Empresa Suíça Sai na Frente com Modelo de Aeronave Hipersônica Capaz de Atingir Mach 15. Será Verdade?

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo uma curiosa notícia da ‘área de hipersônica’ publicada dia (10/02) no site “Sputnik Brasil”, destacando que uma empresa suíça chamada ‘Destinus’, fundada por um empresário russo chamado ‘Mikhail Kokorich’, está desenvolvendo um drone de carga transcontinental hipersônico propulsado por um motor-foguete criogênico movido a hidrogênio capaz de atingir Mach 15.
 
Será verdade essa notícia? Não sei, mas pelo vídeo abaixo parece que essa empresa suíça não está para brincadeira, saindo na frente de americanos, australianos, brasileiros, chineses, franceses e russos, pelo menos no que diz respeito ao transporte de carga transcontinental.
 
Seja como for caros amigos leitores, graças a este empresário russo, a Suíça que não aparecia em nenhuma previsão anterior que envolvesse tecnologia hipersônica, já apareceria como possível líder e com um avião hipersônico cargueiro próximo de se tornar factível. É mole?
 
No entanto, vamos aguardar os acontecimentos, pois a internet está cheia de noticias sem fundamento, as chamadas ‘Fake News’, e esta pode ser mais uma delas.
 
Brazilian Space
 
Sociedade e Cotidiano 
 
Novo Modelo de Aeronave Hipersônica Capaz de Atingir Mach 15 Receberá Motor a Hidrogênio 
 
Por Sputnik Brasil
10/02/2022 - 10:26
Atualizado em 10/02/2022 - 11:15
 
© Foto / Destinus

A empresa suíça Destinus, fundada pelo empresário russo Mikhail Kokorich, arrecadou US$ 29 milhões (R$ 151 milhões) para seu programa que visa oferecer voos supersônicos movidos a hidrogênio.
 
A empresa está desenvolvendo um veículo que decola e pousa horizontalmente com motores a jato que respiram ar.
 
Quando fora do espaço aéreo controlado, a aeronave poderá atingir uma velocidade de Mach 15 com a ajuda de um motor de foguete criogênico movido a hidrogênio, segundo comunicado da empresa.
 
"Fizemos progressos significativos e projetamos e registramos patentes para os subsistemas exclusivos, como um sistema de resfriamento ativo de hidrogênio, permitindo que um hiperplano altamente reutilizável voando quase à velocidade de um foguete", afirmou Kokorich.
 
Com isso, o empresário planeja criar um drone de carga transcontinental movido a hidrogênio e zero emissões capaz de atingir velocidades de cruzeiro hipersônicas, podendo realizar entregas expressas em qualquer lugar do mundo de seis a 12 horas.
 
 


A aeronave decolaria das pistas regulares dos aeroportos e voaria até a costa antes de acelerar a velocidades supersônicas usando um motor turbo de foguete de primeiro estágio, para posteriormente, acionar seu segundo estágio.

Comentários