Momento Histórico: Brasil assina o Acordo Artemis!

Olá, leitora! Olá, leitor!

Finalmente, depois de muita ansiedade da comunidade espacial brasileira, o Brasil assinou no dia de hoje (15/06/2021), o Acordo Artemis. A cerimônia de assinatura ocorreu em Brasíllia e contou a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do Ministro Marcos Pontes (que assinou o documento), além de outras autoridades nacionais e diplomatas estrangeiros, em especial o diplomata dos Estados Unidos da América (EUA), Todd Chapman.

Vídeo do canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no Youtube (15/06/2021)/

O programa Artemis é um projeto encabeçado pela NASA (a agência espacial americana) que objetiva o retorno do homem à Lua a partir de 2024, para iniciar um processo de exploração sustentável do nosso satélite e dele para outros astros do nosso sistema solar como Marte. Além disso, o Artemis simboliza a inclusão de gênero e de raça no programa de espaço profundo dos EUA, com a ida da primeira mulher e do primeiro homem negro à Lua, bem como confirmará a maior participação da iniciativa privada na exploração espacial, como base para o desenvolvimento de uma economia espacial ampla e vigorosa.

O acordo (ou os acordos) Artemis são um conjunto de normas de conduta e de boas práticas estabelecidos pelos NASA/EUA para o ingresso de outros participantes (governamentais ou privados) no programa Artemis (veja aqui) e dos programas dele derivados, para a exploração pacífica e sustentável do espaço, inclusive (e principalmente) pela iniciativa privada (sozinha ou via parcerias público privadas - PPPs).

Alguns itens do Acordo Artemis vem sendo questionados pela comunidade espacial, pois criam brechas ou apresentam uma visão unilateral americana que, de certo modo, desconsideram princípios dos Tratado do Espaço e artigos do Acordo da Lua, o que nós classificamos como "Moonexit" no nosso artigo "Eight countries sign Artemis Accords: does this situation represent the beginning of an 'UN Moonexit' ?", de 20/10/2020. No episódio 5 do Podcast Espacial Brasileiro (PEB), discutimos isso com um pouco mais de profundidade.


O Brasil é o 12o país a assinar o Acordo Artemis, tendo sido precedido por: Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos da América (o proponente). 

Esperamos que a adesão do Brasil ao Artemis venha a surtir efeito positvo interno e externo para o setor espacial brasileiro e que isso possa ajudar o Programa Espacial Brasileiro (PEB), a indústria, as startups espaciais e a academia nacional de forma duradoura.

Brazilian Space

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, Tin! Obrigado pelo seu questionamento!

      É um momento histórico, pois, com certeza, vai ficar registrado na história do Brasil, dos Estados Unidos e do Programa Artemis. Se isso vai resultar em uma participação real e efetiva do Brasil e não ser somente um fato político, só o tempo dirá.
      Saudações!

      Excluir
    2. Olá Prof. Rui Botelho!

      Concordo contigo. Histórico sim, e completaria dizendo também necessário. Agora se será uma ação de real valor efetivo que traga realmente beneficios a esta ignorante Sociedade Brasileira, aí já são outros quinhentos, só mesmo o tempo poderá responder a está pergunta. Da forma como as coisas estão sendo conduzidas, de minha parte não acredito nesta possibilidade, mas espero para o bem do Brasil que eu esteja errado.

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir
  2. o Programa Artémis dos E.U.A. quer a participação do BRASIL , para dizer a todos os Brasileiros quem manda no Espaço Sideral são os E.U.A.

    nem a Rússia , nem a China e nem a Índia concordam com essa H I S T Ó R I A IMPERIALISTA dos Estadunidenses e da Majestosa N A S A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso nosso lançador vai ficando para um futuro que nunca chega.

      Excluir
    2. Infelizmente unknown , na pagina da AEB dá a entender que o VLM só decolará em 2024.Extremamente triste isso.

      Excluir
    3. O primeiro teste estático do motor S50 deveria ter sido feito em Maio. Porêm temos silêncio completo por parte do ministro Pontes.

      Excluir
  3. Bem vindo Artemis, R.I.P. Programa Espacial Brasileiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário