No coração do setor público espacial brasileiro: Pós-graduandos da Unisantos visitam entidades do PEB em Brasília

Olá, leitoras! Olá., leitores!


Nos dias 14 e 15 de março, pós-graduandos em Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos (Unisantos), acompanhados do Dr. Ian Grosner (Procurador Federal, docente e idealizado do programa), realizaram uma série de visitas à entidades ligadas ao Programa Espacial Brasileiro (PEB), sediadas em Brasília-DF.

Concebidas no projeto pedagógico do curso, o qual (a convite do Dr. Ian Grosner) tive a honra de ajudar a elaborar, as visitas aos Órgãos e entidades ligadas ao PEB são atividades optativas, que complementam a carga-horária ordinária do curso.

Apesar de optativas, devido ao fato do curso ser on-line e contar com alunos de muitos lugares do Brasil (o que pode impossibilitar a adesão de alguns discentes), essas atividades são um "plus" do programa e tem por objetivo proporcionar ao corpo discente a consolidação e fixação dos conteúdos programátcos abordados nas disciplinas, com atividades práticas que aproximam os futuros especialistas à realidade das atividades espaciais nacionais, tanto na esfera governamental, quanto na indústria.

As entidades visitadas em Brasília foram: o Centro de Operações Espaciais - COPE; a Agência Espacial Brasileira - AEB; o Ministério das Relações Exteriores - MRE/Itamaraty;e o  Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Além do Dr. Ian Grosner, participaram das visitas os seguintes alunos: Natalia Rosa de Oliveira, Suyan Cristina Malhadas, Guilherme Ferreira Figini, Gabriel Abud de Andrade e Thaís Zandoná.

Importante destacar que no COPE os visitantes foram ciceroneados pelo Capitão Ricardo Freire da Silva, o Ricardo Freire do canal do YouTube "Um Pequeno Passo" e coautor do "Podcast Espacial Brasileiro (PEB)", junto comigo.

Único programa do gênero no Brasil, vemos com muita satisfação a 1a turma (parte dela) coroando a sua formação com essas visitas (se quer saber mais sobre a Pós-graduação em Diretiro e Política Espacial da Unisantos, veja aqui).

Parabéns ao Dr. Ian Grosner, à Unisantos, aos discentes e aos entes que recepcionaram a delegação da Pós-graduação da Unisantos! 

Segue abaixo o texto elaborado pelo pós-graduando e Bacharel Dr. Gabriel Abud de Andrade, com o registro e as impressões sobre as visitas.

Rui Botelho

OBSERVAÇÃO: O Brazilian Space não recebe nenhum tipo de remuneração ou benefício (direto ou indireto) por essa divulgação, nem da Unisantos, nem de seus membros, sendo a mesma encarada pela nossa editoria como uma ação de incentivo às atividades acadêmicas no segmento espacial e um serviço de utilidade pública de divulgação desse tipo de iniciativa.

No coração do setor público espacial brasileiro


por Gabriel Abud de Andrade*
16/03/2023

Os dias 14 e 15 de março de 2022 foram históricos para a academia espacial brasileira.

Como atividades válidas durante o calendário acadêmico da 1ª pós-graduação em Direito & Política Espacial do Brasil, a Universidade Católica de Santos (Unisantos) proporcionou aos seus pós-graduandos experiências únicas com as visitas técnicas ao Centro de Operações Espaciais (COPE), à Agência Espacial Brasileira (AEB) e aos ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty) e também da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No COPE, localizado em complexo do Comando da Aeronáutica, os alunos tiveram a chance de ver de perto o ambiente aonde rastreio e processamento de dados satelitais acontecem a níveis civis e militares.

Visita ao COPE.
Fonte: O Autor.

Visita ao COPE.
Fonte: O Autor / Demais membros da comitiva.

Visita ao COPE (Cap. Ricardo Freire e Dr. Ian Grosner).
Fonte: O Autor / Demais membros da comitiva.

Na AEB, houve a chance única de os estudantes terem aula com o presidente Carlos Moura que, junto ao corpo de diretores(as) da agência, preparou recepção especial aos discentes, em oportunidade na qual tiveram a ocasião de um intercâmbio entre os profissionais e os acadêmicos.

Visita à AEB.
Fonte: O Autor.

Já no último dia de visitas, a experiência foi de conhecer alguns ambientes do Palácio do Itamaraty, repleto de artigos representantes da cultura e identidade nacionais, enquanto no MCTI teve como pontos altos o reconhecimento do gabinete do ministro Marcos Pontes e palestra institucional do ministério.

Visita ao MCTI.
Fonte: O Autor.

O balanço final da experiência em Brasília foi de gratidão à Unisantos e de responsabilidade em todo o corpo docente e discente de fomento às ciências sociais relacionadas a atividades espaciais no Brasil.

Visita ao Itamaraty.
Fonte: O Autor / Demais membros da comitiva.


Visita ao Itamaraty.
Fonte: O Autor / Demais membros da comitiva.

Em nome dos estudantes de Direito e Política Espacial da Unisantos, nosso muito obrigado e até uma próxima oportunidade!

Ad Astra!

* Gabriel Abud de Andrade - é pós-graduando em Direito e Política Espacial pela UniSantos e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de Membro fundador da Comissão de Direito Espacial da OAB/AM e Membro associado da Sociedade Brasileira de Direito Aerospacial. Gabriel já colaborou com o BS, publicando conosco o artigo "Corte Espacial de Dubai" (veja aqui).


Comentários

  1. Obrigado ao BS pela divulgação das visitas técnicas realizadas em Brasília-DF, no âmbito da primeira e única pós-graduação em Direito & Política Espacial do Brasil, promovida pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Não poderia deixar de registrar, em meu nome e também da coordenação do curso, os agradecimentos ao Cap. Ricardo Freire (COPE); na AEB, ao Presidente Carlos Moura, ao Procurador-Chefe Henrique Tróccoli, aos diretores Herbert Kimura, Cristiano Trein, Paulo Roberto Barros, Aluísio Viveiros Camargo e todos os servidores e colaboradores presentes; no MCTI, ao Brig. Ricardo Mangrich, assessor especial do Ministro do MCTI, Cecília Parente, chefe da assessoria parlamentar e Cel. Eduardo Temporin, chefe de gabinete do Ministro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário