Space Café de junho contará com a participação do diplomata brasileiro André Rypl, ex-presidente do COPUOS.

 Olá, Leitora! Olá, Leitor!

O programa do Space Café Brazil do mês de junho contará com a participação do diplomata brasileiro André Rypl, ex-presidente do COPUOS (United Nations Committee on the Peaceful Uses of Outer Space), o Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior, tendo como anfitrião o Dr. Ian Grosner, Vice-Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico e Espacial do Distrito Federal.

O episódio está programado para o dia 23 de junho de 2021, às 13:00h (veja link para se cadastrar no evento aqui). 

Imagem: Space Café BR #3.

Andre Rypl é um diplomata de carreira do Brasil que trabalha com questões espaciais desde 2012 e foi Assessor de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB), antes de ir para Viena para assumir a presidência do COPUOS. Ele participou de vários processos de negociação, como a proposta de um Código Internacional de Conduta para Atividades do Espaço Exterior, as diretrizes sobre a sustentabilidade de longo prazo do exterior atividades espaciais e Agenda 2030 do Espaço COPUOS. Ele é um defensor de uma maior interação entre diferentes órgãos da ONU, ONGs, universidades, o setor privado e outras partes interessadas no espaço para promover o uso responsável, pacífico e sustentável do espaço sideral. Foi presidente do COPUOS em 2019 e mora em Viena, onde trabalha na Embaixada do Brasil.

Sobre o Space Café / Space Café Brazil

O SpaceWatch.Global é um site internacional especializado em assuntos referentes ao espaço que está em atividade desde 2016. O portal fornece uma perspectiva completa do setor espacial mundial a partir de análises, previsões e percepções sobre as implicações geopolíticas dos desenvolvimentos espaciais, com temas que vão da política espacial, exploração espacial, missões espaciais, até armas e tecnologia espaciais.

Imagem: Space Café BR.

O Space Café WebTalk inaugural ocorreu em 31 de março de 2020, com a participação do Professor Moriba Jah, professor associado do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Engenharia da Universidade do Texas em Austin, em conversa com Torsten Kriening, co-editor do SpaceWatch.Global e diretor de operações da ThorGroup GmbH. 

Desde então já ocorreram mais de 40 programas e, agora, como o Space Café Brazil, o primeiro programa regional do referido projeto na América Latina é realizado totalmente em português, dando oportunidade de participação à comunidade lusófona do mundo.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários