Uma tempestade geomagnética deve destruir 40 satélites SpaceX Starlink 11

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

A SpaceX divulgou ontem (06/02/22) em seu blog que uma tempestade geomagnética ocorrida no dia 05/02/22 afetou catastroficamente as manobras para entrada em órbita de 40 dos 49 saélites da constelação Starlink, lançados no último dia 03/02/22 por um foguete Falcon 9.

Imagem de satélites starlink em manobra para entrada em órbita.
Fonte: https://starwalk.space/pt/news/june-2020-how-to-see-60-new-starlink-satellites-in-the-sky

Como a SpaceX lança os satélites em orbitas mais baixas (210 km) do que as que os mesmo vão operar (próximo do 500 / 550 km), o aumento do arrasto provocado pela expansão da atmosfera residual e de sua nessa altitude, impactou as manobras dos satélites de tal forma que a SpaceX prevê que, pelo menos, 40 deles deverão decair e queimar na atmosfera, sem nunca terem alcançado o status operacional.

Veja abaixo a postagem original da SpaceX no seu blog:


Essa é uma grande perda para SpaceX, considerando uma única operação de lançamento, ainda que 40 satélite em uma constelação de 2.000 a 12.000, não  signifique muita coisa.

Vamos aguardar para ver essa chuva de starlinks em algum momento, desejando que a SpaceX consiga rever os seus planos de implantação de satélites em órbita, considerando a lição aprendida com esse infortúnio.

Brazilian Space

Comentários