Estão Abertas Inscrições Gratuitas Para o Programa do 'Caça Asteroides MCTI'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois é leitor, segue agora uma notícia postada hoje (01/04) no site oficial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacando que estão abertas as inscrições (totalmente gratuitas) para o ‘Caça Asteroides MCTI’, programa este realizado em parceria entre o MCTI e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space
 
Estão Abertas as Inscrições do Caça Asteroides MCTI 
 
Podem participar da competição, que é totalmente gratuita e possui cerca de 1300 vagas, escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores
 
Publicado em 01/04/2022 - 18h12
Atualizado em 01/04/2022 - 18h13
Fonte: Site do MCTI
 

Já estão abertas as inscrições para a edição 2022 do programa Caça Asteroides MCTI, realizado em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). A ação faz parte dos projetos de popularização da ciência da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência, do ministério (SEAPC/MCTI). Os participantes terão a oportunidade de descobrir e nomear asteroides, e participar da astronomia na prática. O  programa Caça Asteroides MCTI possui abrangência nacional e internacional e conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).
 
E para aqueles interessados que não dominam o tema, vale ressaltar que não há necessidade de conhecimento prévio para se inscrever. Todos os participantes receberão informações e treinamento, de forma virtual, com as instruções de como participar. Todos os inscritos receberão ao final um certificado internacional de participação.
 
O Caça Asteroides é realizado por meio de uma plataforma do IASC/NASA Partner que fornece as imagens captadas por um telescópio de 1.8 metros pertencente à Universidade do Havaí. As imagens são analisadas pelo software Astrometrica, disponível para download na página do IASC (http://iasc.cosmosearch.org/Home/Astrometrica).
 
O programa possui cerca de 1.300 vagas. Serão disponibilizados cerca de 30 mil pacotes de imagens. Ao todo cerca de 125 mil imagens serão analisadas pelas equipes inscritas. Em uma delas você e sua equipe podem encontrar um ou mais asteroides. As imagens serão distribuídas e as equipes cadastradas devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra (NEOs).
 
Para participar do Caça Asteroides MCTI, o líder de cada equipe deve ser maior de idade. Após realizar a inscrição, o responsável receberá um e-mail com formulário para ser preenchido com os dados dos outros integrantes da equipe. As campanhas mensais iniciam em maio e encerram em setembro deste ano.
 
“Nós da CGPC/SEAPC/MCTI estamos muito felizes com os resultados do Caça Asteroides MCTI. Desde os anos 2020 e 2021 a procura só vem aumentando. Tínhamos 400 equipes, depois 700 e agora temos quase 1.300 equipes. A procura está muito grande. Quero reforçar o convite pois a ciência cidadã é para a participação de todos. Boa caçada”, declarou a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI, Silvana Copceski.
 

Comentários