Apaixonado Por Astrofísica, Menino de 7 Anos Autista Sonha em Ser Astronauta e 'Dá Aula' Por Um Dia no Acre

Olá leitores! Olá leitoras! 
 
Por Duda Falcão 
 
Segue abaixo uma matéria postada dia (16/02) da site ‘G1’ destacando que um menino autista de 7 anos sonha um dia em ser astronauta e 'dá aula' por um dia no Acre. 
 
Pois é, alguns de nossos leitores podem neste momento estar se perguntando: O que está acontecendo, porque tantas noticias de jovens brasileiros (alguns bem jovens como este menino acriano) se destacando nesta área da Astronomia? 
 
Pois então amigos, na verdade a criação da internet veio facilitar a chegada de dados e informações cada vez mais rápido a todas as camadas da Sociedade Brasileira, e como nossos jovens não são nem menos e nem mais inteligentes ou curiosos do que jovens de outros países, já era esperado que este fenômeno viesse ocorrer, como também ocorre em países de outras partes do mundo. 
 
Oportunidade é o segredo, e a geração de jovens de hoje, diferente da minha, estão tendo acesso com cada vez mais facilidade e rapidez a dados e informações sobre todas as áreas que compõem uma sociedade, e na Astronomia não é diferente, fora o fato de a mesma possibilitar um mundo fascinante de descobertas espetaculares para essa inovadora galerinha. 
 
Porém notem que esse garoto Guilherme de Farias cita o desejo que ele tem de conhecer o Centro Espacial John F. Kennedy, que fica em Cabo Canaveral na Flórida (EUA), bem como também o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Nada contra, se estivesse no lugar dele também teria esse desejo, mas fico me perguntando: Será que o jovem Guilherme sabe que o Brasil tem um Programa Espacial, bem como centros de lançamentos de foguetes (CLA, CLBI) e uma Comunidade Astronômica reconhecida internacionalmente e servida por vários bons observatórios astronômicos? 
 
Pois é Ministro Marcos Pontes, porque não convidar os pequenos Guilherme (AC) e Miro Latansio Tsai (SP), bem como as jovens Helena Carrara (SP), Laysa Peixoto Sena Lage (MG), Laura dos Santos Dias (SP), Micaele Vitória Cavalcante Gomes (SP), Nicole Oliveira, Nicolinha (AL), Rosa Maria (SC), e premia-los com essas visitas, tanto no Brasil como nos EUA? Essa galerinha fez por merecer e nada mais justo que agracia-los com este prêmio. 
 
ACRE 
 
Apaixonado Por Astrofísica, Menino de 7 Anos Autista Sonha em Ser Astronauta e 'Dá Aula' Por Um Dia no Acre 
 
Guilherme de Farias sabe coisas específicas sobre o sistema solar e buracos negros. Mãe diz que desde os primeiros meses de vida, ele era obcecado por objetos em forma de esferas. 
 
Por Tácita Muniz 
G1 AC — Rio Branco 
16/02/2022 - 09h47 
Atualizado há 2 dias 
 
Foto: Arquivo pessoal. 
Guilherme é apaixonado por astrofísica e sistema solar.

Aos 7 anos, o pequeno Guilherme Moura de Farias deixa os super-heróis de lado para mergulhar com tudo na astrofísica. Apaixonado pelo sistema solar e tudo que envolve planetas, ele tem conhecimentos de deixar qualquer adulto de queixo caído. 
 
Por exemplo, em um vídeo ele fala sobre a teoria de uma explosão no sol, que vai causar impactos ao sistema solar. Estudos apontam que quando acabar o hidrogênio no núcleo do Sol, a força da gravidade vai tentar esmagar o núcleo. Sua temperatura aumentará muito e, para se reequilibrar, o Sol vai se expandir bastante e virar uma gigante vermelha, podendo chegar ao ponto de engolir a Terra e até Marte. 
 
Se são coisas complicadas para um adulto assimilar, imagina para uma criança tão nova. Mas, Guilherme é simplesmente encantado por tudo que envolve espaço e tempo. Prova disso é que ele troca qualquer desenho por documentários sobre o tema, inclusive, independente da língua. 
 
 Menino de 7 anos é apaixonado por astrofísica e sonha em ser astronauta. 
 
A mãe dele, Renata Moura, conta que a paixão do pequeno por esse assunto vem desde os primeiros meses de vida. 
 
“Notei que todas as coisas que tinham dentro da casa que eram formas (esfera, triângulo, retângulo) ele enfileirava e ficava só com a esfera. Tudo que era em forma de esfera ele pegava. E a gente começou a estimular e perguntar se ele queria ver vídeos sobre planetas. Com um ano e meio, ele pedia os vídeos em inglês, não queria mais em português”, conta. 
 
Foto: Arquivo pessoal. 
Guilherme tem 7 anos e é diagnosticado com autismo desde 3 anos.

Como o menino ficava com a avó, Renata conta que a mãe sempre ligava para saber o que significava “Black Holes”, por exemplo. Mesmo novinho, o menino sabia a teoria do buraco negro. A mãe grava alguns vídeos e publica nas redes sociais dela ou do menino. 
 
“Ele assiste vídeo em todas as línguas e antes eu achava que não entendia, mas hoje em dia ele tem um repertório muito grande sobre planetas, até penso em colocar ele nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, porque ele simplesmente é fascinado no assunto”, diz. 
 
Diferente da maioria dos meninos de sua idade, Guilherme não se anima com a ideia de ir à Disney, mas fica encantado com a possibilidade de conhecer o Centro Espacial John F. Kennedy, que fica na Flórida, ou até o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). 
 
Foto: Arquivo pessoal. 
Menino montou maquete para fazer apresentação na escola.

“Penso em levar ele nesses locais, porque ele é muito obcecado por esse assunto. Ele diz que o homem pode chegar em Marte, Júpiter e, antes eu achava que era sonho, comecei a ver que ele tem um pouco de razão. Quanto mais ele assiste, mais ele vai se aprofundando, sabe coisas específicas do sol”, diz a mãe. 
 
Quando questionado porque é tão apaixonado pelo sistema solar, ele responde enfático: “Porque quando eu crescer, quero ser astronauta”. Outra característica do pequeno é que ele fala inglês fluentemente e, segundo a mãe, quando ele embarca no inglês é difícil trazê-lo novamente para o português. 
 
Foto: Arquivo pessoal. 
Guilherme deu aula para os colegas sobre o sistema solar.

O conhecimento do pequeno é tão grande que ele foi convidado pela escola a dar aula aos colegas sobre o assunto. O desafio foi que ele não se aprofundasse tanto no tema para que os colegas possam entender. A segunda aula ministrada pelo pequeno foi na terça-feira (15), quando ele pôde dividir com os colegas um pouco de tudo que ama falar. 
 
Então, ele passou uma semana se preparando para assumir a sala de aula de forma temporária. Criou maquete, fez vídeo e compartilhou o conhecimento com os colegas. 
 
“A gente tenta que ele não mergulhe muito no assunto, porque ele sabe coisas bem específicas, mas ele está bem animado”, diz. 
 
Foto: Arquivo pessoal. 
Desde muito novo, Guilherme demonstrou paixão pelo sistema solar.

Comentários