China Anuncia Espaçonave Muito Parecida Com a SpaceX Starship

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a China anunciou que pretende desenvolver uma espaçonave interplanetária semelhante a Starship do universo Flash Gordon da SpaceX, porém bem menos fantástica.
 
Kkkkkkk, sensacional, esse alucinado está realmente formando outros pelo mundo com as suas fantasias, apesar de que os chineses neste caso parecem estar um pouco mais comedidos, ou só estão dando uma resposta propagandista, kkkkkkk, enfim....
 
Vale salientar que, apesar de não acreditar nas fantasias do Elon Musk como muitos por aí, concordo quando o Prof. Rui Botelho diz que com as suas loucuras alucinógenas ele ajuda a impulsionar mais rapidamente os avanços no setor espacial, principalmente na exploração humana tripulada do espaço, e mesmo que ele só venha entregar 30% do que promete, já estará entregando pelo menos 15% a mais do que a NASA ou outra agência espacial qualquer consegue entregar.
 
Diante disto amigos leitores, este megalomaníaco terá com certeza seus feitos registrados pela história com grande respeito e agradecimento, sem com tudo deixar para gerações futuras a impressão de ter uma boca muito grande, rsrsrsrsrsrs. No entanto, continuo temendo e muito a quase religião que foi formada para apoiar esse alucinado, pois esse apoio irracional pode impulsiona-lo a devaneios cada vez maiores e quando isso acontece, geralmente pessoas se machucam.
 
Quanto aos chineses, não duvido da capacidade deles de realizar grandes projetos, já provaram isso por diversas vezes, mas neste caso aí acho que é mais uma resposta propagandista do que um projeto real. Porém vamos aguardar os acontecimentos.
 
Ciência e Espaço 
 
China Anuncia Espaçonave Muito Parecida Com a SpaceX Starship 
 
Por Flavia Correia
21/02/2022 14h55
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 
 
Já proferia Abelardo Barbosa, o eterno Chacrinha: “Nada se cria, tudo se copia”. A famosa frase foi inspirada na máxima do químico Antoine Lavoisier, que dizia que no mundo nada se cria, tudo se transforma. Na astronomia, isso não é muito diferente. Recentemente, o Olhar Digital divulgou que a Índia vai testar um veículo muito similar aos ônibus espaciais dos EUA. Também revelamos que o protótipo de um drone para exploração de Marte divulgado pela China é muito parecido com o helicóptero Ingenuity, da NASA.
 
Agora, um conceito chinês para um sistema de lançamento de metano-líquido de duas etapas parece bastante familiar, como apontou a SpaceNews.
 
 

Wang Xiaojun, presidente da Academia Nacional de Tecnologia de Veículos de Lançamento da China (CALT), fez uma apresentação no início deste mês mostrando o novo foguete, e, de imediato, surgiram comparações com a Starship, da SpaceX. 
 
China Foca na Reutilização e Acessibilidade de Suas Novas Espaçonaves 
 
No entanto, o SpaceNews afirma que há diferenças também. Uma delas está na capacidade de carga: enquanto o sistema de lançamento da CALT foi projetado para transportar cerca de 20 toneladas para órbita baixa da Terra, a espaçonave da SpaceX pretende transportar cerca de 100 toneladas. Também parece haver diferenças na forma como os motores geram impulso.
 
Estudantes de pós-graduação da CALT também revelaram um veículo de lançamento pesado para exploração de Marte. Uma animação divulgada no Twitter mostra uma nave espacial que não se parece nada com a da SpaceX, além do fato de ser vagamente longa e pontiaguda.
 


Pelos planos da CALT, é possível notar o foco na reutilização e acessibilidade, um objetivo que mais programas espaciais estão começando a abraçar além da SpaceX e da NASA.
 
A SpaceX tem sido pioneira quando se trata de recuperar e reutilizar estágios de foguetes, especialmente quando se trata de seu Falcon 9, e, agora, mais países estão procurando seguir o exemplo. Como o ArianeGroup, da Europa, que anunciou um mini-lançador reutilizável no ano passado.
 
Outro país que está trilhando o mesmo caminho é a Rússia. A empresa espacial Roscosmos também apresentou projetos para um foguete reutilizável apelidado de Amur em julho de 2020. Aliás, esse exemplo cabe muito bem entre os casos de “inspiração” em outras iniciativas, já que se parece bastante com o design do Falcon 9.

Comentários