Dinamarqueses Querem Lançar 1º Foguete Amador Tripulado ao Espaço

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo mais uma interessante notícia sobre a ‘Copenhagen Suborbitals (CS)’ (já abordada aqui no BS por diversas vezes) publicada que foi no dia (01/02) no site ‘Canaltech’, destacando que os dinamarqueses desta pequena empresa que é financiada coletivamente, estão trabalhando para lançar o 1º foguete amador tripulado ao espaço. 
 
É muito impressionante a dedicação, coragem e comprometimento desses dinamarqueses e lembram muito o espírito aventureiro de seus ancestrais Vikings, bem como o espírito empreendedor que motivou os americanos a chegar a Lua no final da década de 60 do século 20. 
 
Quiçá nosso povo fosse assim, mas estamos muito longe disso, e com o andar da carruagem, sem qualquer perspectiva de um dia sequer chegarmos próximos desses maravilhosos povos nórdicos. Avante ‘Copenhagen Suborbitals’. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Dinamarqueses Querem Lançar 1º Foguete Amador Tripulado ao Espaço 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
01 de Fevereiro de 2022 às 18h40
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
(Imagem: Reprodução/Copenhagen Suborbitals)

O programa espacial dinamarquês Copenhagen Suborbitals (CS), financiado coletivamente, pretende levar a primeira pessoa ao espaço através de um foguete totalmente amador, chamado Spica. O grupo de 50 voluntários acredita que levará pelo menos 10 anos para realizar a façanha. 
 
O grupo de voluntários da CS é formado por entusiastas de foguetes, que estão tentando lançar, pela primeira vez, um foguete “caseiro” em um voo suborbital.
 
(Imagem: Captura de Tela/Copenhagen Suborbitals)
O foguete Spica terá espaço para apenas um passageiro.

Apesar do orçamento apertado para alcançar a meta, Mads Stenfatt, um dos membros da equipe, disse que o mais divertido não é chegar ao destino, mas trabalhar constantemente em “desafios que são tão ridiculamente difíceis”. 
 
Foguete Amador 
 
O foguete Spica está em suas fases inciais de produção, mas avançando em seu cronograma. Segundo Stenfatt, os tanques de combustíveis de oxigênio líquido e de álcool já foram montados. Além disso, a equipe da CS trabalha para montar um local para os testes de acionamento do motor.
 
(Imagem: Reprodução/Copenhagen Suborbitals)
A Copenhagen Suborbitals já desenvolveu e lançou seis foguetes amadores não tripulados.

Se tudo der certo, o foguete Spica atingirá a Linha de Kárman, o limite imaginário entre a atmosfera e o espaço sideral, localizada a 100 km de altitude acima do nível do mar — o mesmo ponto alcançado pelos bilionários Jeff Bezos e Richard Branson no ano passado.
 
A Copenhagen Suborbitals é o único programa de voo espacial amador do mundo, fundado em 2008. Até hoje, o grupo projetou e decolou seis foguetes e cápsulas sem tripulação a partir de uma instalação no mar Báltico.

Comentários