China Quer Concluir Estação Espacial e Quebrar Seus Recordes em 2022

Olá leitor! Olá leitora!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (17/02) no site “Canaltech”, destacando que a China planeja concluir sua Estação Espacial em 2022 e quebrar seus recordes. 
 
E eu fiquei aqui pensando comigo, se esta atual fase do risonho Ministro Marcos Pontes é motivada mesmo para mudar a cara do Programa Espacial governamental, e isto há poucos dias de sua saída do ministério, rsrsrsrsrs, porque então não usar o exemplo dado pelo mesmo quando do acordo assinado no âmbito do ‘Programa Artemis’ da NASA, e aproveitar as boas relações de décadas neste setor e tentar assinar um acordo semelhante como os chineses no âmbito deste projeto de estação espacial, para que assim empresas, universidades e o próprio governo tenham acesso aos laboratórios desta estação??? Será por questão ideológica burra? Falta de visão? Incompetência ou outra coisa? 
 
Não sei, mas o que é certo é que o Brasil precisa de acordos como esse, seja com americanos, chineses, russos, com todos eles ou com quem quer que seja, até mesmo marcianos se for o caso, para que assim a nossa Ciência e Tecnologia possa avançar a passos largos e se tornar competitiva se valendo dos benefícios deste ambiente de microgravidade. Afinal o tal Programa Microgravidade da AEB se tornou uma grande piada, e mesmo que hoje tivesse uma frequência razoável de voos suborbitais, o que não tem e dificilmente terá com essa gente a frente, não atenderia o que o país precisa. 
 
Vale lembrar, para aqueles que ainda não sabem, que a startup espacial brasileira ‘AIRVANTIS’, uma das membras fundadoras da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), justamente pensando nesta possibilidade (graças a grande visão do seu jovem CEO, o Eng. Lucas Fonseca), saiu na frente desta Agência de Brinquedo, quando em fevereiro de 2019 assinou com a Agência Espacial Japonesa (JAXA) um acordo que tornou a empresa representante exclusiva de negócios em toda América Latina para o Módulo Japonês KIBO, um modulo laboratorial acoplando na Estação Espacial Internacional (EEI). É mole? 
 
O Eng. Lucas Fonseca na JAXA fazendo história - fevereiro de 2019

 
Pois então, essa Iniciativa da 'AIRVANTIS' acabou resultando no Projeto CIMED-X, um projeto de longo prazo do laboratório brasileiro 'CIMED' que envolve investimentos da ordem de R$ 300 milhões em P&D e que visa nesta primeira fase enviar para este módulo KIBO da EEI, até dezembro deste ano, um experimento que consiste em cristalizar proteínas no espaço, buscando assim obter cristais de proteína de melhor qualidade. 
 
E para finalizar, o próprio ministro que anos atrás foi a mídia defender a necessidade do Brasil adquirir um avião de voos balísticos (aqueles que criam por poucos segundos a sensação de microgravidade e que são usados pela NASA) para preparação de possíveis astronautas no país, parece ter esquecido de suas bandeiras, afinal caro leitor, programa espacial não é brincadeira, precisa de gente séria, comprometida, dinâmica e principalmente competente. 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
China quer Concluir Estação Espacial e Quebrar Seus Recordes em 2022 
 
Editado por Patrícia Gnipper 
17 de Fevereiro de 2022 às 15h20
Fonte: CGTN; Via: Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 

Quebrar os próprios recordes de lançamentos e finalizar a estação espacial Tiangong-3 são alguns dos planos espaciais da China para 2022. A China National Space Administration (CNSA), a agência espacial do país, já está se preparando para meses agitados à frente, já que a China deverá lançar satélites, os módulos Wentian e Mengtian com foguetes Long March 5B e missões Shenzhou, que vão levar taikonautas com destino à estação.
 
No ano passado, a China deu início à construção de sua nova estação espacial com o lançamento do módulo central Tianhe. Agora, o país vem preparando foguete Long March 5B para o lançamento dos módulos restantes, que vão incorporar à estação as instalações necessárias para a realização de experimentos científicos. Juntos, os dois módulos somam massa de mais de 20 mil kg.
 
(Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons/Saggittarius A)
Estrutura da estação Tiangong-3.

A montagem e testes de um foguete Long March 5B já foram finalizados, e o veículo lançador deverá levar o módulo Wentian à estação perto da metade do ano. Já o módulo Mengtian será lançado por um foguete Long March 5B Y4, cuja montagem está em andamento. A China espera lançá-lo durante o segundo semestre de 2022.
 
Bai Linhou, vice-projetista chefe do sistema da estação na China Academy of Space Technology (CAST), explica que os engenheiros envolvidos no processo vão acompanhar a acoplagem dos módulos, concluindo a forma da estação. “Quando isso estiver completo, vamos testar a estação completa e garantir que entre na etapa de operação total”, disse ele, em entrevista. De acordo com Linhou, a Tiangong-3 deverá começar a operar no fim do ano. 
 
Mais Planos da China Para 2022 
 
Já Chen Xiaofei, vice-projetista chefe do foguete Long March 8, contou que um lançamento de foguete nas próximas semanas deverá levar ao espaço, de uma só vez, 22 satélites — um recorde para o país. Além disso, em abril, os taikonautas da missão Shenzhou-13, a bordo da estação, vão alcançar a marca de seis meses a bordo, representando o período mais longo que astronautas chineses já passaram no espaço.
 
(Imagem: Reprodução/VCG)
Taikonautas da missão Shenzhou-13 a bordo da estação.

Shao Limin, vice-gerente chefe de sistemas de espaçonaves tripuladas na CAST, trouxe algumas estimativas para lançamentos tripulados neste ano. “Mais tarde, de acordo com nosso plano, as naves Shenzhou-14 e Shenzhou-15 serão acopladas com a estação espacial ao mesmo tempo”, disse. “As duas tripulações estarão na estação por um breve período”. Se tudo correr bem, as missões tripuladas vão representar seis missões lançadas à estação neste ano.
 
Entretanto, os planos do país vão além, já que a China espera lançar 140 naves ao longo de mais de 50 missões em 2022. Por fim, quando chegarem ao fim de sua missão, os astronautas da missão Shenzhou-13 devem realizar um retorno rápido para a Terra, ou seja, devem pousar em nosso planeta poucas horas após deixar a estação ao invés de passar mais de 24 horas a bordo da cápsula de retorno. A Shenzhou-13 foi lançada em outubro de 2021.

Comentários