Para Refletir - A Pessoa Mais Jovem do Mundo a Descobrir Asteroides é Um Brasileiro de 5 Anos

Olá leitor! Olá leitora!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/02) no site “Canaltech”, que comprova uma vez mais que precisamos acreditar no Brasil, em seus jovens, bem como em seu povo como um todo, principalmente aqueles que têm o poder político e financeiro, deixando definitivamente de lado essa ‘síndrome de vira-lata’ para apostar em quem realmente pode mudar a cara deste país no setor espacial, astronômico e na ciência e tecnologia como um todo. Isto é, caso assim tenha o apoio necessário, ou então continuarmos apenas formando gente competente para atuar em outras sociedades como vem acontecendo, enquanto se apoia o mau-caratismo, a incompetência e o oportunismo de maus brasileiros, uma questão de escolha.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Pessoa Mais Jovem do Mundo a Descobrir Asteroides é Um Brasileiro de 5 Anos 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
07 de Fevereiro de 2022 às 12h20 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
Fonte: Folha de São Paulo 
 

O pequeno paulista de cinco anos chamado Miro Latansio Tsai foi reconhecido como a pessoa mais jovem a descobrir asteroides, em um projeto de ciência cidadã apoiado pela NASA. Até agora, Tsai já identificou cerca de 15 corpos celestes — todos confirmados pela agência espacial norte-americana.
 
Segundo a mãe do menino, Carla Latansio, seu filho sempre demostrou um interesse pela astronomia. Aos dois anos, ele já conseguia reconhecer todos os planetas do Sistema Solar, mas durante a pandemia em 2020 a curiosidade de Miro chamou a atenção de seus pais.
 

Foi quando Carla observou o anúncio de um projeto para caçar asteroides, o International Astronomical Search Collaboration (IASC). O IASC é comandado pela NASA, mas conta com o apoio de diversas instituições do mundo. Aqui no Brasil, o projeto é conduzido junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
Então a mãe de Miro logo inscreveu o garoto no projeto. Não demorou para que ele aprendesse a dominar o programa pelo qual se analisa as imagens da NASA e se identifica os possíveis asteroides. Ao todo, o pequeno cientista cidadão descobriu 15 asteroides somente entre outubro e novembro do ano passado. 
 
O Mais Jovem Caçador de Asteroides 
 
As descobertas de Miro o levaram a ser convidado para participar da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em dezembro de 2021. Lá, ele foi contemplado por um certificado de mérito do MCTI, um do projeto IASC e outro da própria NASA.
 

A mãe de Miro teve a ideia de desenvolver outro projeto, chamado Clubinho do Miro, no qual o jovem cientista cidadão ajudaria outras crianças a aprenderem como descobrir asteroides, compartilhando informações sobre sua experiência e astronomia.
 
Miro planeja continuar caçando asteroides pelo projeto IASC, mas pretende se envolver em mais outros dois: “Imagens do Céu Profundo”, do MCTI; e o Globe, dedicado ao monitoramento do clima global, também da NASA.
 

Para Miro, caçar asteroides é uma maneira de preservar a Terra, pois, entendendo melhor a órbita de cada um deles, é possível prever se eles têm chances de atingir nosso planeta. "Sempre que eu puder ajudar as pessoas a proteger o planeta Terra, eu vou fazer isso", acrescentou Miro. 
 
Outros Jovens Que Já Descobriram Asteroides 
 
O projeto IASC já reconheceu outros jovens brasileiros por suas descobertas espaciais. Antes de Miro, o título de pessoa mais nova do mundo a descobrir asteroides pertencia à pequena Nicole Oliveira, apelidada de “Nicolinha”, ao descobrir mais de 20 rochas espaciais em 2021, quando tinha apenas oito anos.
 
Imagem: Reprodução/Zilma Janaca
A pequena Nicolinha com algumas de suas descobertas nas imagens do projeto IASC.

Em janeiro do ano passado, Laura dos Santos Dias e Micaele Vitória Cavalcante Gomes — estudantes do Ensino Médio — descobriram dois asteroides através do projeto Caça Asteroides, criado pela então graduanda em física Helena Carrara. Posteriormente, o trabalho passou a ser apoiado pelo IASC.
 
Também em 2021, a jovem mineira Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, descobriu um asteroide ao participar do projeto IASC. No ano anterior, a jovem foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e agora ela pretende procurar exoplanetas.
 
Reprodução/Arquivo Pessoal
A cientista cidadã Laysa Peixoto Sena Lage e seu certificado, reconhecendo suas descobertas.

Uma vez descobertos os candidatos a asteroides, as informações são passadas ao projeto IASC. Então a equipe de astrônomos profissionais analisa de maneira mais aprofundada informações como órbita e tamanho destes corpos celestes para só então confirmar se é ou não um asteroide.

Comentários