Linhas Duplas Descobertas na Superfície de Gelo da Europa Podem Indicar Bolsões de Água

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (23/04) no site ‘Olhar Digital’ destacando que Linhas Duplas’ na superfície de gelo da lua ‘Europa’ do planeta ‘Júpiter’ podem indicar ‘Bolsões de Água’. 
 
Será mesmo? Tomara que sim, pois esta comprovação aumenta e muita as chances de exitir vida nesta misteriosa lua Jupteriana. Quiçá a ‘Missão Europa Clipper’ da NASA possa mesmo vir a esclarecer esta questão de uma vez por todas. 
 
Avante EUROPA CLIPPER
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço 
 
Linhas Duplas na Superfície de Gelo da Europa Podem Indicar Bolsões de Água 
 
Por Marina Schnoor
23/04/2022 - 18h31
Via Space.com 
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

A superfície da Europa, uma das quatro principais luas de Júpiter, é coberta por uma crosta de gelo de 20 quilômetros de profundidade marcada por misteriosas linhas duplas escuras chamadas linae. Agora, um novo estudo comparando a superfície da Europa com a crosta de gelo da Groenlândia na Terra pode esclarecer o que essas linhas realmente são.
 
A lua Europa é coberta por linhas paralelas elevadas, com centenas de quilômetros de comprimento. Cada setor da superfície do satélite é marcado com uma matriz cruzada dessas linhas duplas, mas os cientistas nunca tiveram certeza de como elas se formaram.
 
É aí que entram as linhas duplas de gelo na Groenlândia, que surgiram há cerca de dez anos e escondem grandes bolsões de água logo abaixo da superfície. Cientistas atravessaram a crosta de gelo da Groenlândia usando radar, e as varreduras mostraram água abaixo das linhas.
 
“Esta é a primeira vez que vimos linhas duplas como essas na Terra”, disse Riley Culberg, estudante de pós-graduação da Universidade de Stanford e principal autor do novo estudo, ao Space.com.
 
Imagem por Justice Blaine Wainwright

Estudando as linhas da Groenlândia, Culberg e seus colegas teorizaram que as linhas duplas, tanto na Terra quanto na Europa, são formadas por água subterrânea que surge através de rachaduras na superfície do gelo e volta a congelar. Se a explicação estiver correta, é um indício de que Europa pode ter mais do que apenas um oceano escondido, a lua também pode conter água em bolsões logo abaixo da superfície do gelo.
 
Encontrar esses bolsões de água pode ser mais um objetivo para futuras sondas enviadas para a lua Europa, como a missão Europa Clipper da NASA que deve ser lançada em 2024.

Comentários