ISRO Irá Iniciar Testes Com Veículo Muito Similar aos Ônibus Espaciais da NASA

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (15/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a inovadora Agência Espacial da Índia (ISRO) estará em breve iniciando os testes de um veículo muito semelhante aos aposentados ônibus espaciais da NASA.
 
Pois é caros amigos leitores, quando eu lembro que nos primórdios do Programa Espacial Indiano os seus pesquisadores literalmente carregavam os seu foguetes em carroças puxadas a burro, sempre fazendo muito com pouco, e hoje a ISRO é o que é, ou seja, uma das mais exemplares Agências Espaciais governamentais do Mundo, fico transtornado ao ver que nesta ‘Republica das Bananas’ ainda tem gente que comemora a estupidez e a incompetência, como ficou bem claro na ultima e recente comemoração pelos 28 anos de fundação de sua análoga brasileira, a insignificante ‘Agência Espacial de Brinquedo (AEB)’.
 
Um exemplo bem similar a este comportamento, ocorreu bem recentemente, quando em entrevista ao programa ‘Jornal da Manhã’ da Rádio Jovem PAN (enquanto se encontrava na cidade de São José do Campos-SP, para assim participar da cerimônia do tal edital do PFC - Protótipo de Foguete de Capacitação), o risonho ministro Marcos Pontes declarou que em sua gestão o Programa Espacial Brasileiro (PEB) tinha dado, pasmem,  ‘Saltos de algumas décadas’, demonstrando com está fantasiosa declaração que o mesmo estava totalmente descolado da realidade, literalmente no mundo da Lua, o que só vem comprovar a tremenda decepção que se tornou a sua gestão no ministério, pelo menos no que me compete analisar, ou seja, as atividades espaciais. 
 
Porém, independente da existência no Brasil de fantasiosos e decepcionantes servidores públicos como este Astronauta Brasileiro, as atividades espaciais não param e vem se desenvolvendo cada vez mais rápido em vários países do mundo, alguns até com menos recursos que o Brasil, enquanto nesta ‘Republica da Bananas’ infelizmente a fantasia continua vigorando, independentemente da ideologia política que esteja no poder no momento. 
 
Não vejo futuro nenhum para o Programa Espacial Brasileiro governamental, como sempre dissemos aqui, afinal não há vontade política de se realizar nada de concreto neste setor, pois se assim houvesse, ações efetivas estruturantes, dinâmicas e sérias, (doe-se em quem quer que fosse) já teriam sido tomadas por parte do Poder Executivo e seus órgãos reguladores, para assim acabar de uma vez por todas com essa baderna e palhaçada capitaneada por maus brasileiros e oportunistas de plantão. Avante “RLV-TD”.
 
Ciência e Espaço 
 
“Copia, Só Não Faz igual”: Índia Vai Testar Veículo Muito Similar ao Ônibus Espacial 
 
Por Rafael Arbulu
15/02/2022 - 17h57
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 
A agência espacial da Índia (ISRO) está iniciando testes de um veículo extremamente similar ao aposentado ônibus espacial da NASA – ainda que o “novo” transporte tenha proporções bem menores que seu predecessor. 
 
Os ônibus espaciais foram objetos de um dos maiores programas de exploração da NASA, perdurando de 1981 até 2011, e foram majoritariamente responsáveis por muitas coisas que, hoje, são rotineiras em nossa cobertura do espaço: a primeira mulher norte-americana (Sally Ride) e o primeiro astronauta negro (Guion Bufford) viajaram em um. A sonda Galileo e o telescópio espacial Hubble foram lançados em um. A trágica explosão da nave Challenger, infelizmente, também foi com um ônibus espacial
 
(Imagem: ISRO/Divulgação) 
A versão da Índia para o ônibus espacial é um veículo reutilizável e em menor escala, que a agência espacial do país quer testar até em processos de reentrada orbital.
 
Já o veículo indiano – apelidado “RLV-TD” (sigla em inglês para “Veículo demonstrador reutilizável de lançamento”) – é adoravelmente pequeno de propósito: a ideia é que a ISRO o utilize como uma prova de conceito. Eventualmente, a India planeja fazer a devida escalabilidade para que ele seja capaz de carregar tripulações inteiras de astronautas.
 
O primeiro teste já teve, inclusive, a sua programação divulgada: a versão da India para o ônibus espacial será içada por um helicóptero, a uma altura de mais ou menos 5 quilômetros (km), de onde será solto em queda livre e, se tudo der certo, vai planar no ar até pousar calmamente e de forma autônoma, em uma pista de pouso a 4 km de distância.
 
“Assim que completarmos essa missão e validarmos o software, a estrutura de pouso e coletarmos dados dos sensores aerodinâmicos e a ‘dirigibidlidade’ da nave, estaremos prontos para o experimento de reentrada orbital”, disse Unnikrishnan Nair, diretor do Centro Espacial Vikram Sarabhai.
 
O fato do RLV-TD ser reutilizável é provavelmente o ponto mais alto de sua construção: a ideia é economizar recursos e cortar custos em lançamentos repetidos usando o mesmo veículo – algo que a SpaceX popularizou para os dias atuais, mas certamente vem mais a calhar para programas especiais menos avançados.
 
Nem todo mundo tem os bilhões da NASA, afinal.

Comentários