IAE Enviou Este Final de Semana 5 Motores-Foguetes Para Suécia

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (20/02) no site aeronáutico “Aeroin”, destacando que neste final de semana esteve no Brasil um avião clássico quadrimotor turboélice da era soviética para buscar ao que parece 5 motores-foguetes produzidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). 
 
A verdade é que a notícia está um pouco confusa e parece que o autor da mesma não é um especialista da área, pois não especifica para quem são os motores, ao mesmo tempo em que diz que o foguete VSB-30 é composto por 5 motores quando na realidade são por dois (um motor S-31 sólido no primeiro estágio e um motor S-30 sólido no segundo estágio), e vai além, quando alia sua capacidade de carga útil com satélites, coisa impossível, já que o foguete VSB-30 é um foguete suborbital e portanto não lança satélites. 
 
Pois então, diante do numero dos motores embarcados segundo o autor da notícia, diante da afirmação do mesmo que os motores serão usados por um foguete VSB-30 e que os mesmos foram transportados por este avião russo para Base de Esrange, na Suécia, suspeitamos que: 
 
1 - Os Motores muito provavelmente foram adquiridos pelo DLR alemão. 
 
2 - Como foram cinco motores-foguetes, devem ter sido três S-30 e dois S-31, para assim comporem dois foguetes VSB-30 e um foguete VS-30 ou até mesmo um foguete composto VS-30/Orion (motor de origem americana), ou seja, três foguetes. Por outro lado podem também ter sido dois motores S-30 e três motores S-31, para sim comporem dois VSB-30 e realizar outro voo do foguete composto VS-31/Orion, lançado há alguns anos pelo DLR. 
 
3 - Como esses motores-foguetes foram produzidos pelo IAE, muito provavelmente os mesmos foram repassados ao DLR a base de permuta e não vendidos, ou seja, em troca de algo, troca está que costumava ser em anos anteriores por Plataformas MicroG alemães (Plataformas para Experimentos em Microgravidade usadas em foguetes suborbitais como o VSB-30 e o VS-30, entre outros), porém não temos como afirmar se foi realmente isto que ocorreu, mas muito provavelmente o IAE trocou esses motores por algo. 
 
No entanto caro amigos leitores, o que é curioso nesta história toda é saber que o IAE continua produzindo esses motores, mesmo depois de ter assinado um contrato de transferência tecnológica em 27 de janeiro de 2020 (veja aqui), que concedia à empresa brasileira Avibrás Indústria Aeroespacial a produção e comercialização do VSB-30. O que houve? 
 
Pois então, segundo uma das fontes consultadas pelo BS, a Avibrás desde a assinatura deste contrato não produziu sequer um foguete VSB-30 e sequer investiram nisso, pois não conseguiram oferecer ao mercado externo um produto competitivo, como aliás, este que vos fala, previu tempos atrás que ocorreria, lembram?
 
O resultado desta iniciativa fracassada foi que o DLR então buscou uma alternativa e começou a comprar os 'Foguetes Black Brant’ e motores do ‘Patriot’ da empresa ‘Magellan’ canadense, além de nos últimos anos investirem numa empresa alemã que irá produzir uma cópia do foguete VSB-30, é mole??? 
 
Mas então o que pode ter havido neste caso de agora Duda? Bom, muito simples, como a Avibrás mais uma vez demonstrou sua incompetência de andar com as próprias pernas, surgiu à oportunidade, no caso do IAE de fazer uma permuta e adquirir o que precisava, e no caso do DLR de pegar motores confiáveis a um custo bem mais em conta. 
 
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Veja Fotos Inéditas da Passagem do Avião Soviético Que Veio Buscar Um Foguete no Brasil 
 
Por Carlos Ferreira
20 de fevereiro de 2022 
Fonte:  Aeroin - https://aeroin.net 
 
Fotos cedidas 

Neste final de semana, um clássico quadrimotor turboélice Antonov An-12, que remonta da era soviética, veio ao Brasil buscar um foguete produzido no país pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), como antecipamos com exclusividade. Fotos gentilmente cedidas mostram a passagem dessa exótica aeronave por São José dos Campos, onde ocorreu o embarque. 
 
A Que Veio 
 

O IAE é submetido ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e desenvolve o Veículo Lançador de Satélites e os próprios Satélites, tendo algumas funções similares do JPL da NASA.
 
Lá, é fabricado o foguete suborbital VSB-30 (Veículo de Sondagem Booster – 30), desenvolvido em conjunto com os alemães do DLR, e capaz de levar até 400 kg de carga como satélites até uma altitude máxima de 270 km.
 
Foto cedida

O primeiro lançamento foi em 2004 e até hoje foram feitos 30, todos com sucesso. A maioria tem sido feito no Esrange (European Spaceresearch RANGE), construído pela Agência Espacial Europeia e de posse da Corporação Sueca do Espaço, já que é localizado na cidade de Kiruna. 
 
E o próximo lançamento será em breve, novamente na Suécia. E para isso a Motor Sich foi novamente contratada para levar 5 motores que compõe o VSB30. 
 
Em sua volta à Europa, o avião decolou de São José dos Campos rumo a Recife, de lá, faria ainda outras escalas antes de chegar ao seu destino final.

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