China Também Suspende Parceria com a Rússia em Missões Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (15/04) no site “Canaltech”, destacando que a China também ‘suspendeu’ a sua parceria com a Rússia em Missões Espaciais. 
 
Pois é, como eu disse em comentário anterior, as coisas irão ficar difíceis para o ‘Programa Espacial Russo que já sofria da falta de maiores recursos e agora terá de conviver sem essas parcerias, e a tendência é que as coisas piorem ainda mais. Enfim, a Rússia está apenas colhendo o que foi plantado. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
China Também Suspende Parceria Com a Rússia em Missões Espaciais 
 
Por Por Wyllian Torres 
Editado por Patrícia Gnipper 
15 de Abril de 2022 às 18h00
Fonte: Via NASA Watch 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: CNSA/CLEP 

A China suspendeu suas atividades espaciais até então desenvolvidas com a Academia Russa de Ciências (RAS). O anúncio foi feito pelo presidente da RAS, Alexander Sergeev, durante uma conferência científica que aconteceu no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, na quinta-feira (14). 
 
Durante a Conferência Científica e Prática Internacional, Sergeev disse que os parceiros científicos da China fizeram uma pausa nas atividades conduzidas em parceria entre os dois países. Segundo ele, essa postura foi adotada no mês passado e, desde então, “não conseguimos entrar em discussões tão sérias”.
 
(Imagem: Reprodução/CNSA/Roscosmos) 
Conceito artístico da base lunar ILRS, trabalho que seria desenvolvida entre China e Rússia.

A China, no entanto, não revelou se esse movimento segue outras agências espaciais, como a NASA e ESA, que também suspenderam as atividades realizadas em parceria com a Rússia desde que o país invadiu a Ucrânia no final de fevereiro. 
 
Ainda assim, Sergeev disse que não rompeu relações com a China e que ainda tenta manter as atividades com o país. O presidente da RAS acrescentou que as academias de ciência de vários países afirmam serem instituições inseridas no contexto político. Portanto, segundo Sergeev — que discorda desse posicionamento das outras academias —, a RAS decidiu suspender as relações com a maioria das instituições de ciências com as quais desenvolvia alguma atividade. 
 
Ainda não está claro quais trabalhos exatamente serão interrompidos, mas vale lembrar a China e a Rússia trabalhavam no conceito de uma futura base lunar chamada International Lunar Research Station (ILRS).

Comentários