Space Café Brasil deste mês de fevereiro/22 recebe Raphael Roettgen, sócio-gerente da E2MC Ventures

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

O programa do Space Café Brazil deste mês contará com a participação de Raphael Roettgen, sócio-gerente da E2MC Ventures, tendo como anfitrião o Dr. Ian Grosner, Vice-Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico e Espacial do Distrito Federal.

O episódio está programado para o dia 14 de fevereiro de 2022, às 14:00h (veja link para se cadastrar no evento aqui). 

Imagem: Space Café 2022-02-14.

Raphael Roettgen é o sócio-gerente da E2MC Ventures, uma empresa de capital de risco em estágio inicial focada no espaço. Ele dá palestras sobre empreendedorismo e finanças espaciais em várias universidades, incluindo a International Space University (ISU) e o Swiss Institute of Technology at Lausanne (EPFL), hospeda o popular Space Business Podcast e é autor de “Hoch Hinaus” ("Para o Alto", em alemão), um livro introdutório sobre a economia espacial, futuramente disponível em inglês e português. Ele é um orador frequente em conferências. Anteriormente, Raphael ocupou cargos seniores em bancos de investimento e fundos de hedge globais e também foi empresário de fintech no Brasil. Raphael Roettgen é formado em finanças pela Wharton, machine learning pela PUC-Rio e estudos espaciais pela International Space University, onde também atua como membro do governo. Atualmente, ele está realizando pesquisas de doutorado sobre opções de financiamento para atividades espaciais na Universidade de Luxemburgo. 

O episódio abordará o livro introdutório de Raphael sobre negócios espaciais, “Para cima: a nova economia espacial”, que será publicado em breve no Brasil. Mais de dezessete capítulos e 190 páginas, o livro explica as principais tendências e atividades no espaço, bem como o futuro da humanidade no espaço. Além disso,  a entrevista tratará sobre o The Space Business Podcast produzido por ele, que visa levar o empreendedorismo espacial e outros temas espaciais para um público amplo, sempre em linguagem não técnica.

Sobre o Space Café / Space Café Brazil

O SpaceWatch.Global é um site internacional especializado em assuntos referentes ao espaço que está em atividade desde 2016. O portal fornece uma perspectiva completa do setor espacial mundial a partir de análises, previsões e percepções sobre as implicações geopolíticas dos desenvolvimentos espaciais, com temas que vão da política espacial, exploração espacial, missões espaciais, até armas e tecnologia espaciais.

Imagem: Space Café BR.

O Space Café WebTalk inaugural ocorreu em 31 de março de 2020, com a participação do Professor Moriba Jah, professor associado do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Engenharia da Universidade do Texas em Austin, em conversa com Torsten Kriening, co-editor do SpaceWatch.Global e diretor de operações da ThorGroup GmbH. 

O Space Café Brazil é o primeiro programa regional do referido projeto na América Latina e é realizado totalmente em português, dando oportunidade de participação à comunidade lusófona do mundo.

Rui Botelho

Nota do Autor
Raphael Roettgen é uma pessoa muito acessível, de muito conhecimento na área de investimentos / financeira (e espacial) e tem a capacidade de conversar de forma simples e objetiva sobre qualquer tema. Durante o processo de criação da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), o Raphael nos atendeu prontamente e participou de uma reunião on-line com os membros da Aliança, onde trocamos muitas ideias e recebemos muitas dicas e informações valiosas sobre o panorama espacial mundial.

Comentários