD-NT, 3º/1º GCC, DTCEA-NT e ES-NT, o que garantiu o sucesso da Operação Natal XLII, elevando as capacidades logística e operacional no cenário de emprego. 
 
Durante a Natal XLII, também foram acionadas duas simulações de acidente na plataforma, sendo uma delas realizada, inopinadamente, durante a cronologia real de lançamento, quando foi possível ratificar a prontidão, a capacitação operacional e o adestramento das equipes. 
 
O DCTA 
 
O DCTA foi criado em 1969 e é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), são as Organizações Militares responsáveis por realizarem testes operacionais e lançamentos de veículos espaciais e de rastreio visando a realização de experimentos científico e tecnológicos.

Comentários

  1. eu gostaria que duas Bases de Lançamento fossem criadas , uma seria a Base do Cassino , no extremo Sul do Brasil , para lançamentos Polares e a outra uma base na ilha do Marajó à 0º na linha do Equador , para lançamentos Equatoriais , e o desenvolvimento do Foguete Sub-orbital VS-43

    sonhar ainda não paga imposto e nem jurus no Brasil ! , rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário