Empresa Argentina Busca Aliança Com a SpaceX Visando Trabalhar na Criação de Naves Espaciais Revolucionárias

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma curiosíssima notícia postada dia (22/02) no site ‘tempo.com’ destacando que a empresa argentina chamada ‘Spacedream - https://www.spacedream.com.ar vem trabalhando para buscar uma aliança com a SpaceX do alucinado Elon Musk, para assim conjuntamente desenvolverem Naves Espaciais Revolucionárias.
 
Pois é amigos leitores e leitoras, os nossos hermanos argentinos dão mais uma vez com essa iniciativa a demonstração de que realmente estão com uma visão de futura no espaço bem além das nossas aqui no Brasil, mesmo que estejam ainda, como o seu mentor motivador, navegando pelo universo Flash Gordon. 
 
No entanto, não podemos nos esquecer de que a história humana registra que foram justamente os sonhadores e suas invenções que construíram a humanidade, fazendo o que a grande maioria acreditava ser impossível, e assim bem ou mal, chegamos a esta sociedade tecnológica em que vivemos. 
 
O Elon Musk evidentemente já tem a sua contribuição registrada nos anais da história e certamente realizará outros tantos feitos que gerações futuras enaltecerão, pois seus feitos e principalmente a sua boca marqueteira contribuirá para assim formar tantos outros alucinados como ele, como aliás já acontece neste exemplo argentino. 
 
Início – Notícias – Atualidade 
 
Spacedream Trabalha na Criação de Naves Espaciais Revolucionárias 
 
Conversamos com a empresa argentina formada por profissionais que se uniram com um objetivo comum: desenvolver as estações e naves espaciais do futuro, em busca de uma aliança estratégica com a SpaceX. 
 
Por Christian Garavaglia
Meteored Argentina
22/02/2022
Fonte: Site tempo.com - https://www.tempo.com 
 
Existem 3 projetos de naves espaciais em desenvolvimento.

Em pleno auge mundial da indústria e turismo espacial, tendo a empresa SpaceX como principal referência nos grandes e recentes acontecimentos históricos, a empresa argentina Spacedream se posicionar e crescer no mercado internacional, trabalhando no desenvolvimento de naves espaciais modulares construídas inteiramente com braços robóticos de impressão 3D, utilizando materiais leves e de baixo custo.
 
Falamos exclusivamente com eles, que também nos contam como seria a estratégia de aliança para formar junto com a SpaceX. 
 
Como nasceu a ideia de construir os cruzeiros espaciais do futuro? 
 
A ideia original sempre foi oferecer soluções tanto para Elon Musk quanto para sua empresa SpaceX, bem como para a indústria aeroespacial e a crescente indústria de turismo espacial. Daniel Comerci, fundador da Spacedream, desenvolveu o conceito original de cruzeiro espacial com gravidade própria em 2020, em plena quarentena, juntamente com o modelo de negócios que acabaria por moldar a Spacedream. 
 
Quantas naves estão em desenvolvimento e quais são suas principais características? 
 
Atualmente temos 3 projetos em desenvolvimento. A SD-01 tem como principal característica a comprovação do conceito de gravidade artificial, implantação no espaço, sua estrutura e escudos. Possui 72 módulos de 1,60 m x 4,50 m e 2,60 m de altura. A SD-MAX é baseada no mesmo conceito da SD-01, com a única diferença sendo o tamanho de cada módulo, maximizando sua área interna para transportar mais passageiros ou cargas. Por último, a SD-PLUS, que aumenta o número total de módulos. Isso é especialmente útil para a exploração da nave em forma de cruzeiro ou hotel espacial. 
 

https://twitter.com/space_dream_21/status/1402679250000482315?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1402679250000482315%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.tempo.com%2Fnoticias%2Factualidade%2Fspacedream-trabalha-na-criacao-de-naves-espaciais-revolucionarias-spacex.h 
Como a gravidade artificial é gerada e naves? 
 
As naves da Spacedream geram sua própria gravidade sem a necessidade de dispositivos de ficção científica ou tecnologia avançada. Eles usam o conceito simples de força centrífuga. Com base em nossos cálculos, a SD-01 será capaz de criar uma gravidade semelhante à da Terra, especificamente 0,8G de aceleração, 80% da gravidade da Terra, facilitando a vida cotidiana no espaço sideral. 
 
Como é a aliança estratégica que buscam formar com a SpaceX? 
 
Este projeto é baseado em uma estreita colaboração entre a Spacedream e a empresa líder na indústria de foguetes espaciais e aviônicos, a SpaceX. As naves Spacedream são projetadas para usar os reforços pesados e sistemas aviônicos provenientes da SpaceX, bem como o uso de cápsulas Dragon.
 
A decisão de projetar os sistemas da Spacedream em torno da tecnologia SpaceX é uma decisão baseada na visão compartilhada de ambas as empresas de levar a humanidade a um estado interplanetário e, além das razões filosóficas, as razões tecnológicas de realizar o projeto com a SpaceX não são menos importantes.
 
As naves Spacedream geram sua própria gravidade sem a necessidade de tecnologia avançada.

Que vantagens oferecem em relação à concorrência global, em uma indústria que está em expansão? 
 
Um dos aspectos mais competitivos que representa a Spacedream é o de fomentar uma nova indústria com uma gama de valores realistas e não muito extravagantes. Graças às suas novas técnicas de construção em combinação com o uso de materiais reutilizáveis de baixo custo, a Spacedream pretende criar uma linha de montagem por uma fração do dinheiro que se utiliza em média para a criação de um cruzeiro marítimo de 5 estrelas. 
 
Quais são os próximos objetivos da empresa no curto prazo? 
 
Estamos na atual expansão de nossos escritórios, onde construiremos o laboratório de desenvolvimento e as primeiras impressoras capazes de imprimir o protótipo em escala 1 para 15. Assim, a curto prazo, queremos finalizar nossa nova “casa” e concluir tanto os novos sistemas de impressão como conseguir o primeiro protótipo oficial. 
 


Por último, quão perto acham que a humanidade está de realizar voos turísticos para o espaço, de maneira mais acessível e frequente?
 
Considerando que neste 2022 a SpaceX, juntamente com a Polaris, realizará as primeiras caminhadas espaciais para turistas, estamos convencidos de que em uma janela de 10 anos a humanidade realizará constantemente voos acessíveis e seguros ao espaço.

Comentários