Pesquisadores Britânicos Propõem Plano Para 'Alcançar' Oumuamua e Fotografá-lo

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (14/02) no site “Sputinik Brasil”, destacando que uma equipe de pesquisadores britânicos lançaram um projeto (Projeto Lyra) visando lançar uma espaçonave robótica atrás do objeto Oumuamua’, para assim olha-lo e fotografá-lo de perto e tirar definitivamente todas as duvidas sobre esse enigmático objeto espacial. 
 
Sinceramente esperamos que essa iniciativa realmente venha ser implementada, porém mesmo que seja, achamos muito difícil que essa espaçonave consiga alcançar este enigmático objeto no espacial, mesmo que seja usado este estilingue orbital proposto. Quiçá estejamos errados, seria realmente uma grande conquista da engenharia humana, bem como esclareceria de uma vez por todas a origem desse objeto. 
 
Brazilian Space
 
Sociedade e Cotidiano
 
Cientistas Propõem Plano Para 'Apanhar' Oumuamua e Fotografá-lo 
 
14/02/2022 - 16:39
Fonte: Sputnik Brasil
 
© Foto / ESO

Pesquisadores publicaram um projeto, segundo o qual uma espaçonave lançada da Terra nos próximos anos poderia chegar ao Oumuamua para saber mais sobre o corpo celeste.
 
Uma equipe de pesquisadores criou um plano que permitirá que uma sonda espacial lançada nos próximos anos chegue perto do misterioso objeto espacial Oumuamua, escreve na quinta-feira (10) o portal Live Science.
 
"O que nós precisamos é de uma fotografia sua, muito perto, uma fotografia in situ, e a única forma de podermos fazer isso é enviando uma missão", sugere Adam Hibberd, engenheiro de software na empresa britânica sem fins lucrativos i4is (Iniciativa para Estudos Interestelares) e autor principal do estudo publicado no servidor de pré-impressão arXiv, citado pelo Live Science.
 
Segundo o Projeto Lyra proposto pela equipe de cientistas, uma espaçonave lançada da Terra até 2028 passaria ao lado de nosso planeta e de Vênus gastando pouco combustível. Em seguida, a nave aceleraria e passaria por Júpiter a caminho do Oumuamua a uma velocidade de cerca de 133.200 km/h.
 
"Júpiter tem um milésimo da massa do Sol, então é muito menos massivo [...] e você consegue chegar lá a uma velocidade bastante grande", explicou Hibberd. Os cientistas esperam agora que sua proposta seja implementada.
 
"Veremos o que resulta desse livro branco", disse Hibberd, se referindo à Pesquisa Decadal da NASA, da mesma equipe. “Estamos tentando obter incentivo da comunidade científica. Afinal de contas, isso resolveria muitas de suas questões", acrescentou.
 
O Oumuamua, que se formou fora do Sistema Solar, se aproximou da Terra em 2017, e é estimado que esteja atualmente a caminho da constelação de Pegasus, fora da órbita de Netuno. Há várias teorias sobre a identidade do corpo celeste, com o Live Science supondo se tratar ou de um gigantesco pedaço de gelo de nitrogênio que se soltou de objetos semelhantes a Plutão, de detritos de um cometa ou até mesmo de um corpo artificial de tecnologia alienígena.

Comentários