Em Cerimônia Comemorativa de Um Ano de Operação do Satélite Amazônia-1, Diretor do INPE Destaca Alguns Planos Para o Futuro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, no dia de ontem 17/03, durante a realização de nossa coluna 'Espaço Semanal', realizada todas as quintas-feiras na 'Brazilian Space TV' (veja aqui), um dos presentes que nos acompanhava ao vivo (o Panzer Brasil) nos questionou qual seriam os próximos passos do INPE pós Amazônia-1
 
A pergunta do nosso entusiasta realmente foi muito pertinente e dentro do arcabouço de informações que possuíamos, respondemos com uma visão geral do que foi feito recentemente e que poderia ser dado continuidade, sem adentrarmos nos pormenores de cada projeto.
 
Dr.  Clezio Marcos De Nardin
Diante desse questionamentos, corremos atrás e conseguimos algumas informações graças a um discurso proferido pela atual diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o 'Dr.  Clezio Marcos De Nardin', durante a 'Cerimônia Comemorativa de um Ano de Lançamento e Operação do Satélite Amazonia 1', evento este realizado no próprio auditório do INPE em 24 de fevereiro deste ano.
 
O diretor do INPE, além de destacar as dificuldades financeiras vividas pelo instituto que, segundo ele, teve ano passado o mais baixo orçamento de sua história, falou também sobre a seu trabalho ao lado da FUNCATE para captar recursos financeiros e mudar o arcabouço jurídico, além de sua luta para aumentar o quadro de pesquisadores do instituto bem como também recuperar o poder dos salários de seus servidores, uma antiga reivindicação dos sindicalistas.
 
"E o amigo Josiel Urbano, presidente da FUNCATE. Que é um parceiro nessa longa data e nesse trabalho de projetização e captação de recursos, né Josiel? E o nosso papel agora vai aumentar, com esse, arcabouço jurídico alterado e melhorado, atendendo a legislação, a legislação do arcabouço de inovação, agora cada vez mais nos vamos recorrer a fundação para não só nos ajudar na gestão dos nossos projetos, mas também para captação de recursos..." disse o diretor do INPE.
 
Quanto a ações e projetos o Diretor do INPE destacou:
 
* A continuação da parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) nos projetos dos nanossatélites 'Sport' e 'ITASAT-2', bem como nos próximos previstos.
 
* Projeto do satélite científico 'EQUARS' que já teve seus recursos equacionados e que deverá utilizar uma nova plataforma desenvolvida pelo instituto denominada de 'P100'.
 
* Tratativas com a Índia para implantação no Brasil de bases de 'Antenas de Rastreio para Deep Space'.
 
* Apoio do INPE na fomentação para abrir oportunidades de mercado para o Setor espacial
 
* O instituto já está trabalhando no desenvolvimento do Satélite ACUA (Satélite de Água) que teve a sua necessidade revelada pelo 'Planejamento Estratégico do INPE' como absolutamente importante e que utilizará a PMM (Plataform Multi-Missão).
 
* O instituto foi autorizado pelo MCTI a iniciar conversas com a China no âmbito Projeto do Satélite CBERS-6, um satélite do tipo SAR, visando a utilização também da PMM. Essa é a premissa e as negociações com a China seriam feitas nessas base. Esta pelo menos seria a posição que o Brasil defenderia no encontro com os Chineses que ocorreria poucos dias depois durante a realização do "COSBAN - Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação".
 
* O instituto também vai trabalhar para buscar o desenvolvimento de plataformas de 30kg e 10 kg.
 
Enfim...
 
Trago abaixo para vocês o vídeo desta cerimônia na integra e convido a todos a assisti-lo, pois foi um momento histórico e de reconhecimento para todos aqueles que trabalharam neste fantástico projeto do Satélite Amazônia -1.
 

Comentários

  1. O satélite ACUA seria um substituto do satélite SABIAMAR-2 que completaria a constelação de 2 satélites e que também era baseado na plataforma PMM? (Em princípio, os satélites seriam construídos em conjunto, então devido a problemas aparentemente orçamentários, a CONAE decidiu avançar sozinha para ganhar tempo enquanto espera o Brasil completar a constelação depois). Existe alguma outra fonte que possa ser consultada sobre este novo anúncio do satélite ACUA? Obrigado e cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo MMarteletti!

      Bom, talvez você esteja certo quanto o sua colocação, e eu até acredito que muito o provavelmente você estar, mas infelizmente ainda não temos maiores informações sobre esse satélite.

      Saudações do Brasil!


      ¡Hola amigo MMarteletti!

      Bueno, tal vez tenga razón sobre su ubicación, e incluso creo que lo más probable es que la tenga, pero lamentablemente todavía no tenemos más información sobre este satélite.

      ¡Saludos desde Brasil!

      Excluir
  2. Demorou, mas agora é realidade. Quem dera nosso lançador tivesse demorado e agora também fosse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown , o nosso sonho de o Brasil tem um dia um Lançador nunca deu certo , porquê Washington governa Brasília e os brasileiros adoram New York , Flórida , Walt Disney World Resort , Disneyland Park e E.U.A.

      só teremos um Lançador 100% brasileiro no dia em que a Rede Globo deixar de passar 6 novelas de segunda à sexta e o governo exigir Telecurso 1º grau e 2º grau pela manhã, pela tarde e pela noite em todas emissoras de TV

      e cobrar imposto das grandes fortunas e imposto em todas igrejas que cobram dízimos , e esse dinheiro arrecadado fosse para criar creches , pré-escolas e escolas do 1º e 2º grau

      isso já ajudaria em muita a educação dos brasileiros , no mais é só Sonhar entra ano e sai ano !

      se o Governo de Bolsonaro perder , todo o sonho da AEB acaba e o governo que entrar vai criar outro sonho na Agência Espacial de Brinquedos !!!

      Excluir

Postar um comentário