Inscrições para Olimpíada de Astronomia e Astronáutica Estão Abertas

Olá leitores! Olá leitoras!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que já estão abertas as inscrições para as Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).
 
Assim sendo, se você e professor do ensino fundamental e médio de qualquer parte do Brasil, não deixe de se inscrever neste grande evento educacional, permitindo com isso que seus alunos venham participar de uma experiência engrandecedora e inesquecível.
 
O evento que é organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é coordenada pelo grande ‘Prof. João Batista Canalle’ da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ), e tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Portanto participem.
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
Inscrições para Olimpíada de Astronomia e Astronáutica Estão Abertas 
 
Por Flávia Correa
08/02/2022 - 17h50
Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Escolas do ensino público e particular de todo o Brasil podem se inscrever para a 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
De acordo com a Agência Brasil, a competição é aberta a alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional e no exterior. As instituições de ensino podem se cadastrar no site da OBA até o dia 1º de maio.
 
Imagem: Ljupco Smokovski – Shutterstock
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

Pelas normas, somente as escolas podem inscrever seus alunos, no entanto, caso a instituição onde o aluno estuda não esteja cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola de sua região para fazer sua inscrição.
 
Neste ano, a OBA volta a ser realizada somente na forma presencial e em fase única, cuja prova está marcada para o dia 20 de maio.
 
Ao longo de 25 anos de história, a OBA já superou a marca de 11 milhões de participantes. A cada ano, são distribuídas cerca de 50 mil medalhas. O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP). 
 
Como Funciona a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
 
A olimpíada é dividida em quatro níveis: os três primeiros destinados a alunos do ensino fundamental, e o quarto para os estudantes do ensino médio. Eles fazem uma prova composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. Conforme a pontuação obtida por cada nível, são distribuídas medalhas.
 
Aqueles que melhor se classificarem na OBA participarão de um processo seletivo para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2023.
 
Alunos e professores podem se preparar para a prova usando o aplicativo “Simulado OBA”, disponível para smartphones, tablets e computadores.

Os participantes concorrem ainda a vagas para a Jornada Espacial, um ciclo de palestras feitas por especialistas que acontece em São José dos Campos (SP), com material de apoio incluso.
 
João Batista Canalle, coordenador do evento, afirma que o objetivo do torneio é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. “Além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”, destacou.
 
Os alunos e os professores podem se preparar para a prova usando o aplicativo “Simulado OBA”, disponível para smartphones, tablets e computadores, e pelo site da olimpíada, que apresenta vídeos explicativos, além de fornecer provas e gabaritos das edições anteriores. Também é possível conferir conteúdos no canal da olimpíada no You Tube.

Comentários