Startup 'Launcher' dos EUA Testou Pela Primeira Vez Seu Motor-Foguete Totalmente Impresso em 3D

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (26/04) no site “Canaltech”, destacando que a startup americana ‘Launcher’ testou pela primeira vez o seu motor de foguete totalmente impresso em 3D.
 
Pois é amigos leitores, mais uma startup americana que se aventura no universo dos pequenos lançadores de satélites. Será que haverá espaço para todo mundo? 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Launcher Testa Pela Primeira Vez Seu Motor de Foguete Totalmente Impresso em 3D
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
26 de Abril de 2022 às 17h25
Fonte: Launcher, Via TechCrunch 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Launcher/John Kraus Photography

A empresa aeroespacial Launcher realizou a primeira bateria de testes com seu motor de foguete totalmente impresso em 3D na semana passada. O motor E-2 demonstrou um ótimo desempenho, o que coloca a empresa um passo mais próxima de desenvolver um lançador funcional de baixo custo.
 
O objetivo da Launcher é usar seu motor em um pequeno foguete chamado Launcher Light, para colocar em órbita pequenos satélites.
 

No dia 21 de abril, a Launcher realizou o primeiro teste de empuxo de grande escala com o E-2 no Centro Espacial Stennis da NASA, no Mississippi. O motor gerou cerca de 10 toneladas métricas de empuxo, usando oxigênio líquido e querosene com uma pressão de combustão de 100 bares.
 
Este era o resultado esperado, e foi atingido sem que o motor "derretesse" durante a queima. O E-2 foi testado quatro vezes durante 10 segundos em cada uma delas. Ao final, o motor continuava em perfeito estado, indicando seu potencial de reutilização.
 
(Imagem: Reprodução/Launcher)
A "garganta" da câmara de combustão em perfeito estado após a bateria de testes.

A câmara de combustão do motor é feita em uma impressora 3D que usa liga de cobre, em vez de ser usinada ou forjada como de costume. A Launcher trabalha com a Additive Manufacturing Customized Machines (AMCM), que utiliza sua impressora M4K para produzir a peça.
 
Paralelamente, a Launcher trabalha em uma turbobomba com maior capacidade de propulsão. Quando a peça passar por seus testes individuais, ela será combinada com o motor para que, juntos, sejam submetidos a uma nova rodada de testes.
 
O fundador e CEO da empresa, Max Haot, disse que caso o baixo custo de produção do motor se confirme, ele poderá ser "descartável". Mas a empresa tem planos para produzir um foguete de nove motores com um primeiro estágio totalmente reutilizável. 
 

O Launcher Light será um foguete descartável, destinado a transportar até 150 kg de carga útil à órbita, cujo primeiro lançamento está previsto para 2026. Os tanques e carenagem do foguete devem ser apresentados até o fim deste ano.
 
Em outubro, a Launcher lançará uma nova plataforma de satélites, chamada Orbiter, para testar sua capacidade de entregar lotes com diversos CubeSats ao espaço. A plataforma será lançada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX.

Comentários