Vídeo Mostra Protótipo da Missão Dragonfly Sobrevoando Deserto na Califórnia

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (18/02) no site “Canaltech”, destacando um vídeo divulgado pela NASA mostra protótipo da ‘Missão Dragonfly’ sobrevoando deserto na Califórnia (EUA). 
 
Pois é amigos leitores e leitoras, vejam ai, este novo drone espacial da NASA que parece está sendo desenvolvido conjuntamente com uma equipe do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins (JHUAPL, na sigla em inglês), para assim ser utilizado na atmosfera da lua Titã do planeta Saturno, muito provavelmente já é uma iniciativa fruto do sucesso alcançado no planeta Marte pelo seu irmão pioneiro, o pequeno helicóptero ‘Ingenuity’, que atualmente perambula de um lado para o outro na tênue atmosfera marciana. 
 
No entanto, vale ressaltar que, diferentemente do seu irmão pioneiro, o 'Dragonfly' será um drone muito mais avançado tecnologicamente, além de muito mais robusto, isto devido atmosfera de Titã ser muito mais densa do que a de Marte, o que exigirá um equipamento bem mais resistente, para que assim o mesmo possa cumprir a sua missão, repetindo e ampliando em Titã o sucesso alcançado pelo ‘Ingenuity’ em Marte. 
 
Vale dizer que até onde eu sei, essas são até o momento as duas únicas missões da NASA (em curso e prevista) que utilizam drones espaciais. Porém recentemente ‘Jaakko Karras’, vice-líder de operações do ‘Ingenuity’ no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, afirmou o seguinte para o site Space.com:
 
“Já iniciamos os primeiros esforços para investigar como o helicóptero 'Ingenuity' ou plataformas semelhantes a ele agem para fazer coisas, como carregar cargas científicas, como elas podem ser naves espaciais autônomas e completamente autossustentáveis, e que não estejam ligadas a algo como um rover para cobrir distâncias maiores e acessar uma variedade de alvos científicos. Então, é isso que esperamos: olhando para trás daqui a cinco ou dez anos, veremos que este foi o trampolim, o precursor da exploração aérea maior e mais ousada em Marte”.
 
Pois então leitor, diante do que disse este pesquisador do JPL, certamente a NASA já visa outras missões com drones, tanto para Marte como para outros alvos no sistema solar, abrindo assim um novo leque de novas oportunidades na exploração espacial. Só nos resta aguardar.
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Vídeo Mostra Protótipo da Missão Dragonfly Sobrevoando Deserto na Califórnia 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Patrícia Gnipper
18 de Fevereiro de 2022 às 11h45
Fonte: Via Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br  
 

O conceito do helicóptero Dragonfly, da NASA, destinado a explorar a lua Titã de Saturno, tem passado por testes em um deserto da Califórnia. Um protótipo da aeronave, que será lançada em 2027, aparece em um vídeo, sobrevoando uma paisagem semelhante ao que ela encontrará no mundo distante.
 
Antes que o helicóptero espacial Dragonfly seja lançado para sobrevoar as dunas orgânicas de Titã, a equipe da NASA tem realizado uma série de testes com protótipos, algo fundamental para avaliar todos os equipamentos que acompanharam o helicóptero nessa missão.
 
 
Do nascer ao pôr do Sol, a equipe do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins (JHUAPL, na sigla em inglês) coletou dados sobre diferentes condições de iluminação e que servirão para testar algoritmos de navegação da nave.
 
O local selecionado, chamado Imperial Dunes, é uma região desértica da Califórnia. “As dunas naturais servem como um análogo ao terreno que o Dragonfly encontrará em Titã”, explicou a equipe. A câmera do helicóptero registra a posição e movimento do helicóptero e assim o algoritmo é forjado. 
 
Testes de Voo Com o Dragonfly 
 
A equipe de engenheiros desenvolveu dois drones que usam software e hardware semelhantes ao que o Dragonfly usará na missão em Titã. Entre os equipamentos a bordo, estão:
 
* 8 conjuntos de rotores;
 
* 1 computador de voo;
 
* 1 processador de imagem digital;
 
* 1 câmera de navegação;
 
* 1 unidade de medição inercial (para a nave detectar sua posição no ar)
 
Segundo a equipe da NASA, no ano passado os protótipos realizaram mais de 100 voos em diversos locais para testar diferentes condições de vento e tudo o mais.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Conceito artístico do helicóptero Dragonfly que será lançado a Titã em 2027.
 
Após ser lançada em 2027, a missão levará até oito anos para pousar seu helicóptero na lua Titã, que tem 5.150 km de diâmetro. Quando pousar, o Dragonfly passará pelo menos dois anos e meio explorando esse distante mundo. Ele realizará diversos sobrevoos com alcance estimado em 180 km.
 
A última vez que uma missão observou em detalhes a superfície de Titã foi quando a sonda Huygens, parte da missão Cassini, mergulhou nesta lua em 14 de janeiro de 2005.

Comentários