Missão Polaris Dawn: Missão Fará a 1ª Caminhada Espacial Privada com a SpaceX

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (14/02) no site “Canaltech”, destacando que a missão ‘Polaris Dawn’, missão privada que será realizada pelo mesmo bilionário que comandou a ‘Missão Inspiration4’, Jared Isaacman, será composta por três voos comerciais com a empresa americana SpaceX do megalomaníaco Elon Musk, sendo um desses voos com o tanque espacial estilizado que está em desenvolvimento pela empresa.
 
Confesso aos nossos leitores e leitora que por um brevíssimo momento cheguei até pensar em não publicar essa notícia, porém não podia deixar de fazê-lo, já que a mesma tem sua relevância e ineditismo (como se observa no próprio título da matéria), apesar da mesma envolver parte do universo ‘Flash Gordon’ do Sr. Elon Musk, coisa que muitas das vezes me desmotiva.
 
Entretanto, não há como deixar de reconhecer a importância desta missão privada ‘Polaris Dawn’ e sua significância para o futuro da exploração espacial humana tripulada, mesmo que a terceira parte da missão venha ou não ser realizada por este tanque estilizado como planejado ('divulgado', rsrsrsrs).
 
Para finalizar, rsrsrsrsrs, além dessas razões todas, não podia de maneira nenhuma deixar de atender a um pedido entusiástico de meu amigo e parceiro no BS, o Prof. Rui Botelho, Muskeiro de carteirinha, né verdade???
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Polaris Dawn: Missão Fará a 1ª Caminhada Espacial Privada com a SpaceX 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
14 de Fevereiro de 2022 às 16h00
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 

A missão Polaris Dawn realizará três voos comerciais com a SpaceX, conforme anunciado nesta segunda-feira (14) por Jared Isaacman — bilionário que comandou a Inspiration4, a primeira missão espacial totalmente composta por civis. A nova missão a incluirá ainda a primeira caminhada espacial comercial e também um passeio com o foguete de próxima geração da SpaceX, o Starship.
 
O primeiro voo está previsto para ser lançado entre novembro e dezembro deste ano com o foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon, ambos da SpaceX. O objetivo será alcançar a órbita mais alta já atingida por humanos e a mais distante desde a Apollo 17, realizada em 1972 e a última do Programa Apollo, da NASA.
 
 
O segundo voo também será realizado com um Falcon 9 e uma nave Crew Dragon, enquanto o terceiro será a bordo do poderoso veículo de próxima geração da SpaceX, o Starship — sendo o primeiro voo tripulado da nova nave de Elon Musk.
 
A missão Polaris Dawn visa demonstrar tecnologias e capacidade de espaço profundo, as quais serão eventualmente aplicadas à exploração da Lua, de Marte e além. Além disso, a missão testará a comunicação baseada em laser com a constelação de satélites Starlink. 
 
Tripulantes da Polaris Dawn 
 
Segundo Jared Isaacman, a nova missão também apoiará o St. Jude Children's Research Hospital, hospital referência em tratamento de câncer infantil financiado pela missão Inspiration4 no ano passado.
 
(Imagem: Reprodução/Polaris Program)
Da esquerda para a direita: Anna Menon (especialista em missão e médica), Sarah Gillis (especialista em missão), Scott Poteet (piloto da missão) e Jared Isaacman (comandante da missão).

O primeiro voo será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A tripulação passará cinco dias orbitando a Terra. “Vamos mais longe no espaço do que os humanos foram desde a última vez que pisamos na Lua”, disse Isaacman.
 
Além de Isaacman, que será o comandante da missão, a tripulação será formada por Scott Poteet, veterano da Força Aérea dos EUA; Sarah Gillis e Anna Menon, funcionárias da SpaceX. Gillis é supervisora do programa de treinamento de astronautas e Menon é diretora do centro de controle de missões.
 
Atualmente, o recorde de maior altitude pertence à missão Gemini 11, da NASA, em que, em 1966, os astronautas Pete Conrad e Dick Gordon alcançaram cerca de 1.372 km de altitude. 
 
Primeira Caminhada Espacial Privada 
 
Dois tripulantes estão destinados a sair da cápsula Crew Dragon para realizar a primeira caminhada espacial comercial, vestidos com um traje projetado pela própria SpaceX. Como a nave não tem uma câmara de ar, ela será toda pressurizada antes do início da atividade.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Na primeira viagem da missão, a tripulação passará cinco dias a bordo da Crew Dragon orbitando a Terra.

Os tripulantes ficarão amarrados à Crew Dragon a uma altitude aproximada de 500 km. A atividade coletará uma série de dados científicos, como os efeitos da radiação na saúde humana, bem como os efeitos do voo espacial nos olhos — um risco comum em viagens de longa duração.
 
A SpaceX e a equipe da Polaris Dawn estão desenvolvendo pesquisas com diversas instituições dos EUA, que serão conduzidas durante toda a missão. No entanto, detalhes sobre o segundo e terceiro voo ainda não foram divulgados.

Comentários