Especial - BS em São José dos Campos - Parte 2

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, dando sequencia ao 'Especial' com entrevistas realizadas com profissionais do setor espacial durante a minha recente passagem por São José dos Campos-SP, trago agora para vocês uma entrevista com outro grande profissional, e este diretamente ligado a história do desenvolvimento espacial brasileiro na área de sistemas inerciais, numa época onde ainda se fazia algo significativo neste setor no Brasil.
 
Me refiro ao Dr. Waldemar Castro Leite Filho, pesquisador aposentado do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), coordenador durante muitos anos de dois projetos de pesquisa na área de Engenharia Aeroespacial, Navegação Inercial, Controle de Atitude e Guiamento, com ênfase em foguetes, sendo o mais conhecido deles o 'Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial)', um projeto de tecnologia sensível de suma importância para o país, tanto para o PEB quanto para área de defesa, mas que apesar de ter sido concluído pelo Dr. Waldemar, infelizmente por falta de foco, de responsabilidade e sabe-se lá o que mais do IAE (na verdade sabe-se sim) e dos parceiros envolvidos no projeto, não chegou efetivamente a dotar o país de um sistema inercial qualificado em voo como se pretendia, porém foi o suficiente para transformar (em minha modesta opinião, gostem ou não dela) este grande pesquisador no maior especialista em Sistema Inerciais do Brasil, um dos maiores da América Latina e talvez de todo o mundo.
 
Aposentado do IAE desde maio de 2015, Dr. Waldemar atualmente é o CEO da empresa CLC Consultoria, uma startup espacial brasileira da área de 'Navegação Inercial e Controle' fundada em 2013 em parceria com o seu filho (antes mesmo de sua aposentadoria do IAE), empresa esta que é uma das fundadoras de uma das mais promissoras iniciativas do setor espacial privado brasileiro nos últimos 30 anos, ou seja, a Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB).
 

 
Assim sendo, mesmo estando cansado da estafante viajem de ônibus de Balneário Camburiu - São Paulo (Tietê) - São José dos Campos, na manhã do dia 26 de janeiro, estive ao lado de minha namorada Carla na sede da CLC Consultoria, para assim bater um papo com este grande, amigo e histórico profissional de PEB, e confesso que sai de lá um tanto triste, por notar a sua desmotivação com os rumos atuais do Programa Espacial governamental. Na sede da CLC tive a oportunidade de ver mais uma vez o prototipo da plataforma inercial 'PINA F', uma plataforma já 'qualificada em solo' e que em breve será 'qualificada em voo' através de uma missão da área de defesa, mais que poderia perfeitamente ser usada por um veículo lançador de satélites (para tanto poderia ser perfeitamente qualificada em voo como carga útil de uma missão do foguete VS-50, tendo assim a oportunidade de provar a sua eficiência em 'voo', pois em 'solo' já comprovou), sendo, revoltante, inadmissível e incompreensível a resistência da AEB em aceitá-la para este fim. Sinceramente amigos leitores, temo que a CLC Consultoria abandone definitivamente o interesse de atuar no setor espacial, e isto não está longe de acontecer, se é que já não aconteceu.
 
A Plataforma Inercial 'PINA F'.

Comentários