O Mestre em Direito Aeronáutico e Espacial 'Ian Grosner' Assumiu Cargo na AEB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (15/03) no site “Agencia Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a esta agência recebeu dia 14/03 alunos de pós-graduação em ‘Direito e Política Espacial’ da ‘Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)’, além do procurador federal ‘Ian Grosner’, para assim participarem de uma palestra ministrada pelo fraco presidente desta agência, o Sr. Carlos Moura.
 
Bom amigos leitores e leitoras, o que tem de mais significativo nesta notícia e que o Mestre em Direito Aeronáutico e Espacial Ian Grosner, um dos maiores do Brasil e talvez do mundo nesta área, e amigo do BS e do Prof. Rui Botelho, assumiu o cargo de chefe da ‘Divisão de Análises e Pareceres’, da Procuradoria Federal, junto à esta Agência Espacial de Brinquedo. Quiçá sua presença venha ajudar de alguma forma a melhorar o desempenho deste pífio órgão.
 
O BS aproveita para parabenizar ao Sr. Ian Grosner e desejar-lhe sucesso em sua árdua missão.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Notícias 
 
Agência Espacial Brasileira (AEB) Recebe Alunos de Direito Espacial 
 
Os convidados participaram da palestra sobre o setor espacial e sua importância para a sociedade
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 15/03/2022 - 11h35
Atualizado em 15/03/2022 - 11h47
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu, nesta segunda-feira (14), os alunos de pós-graduação em Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e o procurador federal Ian Grosner. Os convidados participaram da palestra ministrada pelo presidente da AEB, Carlos Moura, cujo tema principal foi “O Programa Espacial Brasileiro como um instrumento para a sociedade”.
 
Na apresentação, ficou claro como o Programa Espacial Brasileiro (PEB) é importante para o desenvolvimento, não só da área espacial mas para o crescimento econômico, humano e social do país. “Quando uma empresa se propõe a utilizar o Centro Espacial de Alcântara (CEA), não basta utilizá-lo como um vetor, é necessário alavancar a região. É disso que se trata o PEB”, disse Moura.
 
Durante a palestra, foi discutida a importância do desenvolvimento sustentável e as atividades espaciais, em vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós temos que ter esse olhar de sustentabilidade em se tratando de produção espacial, dos lançamentos e das composições”, declarou Aluísio Camargo, diretor de Planejamento, Orçamento e Administração (DPOA) da AEB.
 
Ian Grosner comentou sobre a importância da visita institucional para os alunos. “Hoje nós temos poucos cursos em Direito Espacial. É importante haver essas visitas para que possamos intercalar a teoria com a prática. É primordial que os alunos tenham esse contato com as instituições. Fico feliz pela AEB nos convidar e trazer esse aprendizado, visto que a Agência é o principal órgão do Programa Espacial Brasileiro”, disse o procurador.
 
“Ver que o que a gente estuda torna tudo mais real. A gente acaba ficando em um polo muito distante das tomadas das decisões quando focamos apenas na teoria. Esse tipo de visita incentiva a continuar estudando. É bom ter pessoas da área para conversar, tirar dúvidas e ter essa vivência”, disse Natalia Rosa, aluna do curso de pós-graduação.
 
“Eu acho que é bem importante para a difusão do Direito Espacial que hoje, no Brasil, é uma área bem incipiente. Não há muitos profissionais que são qualificados no tema e a maioria estudou no exterior. Acho que o Direito é muito importante para trazer o desenvolvimento espacial para o país, porque se o Brasil quer se tornar um dos grandes players mundiais, a gente precisa da segurança jurídica tanto para a parte pública, quanto para as privadas que vão atuar no setor”, complementa Thaís Zandoná, também estudante de pós-graduação.
 
Ian Grosner aproveitou a oportunidade para assumir o cargo de chefe da Divisão de Análises e Pareceres, da Procuradoria Federal, junto à Agência Espacial Brasileira. “As pessoas que trabalham com o espaço trabalham com muita paixão, e eu tenho certeza que o Ian, como professor e profissional do Direito, tem muito a agregar na AEB”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.
 
“Diante da especialização que eu fiz e que já busco há alguns anos na parte do Direito Espacial, eu sempre vi a oportunidade de vir trabalhar na AEB como algo que eu queria para a minha carreira e que se concretizou. Eu espero poder contribuir com o conhecimento adquirido e fazer parte dessa família”, finalizou Grosner. 
 

Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. Muito obrigado mesmo pelo elogio e consideração do BS, mas estou muito longe de ser o maior especialista, seja do Brasil, muito menos do mundo, em direito espacial. Espero poder contribuir de alguma forma positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Ian Grosner!

      Talvez até não, mas se destaca muito pela sua humildade e o futuro, bom, a Deus pertence.

      Excluir

Postar um comentário