Empresa Sul-Coreana Quer Lançar Foguete no Centro Espacial de Alcântara em 2022

Olá leitor! Olá leitora!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (17/02) no site do ‘Jornal O VALE’ de São José dos Campos-SP, destacando que a empresa Sul-coreana Innospace planeja lançar um foguete híbrido do Centro Espacial de Alcântara em 2022. 
 
Na verdade caros amigos leitores essa notícia está rolando na mídia brasileira desde o dia 08 de outubro do ano passado quando o risonho Ministro Marcos Pontes postou a mesma em sua página oficial no ‘Facebook’ (veja abaixo) e em minha opinião algo não cheira bem nessa história. 
 

Como todos sabem, eu fiquei afastado do BS por um bom tempo e apesar de vez ou outra continuar enviando noticias para o Prof. Rui Botelho, fazia isso apenas no meu tempo livre e não estava exatamente ligado ao que acontecia neste setor, por isso não fiquei sabendo desta notícia quando de sua publicação inicial pelo ministro. Inclusive no dia 13 de janeiro deste ano, durante a live em que eu e o Prof. Rui Botelho transmitimos o lançamento do picosatélite PION BR-1 (se ainda não viu, veja aqui), cheguei até afirmar para um dos nossos leitores que acompanhavam a transmissão, que a notícia não passava de pura fantasia, mas agora reconheço que estava realmente enganado. 
 
Porém apesar do meu erro, isto não significa exatamente que a ‘Innospace’ conseguirá lançar um foguete de Alcântara como divulgado pela matéria do Jornal O VALE, ou seja, entre os meses de agosto e setembro deste ano. Afinal caros amigos leitores como a própria matéria deixa bem claro, a empresa irá usar a sua própria infraestrutura física de lançamento nesta iniciativa, infraestrutura esta que 'caso não seja móvel', terá ainda de ser construída em Alcântara, o que demandaria um tempo para ser concluída. 
 
No entanto, é possível que o risonho Ministro Marcos Pontes não tenha sido, digamos, tão preciso naquela sua primeira divulgação em 2021, e que as tratativas com os sul-coreanos já estivessem em curso bem antes de sua divulgação. Neste caso amigos leitores, a construção da infraestrutura poderia já estar em curso, afinal um bom indício disto é que a tal empresa sul-coreana já está locada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (veja abaixo), e inclusive o seu diretor de negócios é um ex-major da reserva FAB, ou seja, o 'Sr. Élcio Jeronimo de Oliveira'. Hummmmmm.... 
 

Desculpe pela minha desconfiança amigos leitores, mas gato escaldado mostra os dentes, e depois de conviver tanto tempo com essa gente, aprendi que é bom ficar com os olhos bem abertos, e ainda mais depois que este major esteve presente na recente cerimônia do tal edital do Foguete de Treinamento. Afinal leitor, o tal edital deveria está direcionado exclusivamente para empresas brasileiras (startups) e o fato da Innospace já está instalada no país, e de ter obtido até 2026 a licença para operar atividades espaciais de lançamento em território brasileiro, não a transforma em uma empresa brasileira. 
 
Diante disto amigos leitores e principalmente jovens empresários brasileiros envolvidos nesta história, não se surpreendam se o resultado deste edital estiver já pré-definido. Fiquem atentos! O futuro dirá. 
 
ESPAÇO 
 
Empresa Sul-Coreana Quer Lançar Foguete no Centro Espacial de Alcântara em 2022 
 
Representantes da Innospace no Brasil apresentaram ao Ministério da Ciência e Tecnologia os planos para lançar um foguete
 
Por Jornal O VALE
Da redação
17/02/2022 às 17:18.
Atualizado em 17/02/2022 às 17:18
 
(Valter Campanato/Agência Brasil)
Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
 
Uma empresa sul-coreana enviou representantes ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para apresentar ao ministro, o astronauta Marcos Pontes, a produção de um foguete com capacidade de enviar dispositivos ao espaço.
 
As tratativas da empresa Innospace com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) da Força Aérea Brasileira e com a AEB (Agência Espacial Brasileira) estão avançadas, segundo Pontes.
 
A ideia é utilizar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão e compartilhar o veículo com projetos que fazem parte do Programa Espacial Brasileiro.
 
Para o lançamento do veículo de propulsão híbrida, no Brasil, a empresa sul-coreana deverá trazer todos os componentes do foguete, treinar os envolvidos como programa e construir a estrutura de lançamentos na região.
 
“A previsão é que o foguete seja lançado entre agosto e setembro de 2022”, afirmou o diretor de negócios da Innospace do Brasil, Élcio Jeronimo de Oliveira.
 
No Brasil, a Innospace tem sede no Parque Tecnológico São José dos Campos. A previsão é que o foguete seja construído em parte na cidade, a capital aeroespacial do país.
 
Pontes afirmou que o Ministério está disposto a ajudar no que for preciso e é de interesse do governo brasileiro que mais empreendimentos como esse sejam implementados no Centro Espacial de Alcântara.
 
“Nosso interesse é ter lançamentos o quanto antes lá no centro, não só no sentido de desenvolvimento do sistema em si, mas também para mostrar que o centro está funcionando”, disse.
 
Durante a passagem de Pontes pelo Vale do Paraíba, nesta semana, o ministro falou sobre o lançamento na base de Alcântara.
 
“Desenvolver foguetes é criar tecnologia e colocar em operação. O centro espacial de Alcântara ficou 36 anos esperando e ajustando, e decidimos fazer andar. Fizemos a titulação da terra dos quilombolas e eles têm sido muito bem tratados”, afirmou o ministro.
 
“Temos comitê que prepara plano de desenvolvimento integrado de Alcântara. Não é papo furado. É para funcionar. Temos o primeiro edital para empresas internacionais e temos cinco empresas participando.”
 
E completou: “Nesse ano deveremos ter o primeiro lançamento internacional de lá, um foguete decolando, um veículo da Coreia do Sul. Precisamos desses foguetes de treinamento e vai decolar”. 
 
INNOSPACE 
 
A empresa sul-coreana recebeu da AEB, por meio de portaria em maio de 2020, licença para operar atividades espaciais de lançamento em território brasileiro até o ano de 2026. A empresa de engenharia espacial com origem na Coreia do Sul é pioneira na construção de foguetes de propulsão híbrida, que são menos poluentes que os demais foguetes desenvolvidos do mundo. 
 
ALCÂNTARA 
 
A base no Maranhão foi palco do maior acidente do Programa Espacial Brasileiro. A fatalidade aconteceu em 22 de agosto de 2003, três dias antes do terceiro lançamento do foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), que colocaria em órbita dois satélites brasileiros.
 
Na ocasião, 21 engenheiros e técnicos civis do então CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), de São José dos Campos, estavam em São Luís, no Maranhão, para a terceira fase de testes de pré-lançamento do VLS-1 do Programa Espacial Brasileiro. Todos eles morreram vítimas da explosão.

Comentários

Postar um comentário