IAE Enviou Este Final de Semana 5 Motores-Foguetes Para Suécia
Olá leitores! Olá leitoras!
Por Duda Falcão
Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (20/02)
no site aeronáutico “Aeroin”, destacando que neste final de semana esteve no Brasil um avião clássico quadrimotor
turboélice da era soviética para buscar
ao que parece 5 motores-foguetes produzidos pelo Instituto de Aeronáutica e
Espaço (IAE).
A verdade é que a
notícia está um pouco confusa e parece que o autor da mesma não é um
especialista da área, pois não especifica para quem são os motores, ao mesmo
tempo em que diz que o foguete VSB-30 é composto por 5 motores quando na
realidade são por dois (um motor S-31 sólido no primeiro estágio e um motor S-30 sólido no segundo estágio), e vai além, quando alia sua capacidade de carga útil
com satélites, coisa impossível, já que o foguete VSB-30 é um foguete suborbital
e portanto não lança satélites.
Pois então,
diante do numero dos motores embarcados segundo o autor da notícia, diante da afirmação
do mesmo que os motores serão usados por um foguete VSB-30 e que os mesmos
foram transportados por este avião russo para Base de Esrange, na Suécia, suspeitamos
que:
1 - Os Motores muito
provavelmente foram adquiridos pelo DLR alemão.
2 - Como foram
cinco motores-foguetes, devem ter sido três S-30 e dois S-31, para assim comporem
dois foguetes VSB-30 e um foguete VS-30 ou até mesmo um foguete composto VS-30/Orion
(motor de origem americana), ou seja, três foguetes. Por outro lado podem
também ter sido dois motores S-30 e três motores S-31, para sim comporem dois
VSB-30 e realizar outro voo do foguete composto VS-31/Orion, lançado há alguns anos pelo
DLR.
3 - Como esses
motores-foguetes foram produzidos pelo IAE, muito provavelmente os mesmos foram
repassados ao DLR a base de permuta e não vendidos, ou seja, em troca de algo,
troca está que costumava ser em anos anteriores por Plataformas MicroG alemães
(Plataformas para Experimentos em Microgravidade
usadas em foguetes suborbitais como o VSB-30 e o VS-30, entre outros), porém
não temos como afirmar se foi realmente isto que ocorreu, mas muito provavelmente
o IAE trocou esses motores por algo.
No entanto caro
amigos leitores, o que é curioso nesta história toda é saber que o IAE continua
produzindo esses motores, mesmo depois de ter assinado um contrato de transferência
tecnológica em 27 de janeiro de 2020 (veja aqui), que concedia à empresa
brasileira Avibrás Indústria Aeroespacial a produção e comercialização do
VSB-30. O que houve?
Pois então, segundo
uma das fontes consultadas pelo BS, a Avibrás desde a assinatura deste contrato
não produziu sequer um foguete VSB-30 e sequer investiram nisso, pois não
conseguiram oferecer ao mercado externo um produto competitivo, como aliás,
este que vos fala, previu tempos atrás que ocorreria, lembram?
O resultado desta
iniciativa fracassada foi que o DLR então buscou uma alternativa e começou a
comprar os 'Foguetes Black Brant’ e motores do ‘Patriot’ da empresa ‘Magellan’
canadense, além de nos últimos anos investirem numa empresa alemã que irá
produzir uma cópia do foguete VSB-30, é mole???
Mas então o que pode
ter havido neste caso de agora Duda? Bom, muito simples, como a Avibrás
mais uma vez demonstrou sua incompetência de andar com as próprias pernas, surgiu
à oportunidade, no caso do IAE de fazer uma permuta e adquirir o que precisava, e no caso do DLR de
pegar motores confiáveis a um custo bem mais em conta.
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Veja Fotos Inéditas da Passagem do Avião Soviético Que
Veio Buscar Um Foguete no Brasil
Por Carlos Ferreira
20 de fevereiro de 2022
Fonte: Aeroin - https://aeroin.net
Fotos cedidas
Neste final de semana, um clássico quadrimotor turboélice
Antonov An-12, que remonta da era soviética, veio ao Brasil buscar um
foguete produzido no país pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), como antecipamos com exclusividade. Fotos gentilmente
cedidas mostram a passagem dessa exótica aeronave por São José dos Campos, onde
ocorreu o embarque.
A Que Veio
O IAE é submetido ao Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial (DCTA), e desenvolve o Veículo Lançador de Satélites e os próprios
Satélites, tendo algumas funções similares do JPL da NASA.
Lá, é fabricado o foguete suborbital VSB-30 (Veículo
de Sondagem Booster – 30), desenvolvido em conjunto com os alemães do DLR,
e capaz de levar até 400 kg de carga como satélites até uma altitude máxima de
270 km.
Foto cedida
O primeiro lançamento foi em 2004 e até hoje foram feitos
30, todos com sucesso. A maioria tem sido feito no Esrange (European
Spaceresearch RANGE), construído pela Agência Espacial Europeia e de posse da
Corporação Sueca do Espaço, já que é localizado na cidade de Kiruna.
E o próximo lançamento será em breve, novamente na
Suécia. E para isso a Motor Sich foi novamente contratada para levar 5 motores
que compõe o VSB30.
Em sua volta à Europa, o avião decolou de São José dos
Campos rumo a Recife, de lá, faria ainda outras escalas antes de chegar ao seu
destino final.
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